sábado, 2 de fevereiro de 2008

DESMATE COM ARMAMENTO PESADO

Fiscais do Ibama e agentes da Polícia Federal apreenderam hoje em Pauini, no Sul do Amazonas, quatro motosserras, 10 rolos de arame, 200 litros de gasolina e óleo, além de uma quantidade de víveres suficiente para alimentar durante um mês os homens que desmatavam 100 hectares de floresta.

- Prendemos quatro pessoas e conseguimos apreender, ainda, armamento pesado, como submetralhadora. Iam desmatar mais de mil hectares. Esta é uma região onde os criminosos não costumam sequer aproveitar a madeira. A floresta é derrubada e depois queimada para a formação da pastagem para a criação de gado - disse o superintendente regional do Ibama, Anselmo Forneck.

Em Boca do Acre (AM), também no Sul do Amazonas, a Operação Rastro Verde identificou uma área desmatada de 100 hectares. Os homens que participavam do desmatamento conseguiram fugir, mas deixaram armas pesadas no local.

Forneck explicou que o Sul do Amazonas é uma região formada essencialmente por terras públicas, invadidas intensamente por grileiros e personalidades do Acre, Amazonas e Rondônia, que usam a regiao para a lavagem de dinheiro ilícito.

- Eles sabem que estamos agindo e por isso se prepararam para o confronto com armamento pesado. Isso prova que o Ministro da Agricultura não conhece a Amazônia. Boi não come floresta, mas é necessário derrubá-la para alimentar com capim o rebanho que cresce na região - acrescentou o superintedente regional do Ibama.

Nenhum comentário: