quarta-feira, 10 de outubro de 2007

AINDA ESTOU CONFUSO

Moisés Diniz

Devo dizer que sinto uma inveja sadia dos belos textos do Toinho Alves e da Leila Jalul. Eles exalam a força da irreverência acreana, filha predileta das colocações insatisfeitas e dos tapiris "encrenqueiros", que ousavam se levantar contra o barracão.

Mas eles se levantavam sem sair do chão. Não pegavam em armas ou faziam rebelião. Colocavam barro e pilhas velhas dentro das pélas, como forma de combater o preço abusivo da estiva, o pagamento da “renda” e o valor degradante do suor e dos calos de suas mãos.

Era uma espécie de guerra de guerrilhas contra o barracão. E o dono da terra, dos rios e dos cipoais não sabiam como reagir. Assim escrevem, com beleza e maestria, os magos Toinho e Leila. Somente eles, com a sua teimosia e a sua irreverência, para me fazer voltar a escrever sobre fuso horário, um tema obtuso, sobre qual o povo não está nem aí.

Sobre esse tema, quero fazer uma promessa. Uma confissão.

Não vou lutar para mudar o horário em que canta o galo, nem o galo velho, o de briga, nem o pintinho que não sabe cantar. Não vou ajudar numa mudança que implique deixar a coruja piando mais cedo, só porque o piado é triste e sonoriza a ‘boca da noite’.

Não ajudarei a adiantar o canto do grilo, o pingo da chuva não pode cair mais cedo, tão pouco subir aos céus o mágico orvalho. Não vou mexer no beijo da adolescente, pois ela tem o seu horário para beijar, escondido, carente.

Não vou me intrometer no orgasmo da prostituta, nem mexer no vento da biruta, tampouco reduzir o tempo do porre, trocar o horário da pinga, na ginga da capoeira, na ladeira da Maternidade. Não vou calar o choro da criança que nasce.

Deus me livre de mexer no horário da homilia. Como vou controlar o horário da dor, do abraço, do cansaço e da hemorragia? Não vou induzir o caminho do vento, a fumaça, o fogo, a multa, não adiantarei nenhuma faixa da melodia.

Como é confuso esse negócio de fuso! Imagine se eu falasse de novela, violência vespertina, gravidez precoce, pornografia. Transação bancária, avião? Isso não! Eu vou é fazer do fuso uma poesia...

Moisés Diniz é deputado estadual do PC do B

21 comentários:

Anônimo disse...

Achei de uma beleza inominável a sua poesia. Uma sátira, melhor dizendo!

Anônimo disse...

Espetacular! Compreendi perfeitamente, nesse debate sobre fuso horário, o que significam o barro e as pilhas velhas dentro das pélas...

Anônimo disse...

Quer dizer que o deputado também escreve poesia? Político escrevendo poesia? Dá certo?

Anônimo disse...

Qual a semelhança entre um poeta e um membro da COE? Os dois "batem" sem deixar hematomas....

Anônimo disse...

o problema no moisés é o partido. ao invés de escrever poesias ele deveira usar seu mandato para lutar contra isso...

Anônimo disse...

O deputado Diniz se diz confuso. entretanto, em textos anteriores, inclusive num publicado em seu site de líder do governo, difundia um material que dizia seria editado na forma de livro, onde não se dizia confuso. Ao contrário, era peremptório em afirmações, mesmo que apoiadas em equivocadas interpretações sociológicas e históricas. Alí ele é só certeza, mesmo quando afirmava que a mudança permitiria que a pessoas retornassem aos seus lares "antes do zênit" e outras coisitas mais. Melhor mesmo, deputado este seu texto de agora.

Anônimo disse...

O deputado Moisés afirma que a população não está nem aí para a história da mudança do fuso. Já o editorial do P20 de hoje (11/10) fala de um maciço aval da população e das autoridades a um abaixo assinado que deve contar com 95 mil assinaturas, além, de como sempre, aproveitar para botar mais uma azeitona na empada do onipresente Senador. Dá para acreditar no Página 20? O "abaixo assinado" é pra que mesmo? Para convocar algum tipo de plebiscito? Ou só para botar pressão no Congresso? Se estão confusos, procurem se esclarecer, antes de fazer propostas mirabolantes e/ou redentoras em nome do "progresso" do Acre, sem dialogar com o povo que os elegeu!!

Anônimo disse...

cara esse moisés diniz é doido ou ele se faz de doido?? Eu pensava que ele era mais inteligente...KKKKKKKKKKK!!a Leila e o toinho botaram o deputado para escrever poesia ( que poesia é essa?).

Anônimo disse...

até no fuso horário os caras querem nos colocar mais próximos do sul maravilha? Quer dizer, ao invé de se adptarem os serviços ao nosso horário, o povo terá que se adaptar ao deles? Que é isso?
Já imaginaram se Los Angeles tivesse o mesmo horário de New York?
Estão querendo "governar" a natureza por decreto?

Anônimo disse...

Tem cada anônimo babaca! O dep. Moisés não está confuso coisa nenhuma. Ele apenas fez uma sátira poética em cima de alguns otários...

Anônimo disse...

Isso não é poesia, nem sátira, nem discurso, nema artigo, nem crônica, nem anedota... é mera sabujice aos pés do Tião Viana e das empresas de comunicação que não querem arcar com as custas da acomodação de suas programações à diferença natural de horário que comanda a vida.

Anônimo disse...

Meu caríssimo Moisés
Tenho no meu rol de admiração e simpatia, além do respeito, quatro camaradas da foice e do martelo: Márcio Batista, Edvaldo Magalhães, Vossa Excelência e a federal Perpétua. De todos, apenas o Márcio Batista recebeu meu voto na última eleição. É o mais bem preparado de todos, nas questões doutrinárias, pelo menos. Edvaldo tem tido uma postura firme e atitudes bastante louváveis não só na condução da Casa, mas noutras de alcance social.
Esse negócio de mudar fusos e parafusos, confusos e obtusos, é jogo de cartas marcadas e fatura paga. 100, 200.000 assinaturas são dispensáveis para a tomada de decisão. Podem servir de aval aos seus idealizadores, para outros fins. Apenas.
Sem ofensas, sem ironias, esta defesa virou uma pereba braba na sua folha de serviços e nas suas ações parlamentares. O Senhor está além disso, muito além.
As cartas foram jogadas na mesa de discussão bem antes de sua iniciativa, bem antes do Tião emcampá-la. Tudo começou com a firme decisão de retornar a censura ao país. Primeiro sob a forma de recomendação sutil às emissoras de televisão. Uma nota de rodapé: recomendável para tal idade. Vi programas inteiros nas emissoras, principalmente no Roda Viva, salvo engano, e na Band, numa mesa redonda que acontece aos domingos. Também a Globo, através do Jô Soares, abordou o assunto.
O Nobre Deputado deve pensar que vivo apenas para assistir TV . Se assim pensar, está quase certo. Enquanto escrevo textos, emquanto monto livros infantis, enquanto escrevo meus próprios livros, ou leio os dos outros, tenho uma televisão ligada. Estou prestes a desenvolver um trabalho sobre os programas evangélicos e católicos que passam de madrugada. Esse vai me dar muito trabalho, pois exige gravações e muito cuidado na linguagem e na forma de abordar, de modo a não ferir os ditames legais. Chamar um pastor ou um padre de vagabundo, charlatão, enganador de fieis ignorantes, sem ferir a liberdade religiosa, não é tarefa pequena.
Nas horas de relax, assisto as sessões do Senado. Aquilo tá um circo. Mesmo assim, acredito que pode mudar. Tenho certeza, com a força da opinião pública, a mãozinha do Judiciário, e o bom senso de alguns parlamentares, ainda teremos um Senado que não nos envergonhe. É questão de tempo.
Voltando aos fusos, assisti ao encerramento da reunião de deputados e representantes das emissoras amazônicas. O acerto final foi pela mudança. Fuso horário único, do Oiapoque ao Chuí. As empresas dos Marinhos, a do Bispo, a do Senor Abravanel, a do Sr. Saad, ficam como estão. As afiliadas do norte que se enquadrem. E vão se enquadrar, direitinho. Afinal, não há dinheiro para a aquisição de filmes e produção de programas educativos locais. Tem que ter material disponível para as gravações dos programas tidos "impróprios e imorais". As fitas são caras. E mais, as repetidoras ficariam diminuídas perante as do sistema das parabólicas e em descompasso com as TVs por assinatura, que já dispõem de alguns canais abertos em seu elenco, a exemplo da Band, Record e Rede TV, sem contar com a Cultura e a Educativa.
Então reflita, meu caro Moisés, tudo que nos chega, vem de cima, inclusive os retrocessos. Nossa Eletronorte já dançou, nossa Embratel, idem. Isso falando do nosso Estado. Ainda somos uma fatia menor de votos, uma maior de analfabetos, lascados pelas doenças de origem hídrica, possuidores de uma rede de esgotos mínima, quadro político perneta por falta de vontade de apostar no crescimenbto de nossos irmãos, a partir das necessidades maiores. Reconhecimentos são devidos aos que não só resmungam, mas arregaçam as mangas para auxiliar o governo na batalha diária de viabilizar o Acre. Talvez nunca se consiga torná-lo o melhor lugar do mundo para morar, mas um lugar digno de viver. Isso já é muito!
Por último, gostaria muito que os Estados amazônicos, de culturas tão diversas, pudessem ser aproximados por iniciativa de seus representantes, não para formarem um bloco homogêneo, mas para discutirem questões comuns. Quem sabe, sairíamos da mesmice de, a cada quatro anos, entrar na briga de foice para definir quem vai ficar com a Suframa e com o Basa? Os deputados acreanos sabem o que faz o INPA? e o Emílio Goeldi?

Meu caro Moisés, o nascer e o por do sol serão sempre momentos de encontrar com Deus. Independentemente de fusos e parafusos, ele sempre há de nos irradiar. A iluminação vem de Deus.
Não fique confuso.
Fique com Deus.

Leila Jalul

Anônimo disse...

genro lira, mamãe tá boa? a minha tá bem e não come no prato do seu diniz..... heheheheheheheh

Anônimo disse...

O dep. Moisés deu uma resposta criativa e alegre ao besteirol daqueles que falam sobre fuso horário sem entender nada. Parabéns, deputado! Enquanto alguns lhe agridem, o senhor responde com doce ironia. Nota dez!!!!

Anônimo disse...

Quer dizer, genro lira, que o nobre deputado cometeu uma sátira poética. POis é, eu acho que tentou, de alguma forma, ridicularizar as críticas que recebe - e olha que são muitas e fortes. Além disso, não é próprio de um comunista encontrar saídas pela ridicularização dos seus oponentes. Comunistas costumam se apoiar em sólidos e inquestionáveis argumentos retirados das condições objetivas do povo e não de metáforas capengas de poesias/textos pé-quebrado.

Jordan disse...

Acreanos, cada um tem o direito de ser a favor ou contra a mudança do fuso horário. Ao meu ver, a mudança seria extremamente benéfica para a populaçao. Para as pessoas que são publicamente contra, gostaria que colocassem aqui os pontos que prejudicariam a população. Se questionarem por exemplo, que iria amanhecer muito tarde, eu já quero deixar bem claro que falta um pouco mais de estudo nos horários de nascer e por-do-sol no Estado, para ver que mesmo adiantando os relógios definitivamente 1 hora, nos 365 dias do ano, no mais tardar as 06:30 da manhã o Acre inteiro teria SOL brilhando. Aliás, haveria épocas do ano, como a atual, que antes mesmo das 6 da manhã o dia já estaria claro, pois nessa época as 4:45 da madrugada já é dia, e o povo perde a claridade solar porque está em sua ampla maioria dormindo, enquanto que as 17:30 da tarde, quando TODOS estão acordados, nas ruas, o dia vira noite.

Colegas, é só olhar para os lados, para cima, para baixo e ver que ao nosso redor, o Acre é o único local que está atrasado em 1 hora. Um exemplo bem claro disso é viajar pra Brasiléia, atravessar a fronteira e ver que os colegas bolivianos estão 1 hora na nossa frente, e ninguém por lá reclama de violencia de manha cedo, que eu saiba. Andem alguns KM na BR 364 para leste, e também nota-se que o vizinho estado de RO tem 1 hora a mais, e pelo que eu saiba, ninguém por lá reclama do dia amanhecer só as 6 da manhã. Muito pelo contrário, é muito melhor que as tardes durem mais tempo, pois é durante a tarde que 100% da populaçao está ativa, acordada, fazendo alguma atividade. O que eu estou percebendo, é tem pessoas que pensam muito pequeno, querem apenas bancar os rebeldes, sem analisar seriamente as vantagens que isso traria.

Pode até ser um erro dizer que o fuso do Acre vai mudar só porque está -2 horas de Brasilía e também porque a programaçao da TV passa em horário impróprio aqui. Não é só por isso que o fuso pode mudar minha gente, é porque teriamos um melhor aproveitamento da luz solar, visto que temos um grande desperdício atualmentem, quando as 5 horas da manhã o dia já está claro aqui, e o povo ainda está dormindo. Na maioria das cidades do país e do mundo, o horário do nascer-do-sol ocorre depois das 6 da manhã. Em Brasília, tem épocas que o sol só aparece quase as 7 horas. Tem lugar poraí que só amanhecer depois das 8.. e etc.. Não é seria nenhuma coisa absurda, ter o dia amanhecendo 1 hora mais tarde aqui, visto que mesmo assim teríamos o dia claro antes das 06:30.

Anônimo disse...

jordanv19, foi vc quem ajudou o deputado Diniz a escrever o livro sobre fuso horário?

Jordan disse...

Nao anônimo, nunca nem falei com o deputado Diniz. No entanto já faz muito tempo que percebia que esse nosso fuso horário poderia muito bem ser adiantado em 1 hora para nos beneficiar e reduzir o atraso em relaçao ao resto do país, aproveitando melhor a luz solar durante as atividades diárias da sociedade local. Estou me formando em geografia pela Ufac, e já fiz estudo sobre isso. Ainda bem que essa idéia cresceu, e agora finalmente ta ganhando repercussão local e nacional.

Ahh, vcs já viram o caos que tá agora, 3 horas a menos q Brasília? Dá a impressao de estarmos em outro país, ainda mais amanhecendo as 04:45 como tem acontecido atualmente aqui em Rio Branco. Façam um teste, acordem bem cedo, umas 04:30 da manhã essa semana, e vocês verao que o dia já está amanhecendo, e todo mundo vai estar em seus lares dormindo... Agora me digam, é desperdício de luz solar ou não é????

Anônimo disse...

Anônimo das 10:17 já que você é um estudioso do assunto, entra em contato com os japoneses para eles elinarem o "atraso" entre eles e os norte-americanos. Eles precisam compreender isso.

Anônimo disse...

Anônimo das 1:17 você sabe quantas pessoas em Rio Branco e em todo o Acre, acordam por volta das cinco da manhã - ous eja, a partir do momento em que amanhece as pessoas já estão a postos, aproveitando a luz solar. Então, para estas, antecipar o horário significa ter de usar, enauqnto se preparam para o trabalho, luz artificial. apenas quem acordo depois disso, é que não. E estes não será a maioria.

Anônimo disse...

O anonimo das 09:06, saia nas ruas de Rio Branco qualquer dias as 05 da manhã e você vai perceber com a maior facilidade que não vai haver quase ninguém nas ruas. Te garanto que as 5 da manhã mais de 80% da populaçao ainda está dormindo. Mesmo que alguém esteja acordado já às 5 da manhã, me diga quem estará dormindo as 18:00 quando no nosso fuso horário atual, sempre já está escuro ein????? NINGUÉM. Todo mundo as 18:00 está acordado, e precisa ascender as luzes de casa, o farol dos carros, pra poder ter iluminaçao. E voce deve saber bem que 18:00 além disso tudo, é horário de pico, onde muita gente ainda está trabalhando e estudando. Seria muito mais proveitoso utilizar a luz solar no horário das 18:00, do que no horário das 05 da madrugada, quando apenas pessoas como você vão estar acordadas.

Ahh.. Por acaso o povo acreano dorme as 18:00, quando escurece?? Qual o horário que tem mais gente nas ruas, as 5 da manhã ou as 18:00????

Aguardo sua resposta.