quinta-feira, 31 de janeiro de 2008

MARINA SANGRA SOZINHA

Até agora nenhuma manifestação do PT ou de seus caciques no Acre -o governador Binho Marques, o ex-governador Jorge Viana e os senadores Tião Viana e Sibá Machado-, a respeito do cerco formado contra a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, por causa do desmatamento da Amazônia.

Até o governador Ivo Cassol, de Rondônia, personagem das páginas policiais, atira pedra em Marina chamando-a de despreparada. Enquanto isso, os petistas acreanos preferem ficar caladinhos, em concordância ou sem coragem de discordarem do ponto de vista bobo assumido por gente como o presidente Lula.


Binho, Jorge, Tião e Sibá com certeza sabem que não dá para apoiar a ministra sem desapoiar o presidente, que merece um protesto vibrante e viril destas matas. Aliás, a respeito da polêmica o jornalista Ricardo Noblat fez um ótimo comentário no blog dele:


"Acreditem: deixo de comentar muitas coisas que Lula diz ou faz para não pegar fama de quem implica com ele. Para não ser apontado como blogueiro de uma nota só. E para não cansar os leitores me repetindo.

Acharia mais agradável me dedicar a escrever sobre minha neta recém-nascida. E enquanto escrevi sobre Luana os elogios foram unânimes. A política divide. A família une ou pode unir.

Mas há ocasiões que não posso ignorar o que Lula disse ou fez. E em sua intervenção pública sobre o crescente aumento do desmatamento da Amazônia ele cometeu um monte de sandices.

Para censurar a ministra Marina Silva, do Meio Ambiente, que denunciou o desmatamento de 3.250 quilômetros quadrados de floresta somente no último trimestre de 2007, Lula disse:

- Você vai ao médico detectar que está com um tumorzinho aqui e, em vez de fazer biópsia e saber como vai tratar, você já sai dizendo que estava com câncer.

Se Lula quis comparar a devastação da Amazônia com um eventual câncer, Marina estava dispensada de providenciar qualquer biópsia para constatar que o câncer existe. E que se dissemina há décadas.

O ritmo da devastação da Amazônia havia diminuído. Voltou a crescer segundo levantamento do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais. O mesmo instituto a respeito do qual Lula disse o seguinte:

- (...) é o maior instituto de pesquisas da América Latina e de muita seriedade.

Por que Lula não se cala ou não muda de assunto antes de tentar desacreditar o que apurou o maior instituto de pesquisas da América Latina, considerado por ele muito sério?

Prossigamos. Lua admitiu que "o desmatamento da Amazônia é preocupante". E acrescentou: "É como se você tivesse uma coceira e achasse que é uma doença mais grave".

Se o desmatamento é preocupante não pode ser comparado a uma coceira que se cura com relativa facilidade. Se é uma coceira não é preocupante. Elementar, meu caro.

No auge do escândalo do mensalão, Lula repetiu que ninguém podia ser acusado de nada antes de ser julgado pela Justiça. Os 40 suspeitos de envolvimento com o mensalão foram promovidos à condição de acusados pelo Supremo Tribunal Federal.

Vale-se Lula do mesmo argumento para ser condescendente com quem desmata a Amazônia:

- Se a pessoa fez desmatamento ilegal, vamos ter que entrar na Justiça, dificultar-lhe financiamentos nos bancos públicos.

A ameaça de fechar a toneira dos financiamentos públicos é velha. Não se materializou até hoje.

Esperava-se dele uma palavra de indignação com os criminosos que agridem o meio ambiente. Mas para esses, identificáveis a olho nu, Lula reservou palavras de conforto:

- A gente não pode culpar soja, feijão, gado, sem-terra, não pode culpar ninguém antes de investigar o que aconteceu.

Esqueceu de citar os madereiros. Mas certamente eles também não podem ser acusados antes que se investigue.

Quem mais poderia ser culpado? Os índios? As Ongs? Para essas, de origem estrangeira, Lula reservou uma tirada que lembrou os generais-presidentes da época da ditadura quando reagiam às reclamações de entidades internacionais preocupados com o desrespeito aos direitos humanos no Brasil:

- Vão plantar árvores no países delas.

Marina se tornou um incômodo de bom tamanho para Lula. Muito maior do que o incômodo provocado por ministros que usam o cartão corporativo para pagar tapioca e gastar o dobro do que ganham. Se pudesse, Lula já teria se livrado dela.

Mas em sua fragilidade, Marina é mais forte do que desejaria Lula. E do que desejariam os plantadores de soja, os pecuaristas e os madereiros que estão pouco se lixando para a preservação do meio ambiente.

(Abaixo, um exemplo da "coceira" a que se referiu Lula. Data de antes da retomada da devastação em larga escala. O exemplo vem do Mato Grosso, Estado governado por Blairo Maggi, o maior plantador de soja do mundo, a quem Lula costuma chamar de "parceiro".)"

5 comentários:

Saudades do Acre disse...

EU ENTENDO O LULA

Devemos ser mais complacentes com o Presidente Lula e as razões intrínsecas que o levam a depreciar os dados fornecidos pelo INPE e posicionar-se de forma diametralmente oposta à Ministra Marina Silva. É um produto do inconsciente que certamente foge ao seu controle. Lula nasceu e viveu sua primeira infância no semi-árido de Pernambuco, migrando depois para São Paulo. Ele nunca conviveu de perto com a Floresta e, se a conheceu, foi na condição de turista, não tendo, portanto, o corpo e o espírito impregnados pela multiplicidade sensorial que ela oferece aos que com ela tiveram ou tem a oportunidade de interagir intimamente no seu cotidiano. Nunca sentiu o prazer de aplacar o calor do corpo, diuturnamente, nas águas tranqüilas e carinhosas dos piscosos rios perenes amazônicos margeados por florestas, pois conviveu apenas com turbulentos e inférteis córregos sazonais cercados de capoeiras, na infância, e verdadeiros esgotos a céu aberto cercados de desenvolvimento insustentável, na idade adulta. Só por isso já é fácil entender as palavras do Lula e da Marina. E pelo mesmo motivo é difícil entender o silêncio do Tião, do Jorge, do Binho e do Sibá. Mas a Marina não sangra sozinha, pois os que amam de verdade a Amazônia, e em particular o Acre, sangram com ela e não haverão, a exemplo dos outros, de se calar.

Saudades do Acre disse...

O silêncio é realmente algo muito estratégico. Calam-se tanto o sábio quanto o ignorante. O primeiro,
demonstrando sua condição. O segundo, ocultando a sua.

Samuel Bryan disse...

vi essa notícia no jornal da globo, junto com meu avô... assim que Lula falou a ja aternizada frase da coceira, meu avô soltou (de forma meio abalada):
- ele se colocou contra a ministra Marina.
e eu completei depois de ver o pronunciamento da ministra que naquele momento me pareceu levemente impotente...
- adoro as metáforas do nosso presidente.
admito, a noticía havia me deixado triste naquela noite

Unknown disse...

As palavras de Marina são compreensíveis não pelo fato dela ter nascido no Acre. A amplitude da questão, transcende, em muito, o sentimento de ser amazônide. Marina se engrandece enquanto líder política por ser capaz de entender uma das mais importantes questões do seu tempo. Já o presidente Lula, esquecido do seu papel como presidente, assume a posição de um aliado do Maggi e outros predadores. Deixa-se postar como uma liderança menor, conduzida por provincianas questões.

lindomarpadilha.blogspot disse...

Caro Altino,

"Estou convencido de que nunca na história deste país" tivemos um presidente tão escabelo, tão capacho, tão peão de fazendeiros do desenvolvimento insustentável.

Bom trabalho e, mesmo sem carnaval, vou prá Gameleira.

Lindomar Padilha