quinta-feira, 11 de outubro de 2007

USINA DE OLHARES

O Acre na cabeça e uma câmera na mão



O jornalista Rodrigo Savazoni está no Acre, a convite do cineasta Maurice Capovilla, conduzindo uma oficina sobre informação interativa num curso de cinema na Usina de Arte João Donato. Anda com uma turma a procura de saber quais os principais problemas de Rio Branco, a capital, quais as questões que hoje estão fora da mídia e que mereceriam atenção.

Eles querem saber, ainda, se existe um espaço público e, se não existe, se podemos contruí-lo. E Savazoni sabe que nada se compara à web para possibilitar a interação. Ele havia me convidado para auxiliar no que chama de "conformação de uma nova esfera pública acreana".


Não conheço Savazoni pessoalmente, mas outro dia me senti lisonjeado quando escreveu que meu blog é sua "única e permanente ponte jornalística com o Acre".

Gostaria de ter participado da oficina, mas estou tendo que passar uns dias em São Paulo. Confesso que nada tenho a reclamar, pois, acreditem, o ar que estão respirando no Acre está dezenas de vezes mais poluído que o de Sampa. Quem diria!

Bem, soube que Savazoni e sua turma debateram temas vitais para o Acre: informação pública, para além da notícia, e conceitos de jornalismo público.


- Veja, minha preocupação maior, com esse convite, é não sair daqui [ele mora em Brasília], do meu conhecimento centralizado e reduzido sobre a realidade do Brasil com respostas, mas com perguntas. E acho que quem tem algumas respostas e pode ajudar os estudantes a encontrá-las é você e não eu. Parto do princípio que o verdadeiro diálogo começa a partir dessa concepção - argumentava Savazoni.

Ele e sua turma montaram o blog coletivo Usina de Olhares, que permite a todos os estudantes iniciar a experiência de interagir por meio da web, inclusive submetendo previamente o que estão fazendo ao diálogo com os usuários, partindo do princípio que, geralmente, eles sabem muito mais do que nós.

Vale a pena conferir o que já conseguiram fazer. Estão até subindo conteúdo audiovisual para o blog, além de todas as propostas de documentários interativos, que têm Rio Branco como recorte.

Vale assinalar que Savazoni deixa as pessoas livres, para que possa emergir delas, a percepção delas, e, do olhar delas sobre a cidade, as propostas de pautas.
Trata-se de um excelente projeto a arejar o ambiente acreano. E, registre-se, conta com a positiva cumplicidade do governador Binho Marques.

E nao deixe de conhecer, ainda, o site de Rodrigo Savazoni, em busca de uma palavra justa no Acre. Clique aqui para conhecer suas primeiras impressões sobre essa terra positivamente estranha.

2 comentários:

Anônimo disse...

Alguém por acaso levou o homi na periferia? Tava companhado de qual assessor do Governo?
Pelo que escreveu lá no blog dele esse cara tá é cego.

Anônimo disse...

cineasta Capô hahahahahahahaahahahahahhahaahahhahahahahahahahahahhahahahahahahahahahahahhahahahahahaha