quarta-feira, 19 de março de 2008

CARTA DO PAI DE NARCISINHO

Narciso Mendes de Assis

Meu caro e venenoso jornalista Altino Machado

Só o fato de ser um dos assíduos leitores do seu blog (venenos à parte), é porque o considero um profissional bem informado. Às vezes, infelizmente, em detrimento de sua vasta bagagem de conhecimentos, você exagera a dosagem do seu veneno. Senão vejamos:

O espírito da lei 8666/93, a chamada lei das licitações, bem como de todas as outras leis que versam sobre a matéria, fundamenta-se, em primeiríssimo lugar, no sentido de evitar a interferência político-partidário nos negócios que se realizam entre Estado e seus cidadãos: quer sejam pessoas físicas ou jurídicas.

A despeito da franca e leal oposição que fiz ao governador Jorge Viana, jamais me senti privado de participar das licitações realizadas no seu período de governo por temer retaliações de natureza política. À propósito, nunca o critiquei por tal comportamento.

Se hoje o meu filho Narciso Mendes de Assis Junior, engenheiro de mão cheia, acreano nascido no Hospital Santa Juliana e registrado no Cartório do 15, decidiu ser empresário, e não por acaso, na área para a qual se preparou, se especializou e se graduou, salvo melhor juízo, ele agiu como deve agir todas as pessoas que verdadeiramente amam e querem dar sua cota de contribuição para o desenvolvimento do Acre. A este respeito devo esclarecer-lhe: ao concluir seus estudos e retornar ao Acre, ao invés de ir atrás de um emprego público, Narcisinho, como carinhosa e afetivamente lhe chamo, se dispôs a fazer justamente o que o Acre mais precisa: gerar empregos.

Os contratos que sua construtora está executando para o poder público tiveram origem em licitações. E o mais importante: não existem superfaturamentos nem as perversas intenções de executá-las fora das especificações.

De uma coisa tenha a mais absoluta e cristalina certeza: Narcisinho herdou quase todas as minhas virtudes e muito pouco dos meus defeitos. É isto que costumo ouvir das pessoas que tiveram a oportunidade de, em conhecendo-nos, melhor nos avaliar. Isto não é uma revelação de um pai coruja, e sim, o depoimento de um pai sensato.

Atender ao chamamento de um edital e sagrar-se vencedor de uma licitação, após o concorrente haver cumprido todas as suas exigências tanto é legal quanto moralmente correto. Havendo conotação político-partidária e possíveis apadrinhamentos, aí sim, seria ilegal e imoral.

Narciso Mendes de Assis é empreiteiro e dono do jornal e da TV Rio Branco. É necessário esclarecer: sem os supostos venenos contra estrelas como Jorge Viana, Tião Viana, Narciso Mendes e tantos outros, este blog seria tão enfadonho quanto a imprensa bajuladora do Acre. Reconheço mais uma vez três virtudes do empresário: é o melhor redator do jornal dele, não guarda rancor contra os desafetos e está sempre aberto ao debate. A cena política fica menos divertida com Narciso Mendes cooptado pela Frente Popular do Acre. O petista Francisco Afonso "Carioca" Nepomuceno costumava dizer que Narciso Mendes era o adversário perfeito. E explicava o motivo: "Tudo o que a gente joga nele, prega". Tudo mudou mesmo e vou acatar a sugestão que ouví anteontem de Aníbal Diniz, assessor do governador Binho Marques: "Deixa o Narciso trabalhar em paz, Altino". Bem, como este blog não é mesmo tão sério quanto aparenta, aproveitei o telefonema do empresário para convidá-lo a escrever aqui semanalmente. Ele aceitou e espero que seja pra valer. É certo que o companheiro terá mais leitores neste blog do que no jornal O Rio Branco.

6 comentários:

Válber Lima disse...

Rapaz, Altino, (venenos a parte) esse cara aí não escreve bem não, vc tá enganado, ele é apenas uma exemplo 'absoluto e cristalino' da escola dos sofistas da Grécia antiga. Dá de mão cheia na retórica. E ele não é só pai do narcisinho, não. Ele é pai de muita gente no Acre que tem essa mesma forma de pensar, agir e escrever. Viva a hipocrisia inteligente.

Anônimo disse...

"À propósito, nunca o critiquei por tal comportamento". Altino vamos reativar a Iaco, cara. Como somos todos companheiros agora quem sabe a gente emplaca. Se pipocar alguma coisa pro nosso lado, como da última vez que tivemos que assumir uma culpa que pertencia a muitos, sozinhos, alguém vai ter que dizer: deixa o Gean e o Altino trabalharem em paz, Narciso. Isso me faz lembrar aquela campanha política "Deixa o Homem Trabalhar".

ALTINO MACHADO disse...

Comentário enviado pelo deputado Luiz Calixto (PDT):

"Li a carta do Narciso postada no blog do Altino e queria fazer um reparo que considero relevante.

Gosto muito do jeito do Narciso, da Dona Célia, do Narcisinho, da Patrícia, do Ronam. Gosto de todos. E respeito o posicionamento assumido pelo patriarca.

Mas não é verdadeiro que não tenha sido feitas críticas ao Jorge Viana, quanto à transparência nas licitações do Estado.

As críticas eram tantas, que o Sérgio Nakamura, foi alcunhado pelo Narciso como Sérgio Nakatudo, tal a voracidade do direcionamento das licitações.

A Construmil, foi outro alvo permanente do Narciso".

Saudades do Acre disse...

Caro Altino, não guardar mágoa dos desafetos, se não é a maior virtude, é uma das maiores. Quando alguém nos estende a mão num gesto sincero, não é válido ignorá-lo. Como humilde leitor do blog, entretanto, para que o mesmo não perca em qualidade, espero ler semanalmente, implícitas nos textos, apenas as virtudes. Que os defeitos fiquem n'O Rio Branco.

João Maurício da Rosa disse...

Concordância zero

"ele agiu como deve agir todas as pessoas que verdadeiramente amam e querem dar sua cota de contribuição para o desenvolvimento do Acre".

o correto é "ele agiu como devem agir..."

Unknown disse...

Eu já sabia que o narciso mendes de assis júnior(narcisinho) fraudava licitações,devido a facilidade e amizades com pessoas do governo,porque acham que o pai dele o narciso mendes mudou de lado,tudo interesse econômico.se a policia federal prendeu alguma coisa errada ele fez ou estou enganado ou será que a policia federal é uma policia que não sabe o que faz,muito pelo contrário, são profissionais de excelente qualidade,prenderam corretamente e esse narcisinho é um bandido mesmo como disse o pai dele o narciso mendes ele é mesmo um ladrão de mãos cheias, e lugar de bandido é no presidio,não sei porque sairam deve ser porque o governador soltou né.