quarta-feira, 3 de outubro de 2007

ALÉM DA UMBIGOSFERA

Alexandre Inagaki


Amanhã, dia 4, blogueiros de todo o mundo participarão do "Free Burma!", movimento de protesto em favor da liberdade no país asiático (também chamado de Mianmá, ex-Birmânia). Se você não sabe do que se trata, saiba que, desde agosto, a população de Mianmá, liderada pelos monges budistas, protesta contra a ditadura imposta por um regime militar, em um movimento catalisado pelo recente aumento dos preços dos combustíveis e da cesta básica. Há anos, porém, o país sofre com a opressão imposta por seus generais: há centenas de prisioneiros políticos, dentre eles Aung San Suu Kyi, líder do movimento democrático e Prêmio Nobel da Paz de 1991. Além disso, casos de escravidão infantil são comuns em Burma.

A repressão às manifestações pacíficas que mobilizaram mais de 100 mil pessoas foi covardemente violenta. Um vídeo da CNN mostra homens desarmados sendo espancados por soldados.



Se você quiser participar do movimento "Free Burma" clique aqui e publique um post amanhã divulgando um dos banners da campanha. Você também pode colaborar com o wiki, acompanhar o Twitter da campanha, assinar a petição online e buscar mais informações no Último Segundo e nos blogs da Gabriela Zago e Tiago Dória.

* * *


Está no ar o Nossa Opinião, iniciativa coletiva de um grupo de blogueiros que pretende discutir a cada semana temas de interesse público. A primeira pauta: doação de órgãos.

* * *

Graças a uma campanha iniciada por Francisco Polo, criador do site Di NO a las bombas de racimo, que contou com o apoio massivo da blogosfera hispânica, o governo da Espanha acaba de anunciar seu comprometimento com a erradicação das bombas de fragmentação; deverá, pois, deixar de armazenar, fabricar e vender esse tipo de arma que vitima civis no mundo inteiro.

No Brasil, a mobilização mais efetiva de tal porte ainda foi a campanha "Xô Sarney", alavancada pela jornalista Alcinéa Cavalcante, do Amapá, que sofreu seguidos processos judiciais por causa das críticas desferidas ao senador José Sarney em seus posts. Outros blogueiros reconhecidos são Altino Machado, no Acre, e Cleber Toledo, no Tocantins, lidos religiosamente pelos principais políticos de seus estados. Será que um dia teremos a mesma relevância a nível nacional?

***

O blogueiro Marconi Leal foi acintosamente plagiado pelo escritor e colunista do Jornal do Brasil Fausto Wolff. Quem comparar a crônica "Assalto", publicada por Marconi em seu blog no dia 16 de abril, com a coluna "Papo de velho, ladrão e intermediário", assinada por Wolff em 30 de setembro, fica estupefato com as semelhanças entre os dois textos. Mas triste mesmo foi a resposta de Fausto, publicada em sua coluna de hoje, qualificada como "triste" por Idelber Avelar e catalogada por Milton Ribeiro na categoria "nojo". Era de se esperar mais de um escritor já consagrado como Fausto Wolff.

O paulista Alexandre Inagaki escreve no blog Pensar Enlouquece.

Um comentário:

J. Sepúlveda disse...

A repressão brutal na ex-Birmânia é mais uma exibição de ditaduras retrógradas, essa apoiada pelo "paraíso" chinês.