quarta-feira, 3 de outubro de 2007

SALVE JORGE

"Os médicos fizeram um buraco no meu crânio do tamanho de minha orelha"


Até completar 48 anos, no dia 20 de setembro, a única doença que tirou Jorge Viana de combate foi a malária que o atacou quatro vezes. Porém, duas semanas antes do aniversário, ele começou a sentir dores no ouvido esquerdo em decorrência de um neurinoma do acústico(leia mais aqui) - um tipo raro de tumor benigno cuja incidência na população é de 1 caso para 100.000 habitantes por ano.

Recuperando-se no Hospital São Luiz, em São Paulo, o ex-governador Jorge Viana, presidente do conselho de administração da Helibras, emociona-se ao afirmar que renasceu no sábado passado, quando foi submetido a uma cirurgia para a retirada de cisto que media 1,5 centímetro. E a emoção aumenta ao revelar que muito em breve vai pagar promessa à Nossa Senhora Aparecida, a quem implorou para iluminar a equipe médica que se dedicou ao caso dele.

- Em nenhum momento pensei que poderia morrer. O que me preocupava era ficar, por exemplo, com paralisia facial como sequela da cirurgia. Mas os médicos cuidaram de monitorar o nervo facial com um aparelho especial para não haver risco de lesão.

Os neurinomas do acústico são localizados profundamente no crânio, próximos a centros vitais. Embora não haja prova, estudos tentam correlacionar o neurinoma do acústico com traumas, doenças metabólicas ou hormonais e até a uso de telefone celular. Caso não tivesse sido diagnosticado a tempo, o problema de Jorge Viana envolveria risco de morte.

Na noite de sexta-feira, Jorge Viana e a companheira dele, a arquiteta Dolores Nietto, além do irmão, médico e senador Tião Viana, se reuniram com a equipe médica. O paciente pediu que os médicos falassem a verdade sobre os riscos da cirurgia. Para extirpar o tumor, havia duas opções de perfuração do crânio. E ele ajudou a equipe a tomar uma decisão ao perguntar a um dos médicos por qual perfuração ele optaria caso fosse operar o próprio pai.

- Os médicos fizeram um buraco no meu crânio do tamanho de minha orelha - compara Jorge Viana, referindo-se a uma cirurgia considerada de grande porte e técnica delicada, que durou seis horas, sendo quatro delas para perfurar o crânio. Além da retirada total do tumor, estava o desafio de causar o menor número possível de seqüelas nas estruturas próximas ao tumor - no nervo facial, no tronco cerebral, no cerebelo, nas artérias e veias e no nervo trigêmio.

O ex-governador poderá ter alta na quinta-feira, mas vida normal mesmo ainda vai demorar a mais de uma semana. Por um mês estará proibido de atividades físicas fortes. Ele sabe o quanto é idolatrado no Acre. Na semana passada decidiu distribuir um comunicado público sobre a doença e a cirurgia. Posteriormente, divulgou duas fotos em que aparece em recuperação, com meias e roupas de hospital.

- Agir com sinceridade e transparência numa hora tão difícil foi a melhor maneira que encontrei para retribuir o carinho, respeito e confiança do povo acreano. Aos poucos vou agradacendo a todos pelas orações. Mas meu agradecimento especial é para a padroeira Nossa Senhora Aparecida. Só Deus e ela para me livrarem mais uma vez de um perigo.

A visita que fiz a Jorge Viana demorou mais de uma hora. Dolores Nietto contou a angústia que viveu nas últimas três semanas. Serviu chocolate e, a pedido de seu companheiro, tirou duas fotos de nosso encontro. O procurador-geral de Justiça do Acre, Edmar Monteiro Filho, também o visitou. Para provar que o ex-governador está blindado, abriu os braços para exibir uma camiseta com a letra da canção "Jorge da Capadócia", de Jorge Benjor:

"Jorge sentou na praça na cavalaria
Eu estou feliz porque eu também sou da sua companhia
Eu estou vestido com as roupas e as armas de Jorge
Para que meus inimigos tenham pés e não me alcancem
Para que meus inimigos tenham mãos e não me toquem
Para que meus inimigos tenham olhos e não me vejam
E nem mesmo pensamento
Eles possam ter para me fazerem mal

Armas de fogo
Meu corpo não alcançarão
Facas e espadas se quebrem
Sem o meu corpo tocar
Cordas e correntes se arrebentem
Sem o meu corpo amarrar
Pois eu estou vestido
Com as roupas e as armas de Jorge
Jorge é de capadócia
Salve Jorge, salve Jorge
Salve Jorge, salve Jorge"

12 comentários:

Saramar disse...

Altino, estou impressionada com esse tipo de tumo que, apesar de ser benigno é perigosíssimo pela localização.
Graças a Deus é raríssimo.
Ainda bem que o Jorge foi abençoado e conseguiu superar, sem sequelas esse problema.
Posso imaginar os momentos terríveis que ele e a família passaram.

beijos

Anônimo disse...

Mesmo longe do poder esse homem adora aparecer... nao precisava desse alarde todo... mas é assim mesmo... ele é global... ele é artista

Anônimo disse...

A inveja mata, aleja e faz as pessoas perderem tempo... Ah Leandrius faz algo produtivo, só fica resmungando, comendo e engordando...

Anônimo disse...

Eu também estou vestido com as armas e as roupas de Jorge. Para que meus inimigos tenham mãos e não me toquem. Vila longa ou guerreiro, devoto rei de capadócia.

Anônimo disse...

Altino, publica aquela foto do Leandrius na parada gay e aí a gente julga quem é que gosta de aparecer.

Anônimo disse...

Salve Jorge! Agora, por que ele está de "turbante" azul e não vermelho? Brincadeirinha. Boa recuperação à Jorge.
Danilo de S'Acre

Anônimo disse...

Estou cansanda desse LEANDRIUS, o bixo so sabe criticar, isso é facil quero ver achar soluções e fazer melhor.
Levanta esse bundão da mesa e mostre suas ideias.
Tá com inveja do Jorge, que mesmo no hopital fica lindo e chama a atenção, vc nao consegue nem faisca com fotos indo pra barretos, em cavalgada... o mundo hj olha pro Desenvolvilmento sustentavel, pro verde, floresta... Por isso que muitas coisas nao dão certas, por pessoas bitoladas e ignorantes como você

CamilaBC

Anônimo disse...

Navegar é preciso. Nunca sabemos o que a maré nos trará. Que seja a vela de nosso barco, que seja a ancora para o nosso navio!
Que Jorge Viana sacuda essa poeira temporária, dê a volta por cima, calce as chuteiras e vista o uniforme, porque o 2º tempo já já vai começar e os acreanos contam com ele. Estamos torcendo e rezando pela recuperação dele.
Socorro Camelo

Anônimo disse...

Será que aproveitaram a abertura do buraco para retirar as minhocas sobre o comportamento do Binho no governo.

Anônimo disse...

Desejo toda saúde ao JV, mas não dá prá ficar o dia inteiro lendo a mesma notícia...
vamos virar a página e falar de um monte de outras coisas que estão acontecendo?? Bora?

Luiz Matos disse...

Porque nao operou na fundação hospitalar?

Anônimo disse...

é estranho!