quarta-feira, 5 de dezembro de 2007

OS DOIS CHAVES


O deputado Edvaldo Magalhães (PC do B), presidente da Assembléia Legislativa do Acre, relata no blog dele a experiência como observador do recente referendo na Venezuela.

- A derrota de Chávez é comemorada pela direita bushista e cantada em verso e prosa por conservadores de todo tipo. Há que se verificar melhor aquele resultado. Fiquei a segunda-feira na Venezuela, perambulando por vários lugares e conversando com muitos acerca da vitória do Não. Cheguei a algumas conclusões, todas passíveis de erro - afirma.

Clique aqui para acessar o blog de Edvaldo Magalhães. A charge é do Dim.

9 comentários:

ALTINO MACHADO disse...

Comentário enviado pelo líder indígena Joaquim tashka Yawanawá:

VIVA A DEMOCRACIA!

VIVA O NÃO!

Caro deputado, esse papo de bushista fica pra quem queria a derrota da democracia na Venezuela. Esse é o discurso barato e populista do Chaves. É igual, ao espírito de patriotismo acreano que foi criado nestes últimos anos pelo governo da floresta?. Será que existe mesmo o espírito patriota dos acreanos pelo Acre? Ou é apenas um marketing político do governo?

Estive na Venezuela por duas vezes. Uma antes e outra depois de Hugo Chaves. Esse discurso patriota de Simon Bolivar (nuestro padre) é puro sentimento de quem agrada o povo com discurso por trás de planos macabros contra a liberdade e a democracia do povo Venezuelano.

A Venezuelas tem tantos problemas que deveria dar mais atenção para seus problemas internos a ficar se preocupando com as as questoes internacionais. Bem feito, primeiro foi o Rei de portugal que mandou o panacão do Chavez calar a boca e agora foi o povo.

ALTINO MACHADO disse...

Comentário do deputado estadual Moisés Diniz (PC do B), líder do governo do Acre na Assembléia:

"VOCÊS TÊM A DOÇURA DA RESISTÊNCIA, ELES FEDEM À MORTE!

Estimado txai Joaquim Tashka,

Admiro sua luta em defesa dos povos indígenas e o equilíbrio que utilizas entre o moderno e o tradicional. Falo isso de perto da tua luta, pois sabes o quanto acompanho a odisséia do povo yawanawá.

Mas, o meu respeito não pode virar covardia intelectual. Você não conseguiu ler com sentimento indígena o texto do Edvaldo. É um texto equilibrado, sensato.

Perceba que a sua crítica ao ‘chavismo’ não pode se misturar ao ódio da crítica de Bush e outros criminosos. Você defende a liberdade, esses gângsters da elite branca defendem e patrocinam a morte nos países pobres, árabes, africanos.

Já não aguentamos tanta morte de pobres, negros, indígenas, palestinos... Qualquer tentativa de vencer o neocolonialismo que mata deve ser olhada com atenção e não com ódio.

Precisamos que a Venezuela avance e melhore a sua política e não que seja derrotada, como quer a velha elite que matou milhões de nossos ancestrais nas aldeias indígenas da América...

Vida longa aos povos indígenas!

Um grande abraço,

Dep. Moisés Diniz"

Unknown disse...

Gostaria de começar corrigindo em vez de rei de Portugal, rei da Espanha que pediu pro Hugo Chavez se calar.
Caro Moisés, fico feliz em saber que realmente vocês criaram o blog e estão ligadão na internet. Posso ver isto pela rápida resposta ao comentário do blog.
Queria ter forças para prolongar nestas linhas, no entanto vou evitar a fadiga e o cansaço de quem está se recuperando de um assalto a mão armada na semana passada. Acho que é por isso que estou sensível quanto ao sentimento de injustiça. Sentimento esse que me move agora.
Quanto aos bushistas e aos chavistas, nada justifica as atrocidades cometida contra os povos indígenas ao redor do mundo.
Na verdade, tantos políticos capitalistas, tal como Bush e comunistas-socialistas como Hugo Chavez são todos iguais, afinal cada um procura seus próprios interesses. Eles não estão nem aí para os povos indígenas. Na história da América latina, os mais usados e massacrados por essa política, tem sido os povos indígenas.

A democracia tem sido o melhor pensamento de dar o poder de decisão ao povo. Viva sim a verdadeira democracia que é do povo.

In
Peace
Tashka Yawanawa

. disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
. disse...

Não sou fã de indio, mas gostei do que esse ai escreveu... sinceramente eu to com muito medo dessa "nova america bolivariana"... o Venezuela com o Ditador Chaves, o Bolivia o Cocalero, Indio e futuro Ditador Morales.... na Argentina a esposa do ex-presidente (democracia ou dinastia )... na Colombia as FARCS e os grandes indicios de ligações intimas e perigosas entre o presidente Uribi e o Cartel de Cali, liderado pelo traficante assassinado Pablo Escobar .... no Brasil o Lulla ja se intencionando ao terceiro mandato... no Chile a representação da esquerda mais reacionaria e perigosa... em Cuba um velho louco que comanda tudo

Unknown disse...

Dia 04/12/2007 deu na Folha que o Senador Tião Viana estava informando que os senadores que revelassem seus votos na sessão que iria definir o futuro político de Renan correriam o risco de responder a processos por quebra de decoro parlamentar. Segundo o presidente interino do Senado, Tião Viana (PT-AC), o regimento interno da Casa prevê o sigilo do voto em casos de perda de mandato --como determina a Constituição Federal--, o que pode resultar em punições para os senadores que não cumprirem a regra. Ora senador, a Constituição não prevê a ética e a moral??
O Renan "deu no coro" e não houve quebra de Decoro!? E o Renan não deu no coro só na Dona Monica Veloso, não, foi de todo o povo brasileiro! Gozou na cara dos brasileiros! E isso, senhor senador, não é quebra de decoro??
Pagar pensão pra filha com dinheiro de empreiteira não é quebra de decoro? Usar laranja para adquirir rádios e TVs não é quebra de decoro?
48 Senadores que não sabem o que é Ética nem Moral absolveram o Calhorda! Isso sim deveria ser quebra de decoro! Sei que tem pessoas honestas no senado, que com certezas não fazem parte desses 48 panacas submissos ao banditismo, fazem parte dos 29 guerreiros que votara pela cassação! Esses sim tentaram defender o Brasil! Não conseguiram, mas tentaram!
Aí os caras vão gozar mais ainda da nossa cara, dizendo:
O Senador Renan foi absolvido por que não existiam provas que o incriminassem! Tudo não passou de perseguição política!
Na verdade a culpa é nossa, Altino! É, a gente que colocou esses imbecis no poder!

Unknown disse...

O comentário enviado anteriormente não é sobre o post, mas vale a pena comentar um pouco sobre isso, já que na nossa imprensa impressa nada saiu sobre isso.

Editor disse...

Subscrevo o sábio comentário do Sr. Joaquim Tashka Yawanawá.

A marcha rumo ao socialismo promovida por Chavez é de uma loucura e insensatez desmedida. Chavez e seus congêneres estão corroendo as já debilitadas democracias latinas com suas pregações de ódio aos EUA e ao capitalismo -- ou livre mercado, como prefiro.

Democracia não é apenas urna e voto. Uma sociedade será mais democrática na medida em que suas instituições sejam mais descentralizadas, respeitando as diferenças e liberdades individuais. A centralização -- projeto de Chavez para perpetuar-se no poder -- é venenosa e maligna.

Que quer Chavez? Acabar com os pobres? Se quisesse mesmo, já o teria feito. O dinheiro do petróleo seria suficiente para modernizar o Estado venezuelano com infra-estrutura, estradas, portos, hospitais, escolas, universidades. Chavez é o petroleiro da américa. Tem dinheiro e está no governo. Não precisa de mais poder para promover "justiça social". Precisa de bom senso, respeito à democracia e competência.

Unknown disse...

A escolha errada do verdadeiro adversário ou inimigo mesmo dá nisso: o Joaquim terminou apoiado pelo Leandrius. Há poucos dias, em alguma matéria deste blog, tem a posição do Leandrius sobre as populações indígenas: "que saiam da frente dos tratores".

Hugo Chavez lidera a população pobre, miserável da Venezuela, formada por pessoas de origem indígena, massacrada ao longo dos tempos pelo colonizador branco. Foi esquecido de que o tempo dos massacres da colonização haviam terminado que o monarca espanhol arrogou-se ao direito de mandar que Chávez calasse a boca. Para ele ainda vale a regra: o colonizador fala o colonizado escuta.