quinta-feira, 6 de março de 2008

CAMPINAS DO BAGAÇO

João Maurício Rosa


Campinas, a maior cidade do interior de São Paulo, com 1 milhão de habitantes, compartilha seu nome com a Campinas do Piauí (PI) e com a Campinas do Sul (RS). Agora, se depender do ânimo de uma comissão de moradores, poderá ganhar uma terceira cidade homônima: Campinas do Norte ou Campinas do Acre. Ou Campinas do Bagaço, em alusão ao nome do antigo seringal onde está sendo levantada, a 60 quilômetros de Rio Branco ou 80 quilômetros da cidade sede, Plácido de Castro, na fronteira com a Bolívia.

Por enquanto, é apenas Campinas, sem referências, a não ser muitas queixas contra Plácido de Castro, a cidade sede. Na manhã desta quinta-feira, em busca de apoio de deputados, a Comissão Pró Campinas Município tomou conta das escadarias da Secretaria de Fazenda, onde funciona provisoriamente a Assembléia Legislativa do Acre (Aleac).

Os moradores vieram na “Caravana da Emancipação de Campinas” e eram facilmente identificados pelos chapéus de couro, de algodão, de feltro ou bonés promocionais. Um deles, de chapéu preto (clique na foto), conhecido como Charqueiro, liderava a caravana. Trata-se do ex-fabricante de charque Gildomar Oliveira Gomes, suplente de vereador no município de Plácido de Castro pelo PMDB.

- Para Campinas virar município basta caducar a PEC 15 e aprovar a PEC 13 - explicou Charqueiro, simplório, como se as PECs fossem palavras cotidianas no vocalubário do campineiro do norte.

As ruas da Vila de Campinas têm nomes de índios. O pastor Airton Soares de Oliveira, da Igreja Família de Deus, mora na rua Caiapós, 339.

- Não é que lá tenha indígenas, mas um morador viu numa revista e gostou - explicou.

A vila tem cerca de oito mil moradores, um comércio ralo, 15 igrejas e cerca de 20 botecos, considerados o grande mal pelos pastores. Recentemente, um homem foi assassinado, mas o crime até hoje não foi elucidado. Por lá se tem como certo que a causa foi uma rodada de cachaça.

João Maurício Rosa é colaborador do blog e costuma frequentar os bares de Campinas do Bagaço. Clique aqui para ler o texto completo.

2 comentários:

tadeu cesario disse...

Bom dia! Meu nome é Tadeu Cesário da Rosa, sou irmão do jornalista João Maurício da Rosa. Estou escrevendo porque quero ter notícias de meu irmão, muitos anos não sei nada sobre êle. Nem ele tem notícias minhas ou do resto da família. Acredito que não sabe da morte de nosso irmão Paulo Cesário. Se puder entrar em contato comigo dando alguma informação eu fico grato. Meus emails : tadeucesario@ig.com.br , tadeucesario2@hotmail.com , tadeucesario@gmail.com. Tenho um blog, como o João também gosto de escrever ; http://tadeucesarioescreve.blog.terra.com.br

Nora Mendes disse...

vc está sendo muito cruel ao se dirigir a nós como campinenses do bagaço. não é só por que o prefeito de Plácido está deixando o nosso Distrito um bagaço que ele tem que receber esse nome e quanto a receber esse nome por que aqui pertencia ao seringal bagaço não tem nada a ver o que passou passou agora é Campinas e no futuro será Campinas do Norte o que nós Campinenses queremos. e quando Campinas for municipio ela será a cidade mais bonita do Acre pode ter certeza. nos já temos a vantagem de estar situado na BR 364o que já é um grande passo para o progresso.

vê se tira esse Campinas do Bagaço e coloca Campinas do Norte.
OK!