domingo, 14 de outubro de 2007

DO TEMPORÁRIO AO TEMERÁRIO

Eliane Cantanhêde

O senador Tião Viana (PT-AC), que acaba de ser empurrado para a presidência do Senado na dramática circunstância da licença-renúncia de Renan Calheiros, tem uma história respeitável. É desses médicos que põem a mão na massa, vão aos rincões, pesquisam as doenças transmissíveis que mais afetam pobres e miseráveis.

Na política, integra um tripé que mudou o Acre no fundamental, junto com seu irmão, Jorge Viana, engenheiro florestal que foi governador duas vezes, e Marina Silva, cabocla que concluiu faculdade e é ministra do Meio Ambiente.

Numa complexa aliança com procuradores, promotores, jornalistas, policiais, padres e ONGs, eles conseguiram derrotar o que parecia "inderrotável": um esquema que tinha um governador com "n" CPFs e um líder de votos para a Câmara que, entre otras cositas, serrava os adversários -vivos! O nosso velho conhecido Hildebrando Pascoal, cassado e preso.

Apesar desse perfil, ou justamente por causa dele, Tião Viana é conveniente para quebrar um galho, não para assumir a presidência para valer e tentar botar a casa em ordem pós prorrogação da CPMF. Ele é verde, meio inocente, e a tarefa é para maduros e nada inocentes.

Como José Sarney, que já foi presidente da República e do próprio Senado, tem apoio de Lula, é aliado de Renan, tem comando sobre o PMDB, é meio suprapartidário e... quer. Não é de hoje que Sarney faz o oposto dos meros mortais: quanto mais some, mais está articulando. E ele escapuliu para a Argentina.

A cadeira em disputa, porém, tem ejetado presidentes e ex-presidentes, como ACM, Jader e agora Renan. Sentar ali é correr risco, é entrar na linha de tiro. As investigações sobre Renan acabaram resvalando para seus irmãos e braços direitos, como Almeida Lima e Wellington Salgado, que são só coadjuvantes. O protagonista na política é Sarney. Ele sabe o que o espera?

Eliane Cantanhêde é colunista da Folha de S. Paulo

9 comentários:

Anônimo disse...

...pois é.

Anônimo disse...

Inocente? kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

Anônimo disse...

Macaco velho não mete a mão em cumbuca!?

O Sarney é mesmo macaco velho do cu pelado,sabe lidar melhor com a direita, esquerda e centro. Foi homem de sustenção política dos militares e com a morte de Tancredo virou presidente, ainda por cima prorrogou seu mandato por mais um ano ( os cinco anos de Sarney)depois numa jogada de mestre comprou um reduto eleitoral no Amapá se elegendo senador. É o macaco velho,que só perdia para ACM...mesmo que o Tião não seja esse inocente que a jornalista coloca é apenas um macaco novo no bando do Senado.

Anônimo disse...

Entendo e concordo com a opinião da jornalista.Por menos inocente que seja nosso Tião Viana creio que é pouco para o cargo e a função que terá que desempenhar. Seria, aliás, um bom momento para quebra dessas raposas velhas que habitam os altos escalões. Lula teria que arregaçar as mangas, mas Sarney tem sua filha...

Anônimo disse...

São misteriosos esses articulistas das "zelites"... li e reli o texto e, embora ela o conclua com uma interrogação, não consegui decifrar se a intenção era uma descrição ou uma prescrição.

Anônimo disse...

Aquela máxima de repetir uma mentira trocentas vezes até ela se tornar verdade se materializa já na grande mídia.
Não foi o núcleo vianista que peitou Orleir na questão do boeing e cpf´s. Qualquer inteligência mediana que se lembre dos fatos comprova isso. Foram Taboada, Vagner Sales, Bittar, Cut, DCE e outros.
Não foi a Casa Rosada que deu as primeiras repercursões na valentia do Luís Francisco. Foram Naluh, Jair, Perpétua, Claudio Ezequiel e outros sindicalistas.
Os vianas não fizeram absolutamente porra, ops!, coisa nenhuma no início do movimento.
Subiram na calda do cometa e rapidamente se consolidaram como os bossais do combate ao narcotráfico.

Isso pra refrescar a memória. Mas duvide-o-dó que seja publicado.

ALTINO MACHADO disse...

Deixa de medroso e bobo, anônimo. Nem todos que você cita lutaram. E quanto aos Viana, já escrevi a respeito aqui no blog inúmeras vezes sobre a participação deles na luta contra o crime organizado etc e tal. Deixa de ser cagão, rapaz. Assume o que pensa, até porque você não pensa nada demais.

Anônimo disse...

O que foi que o Bittar fez?

Anônimo disse...

Meu Deus.... O Tião Viana Inocente? kkkkkk....kkkk. kkkkkk...kkkk... Essa é boa.
Dizer que ele é um homem inteligente, e que luta pelo seu Estado e que faz alguma coisa pelo o nosso Acre isso não podemos negar.
Um Senador atuante, participativo ele é sim, mas caros amigos dizer que ele é INOCENTE é demais....
Gabi Ramos, Cascavel-PR