quinta-feira, 6 de março de 2008

ADEUS, OCÉLIO MEDEIROS


O advogado, poeta, escritor e ex-deputado federal Océlio Medeiros faleceu na terça-feira, aos 95 anos, em Brasília.
O senador Tião Viana foi a única autoridade do Acre a prestar homenagem póstuma ao acreano de Xapuri, neto de um dos coronéis da Revolução Acreana de 1903.

- Ele foi contemporâneo de Jarbas Passarinho, Armando Nogueira e Jorge Kalume na Xapuri dos anos 20. O pai, Felipe Medeiros, exerceu a função de juiz de direito no tempo em que ser juiz chamava atenção, mais pela dignidade e sabedoria jurídica que pelo salário que recebia ou por exercer o poder de mandar cidadãos pobres para a cadeia - escreveu neste blog o jornalista Elson Martis, velho amigo do escritor.

A última vez que estive com Océlio Medeiros foi no dia 23 de março de 2006, quando visitou uma amiga dele, dona Peregrina Serra, viúva do mestre Irineu Serra, fundador da doutrina do Daime.

Durante a ditadura militar a Polícia Federal ameaçou proibir o uso ritual da ayahuasca. Océlio Medeiros se ofereceu e advogou pelos seguidores da doutrina sem a cobrança de honorários.

Com certeza nenhum outro acreano viveu tão intensamente quanto Océlio Medeiros.


Leia mais sobre Océlio Medeiros neste blog:

Revolução Acreana

O poeta do Hotel Madrid

Bacanal no Hotel Madrid

O crime e o criminalista

Irreverência histórica

3 comentários:

Matthew Meyer disse...

Altino,

Interessante que a PF nao apenas tentou reprimir o uso do Daime, mas quase que conseguiu. O que impediu esse acontecimento foi que o sr. Medeiros conseguiu colocar em duvida as analises quimicas da PF. Eles mandaram amostras da folha e do jagube para os laboratorios da Aeronatica e, salvo engano, dois outros no sul do pais. So que nao conseguiram identificar os alcaloides presentes na bebida, dizendo que continha atropina e scopolamina e outras coisas que nada tem a ver com o Daime. Tambem nao concordaram entre si sobre o conteudo da bebida. Vendo esses resultados, junto com a duvida se as plantas nas amostras fossem realmente as mesmas usadas nos centros daimistas, o juiz no caso mandou que nao tinha procedencia. Nem por isso, antes do julgamento, o jornal O Rio Branco deixou de publicar uma noticia, baseada nas descricoes da acao de scopolamina etc., dizendo que o Daime fazia mal. A Igreja Catolica, da mesma forma, publicou uma noticia no seu newsletter "Nos Irmaos" aclamando a acao da PF. Mas o fato mais interessante talvez seja que, a epoca, a liberacao nao foi baseada na tese de liberdade religiosa (na forma de 'fitolatria,' na palavra feliz de Medeiros) senao num ponto mais tecnico.

Cheers,

Mateus

ALTINO MACHADO disse...

Matthew Meyer,

vendo você tratar dessa questão, lançando aqui alguma luz sobre a história, bateu uma saudade de sua sincera amizade e a curiosidade de saber como andam os seus estudos. Para quem não sabe: Matthew é antropólogo norte-americano. Sempre me impressionou a fluência em falar e escrever em português. Acredito que a pesquisa dele sobre o Daime será um marco nos estudos sobre a doutrina de Raimundo Irineu Serra.

Antonio Alves disse...

Altino, veja como são as coisas. Na terça-feira, pouco antes do almoço, estive conversando com a Madrinha Peregrina e ela falou um bocado sobre o Océlio, lembrando do tempo em que ele fez a defesa do Daime comentada pelo Mateus. Acho que ele veio se despedir dela.