quarta-feira, 26 de setembro de 2007

A GENTE DE CRUZEIRO DO SUL

Arquilau de Castro Melo


Prezado Altino,

Na próxima sexta-feira, a partir das 19 horas, estaremos realizando, no Memorial dos Autonomistas do Acre, um evento para comemorarmos os 103 anos da cidade de Cruzeiro do Sul. O dia 28 de setembro é uma data especial para os cruzeirenses, que jamais esquecem a sua cidade.

Foi pensando nisso que resolvemos juntar o talento de vários filhos de Cruzeiro do Sul, que residem em Rio Branco, para relembrarmos a nossa terra, nesse dia tão importante.


O evento será marcado pelo lançamento da 2ª edição do livro "Trabalhadores da Floresta do Alto Juruá: cultura e cidadania na Amazônia", em que seu autor, o cruzeirense Enock da Silva Pessoa, retrata os impactos sociais, culturais e econômicos dos movimentos migratórios para o Acre, especialmente para o Juruá, no primeiro ciclo da borracha e traz à memória centenas de trabalhadores que viveram, lutaram e morreram por nossa terra.

A marujada que alegrava os carnavais será relembrada pelo grupo Marujos da Alegria, formado por migrantes cruzeirenses que residem no bairro Calafate, responsável, também, pela apresentação do reisado ou bumba-meu-boi, que nos alegrava por ocasião das festas juninas. Já o bailado folclórico das pastorinhas, sempre aguardado por ocasião das festas natalinas, será apresentada pela família Cruz. Quem não se lembra do pioneiro Joaquim Lopes da Cruz, o seu Quincas?

Afora a apresentação dos grupos folclóricos, esta I Mostra Artística e Cultural de Cruzeirenses celebrará a sua cidade com declamações de poesias que marcaram época e com músicas que remetem à nossa cidade. O momento é oportuno, também, para conhecermos o acervo do fotógrafo Elias Tavares, que retrata as imagens de Cruzeiro do Sul até a década de 60.

Viva o Acre! Viva Cruzeiro do Sul!

O ex-repórter Arquilau de Castro Melo é desembargador do Tribunal de Justiça do Acre. Cruzeirenses... Pense numa gente bairrista. Conheço quem se declara cruzeirense e não acreano. Não sou tão radical. A gente ama Cruzeiro do Sul, mas gosta mesmo é de morar na capital. Quem quiser conhecer a marujada clique aqui.

11 comentários:

Anônimo disse...

Tenho vontade de ir, mas estou duro! Quem sabe o Binho me arranja uma passagem. Vou pedir...

Anônimo disse...

Altino, sempre faço questão de ajudar nos trabalhos escolares dos meninos e meninas que moram perto da minha casa. Outro dia, duas garotas de Cruzeiro do Sul pediram ajuda sobre lendas indígenas. Conversa vai, conversa vem, perguntaram se no Brasil inteiro existe índios. A resposta foi sim, e expliquei sobre as diferentes nações e línguas, e sobre as localizações.
Segui a lição mais um tempinho pois senti numa das meninas um desconhecimento sobre os estados brasileiros e respectivas capitais. Ao perguntar para uma delas qual a capital da Paraíba, sem pensar, respondeu: Cruzeiro do Sul. A capital do Amazonas: Cruzeiro do Sul. Na do Acre ela parou e disse: é Rio Branco, mas deveria ser Cruzeiro do Sul. Fiquei impressionada e brinquei muito com elas. Saí do sério para a galhofa, mas dei uma bela esculhambada antes, não por causa de Cruzeiro do Sul, mas pelo desconhecimento.
Só para que tenha idéia, dias depois, pedi para estudarem sobre as capitais e principais cidades de cada estado. Outra decepção. Quixeramobim era a capital de Santa Catarina Joinvile era bem pertinho de Feira de Santana, e por aí vai.
Uma delas, de nariz arrebitado e que vc conheceu, disse muito orgulhosa: Dona Leila, lá em Cruzeiro a gente não quer saber dessas coisas não. Cruzeiro do Sul é terra de farinha boa e mulher de pernas grossas. As professoras não querem saber das particularidades dos outros lugares e não ensinam essas besteiras.
Agora me vem você, um naua da gema e diz que os cruzeirenses são bairristas em excesso. Fiquei a pensar, mas não vou entrar nessa discussão. Só sei dizer que Cruzeiro do Sul é linda, embora eu não goste de farinha. Lá morou uma das figuras mais expressivas do jornalismo acreano. Falo do Senhor João Mariano que, em 1900 e coisa teve a audácia de montar dois jornais, O REBATE e O JURUÁ. Diz a lenda que ele fazia oposição a ele mesmo! Que importa isso?
Lá nasceram Dona Lili Cadaxo e Dona Irene, sua irmã, figuras lindas e com as quais tive a felicidade de conviver e amar. São de lá o Velho Quincas, Dona Neném e sua prole enorme. O Benjamim Ruella e sua garra petebista, além é claro, do meu querido Arquilau de Castro Melo e tantos outros cruzeirenses que, embora desprezados pela capital da província até pouco tempo atrás, nunca deixaram de acreditar na potencialidade de sua terra e de seus filhos. Como todo lugar, Cruzeiro também pariu gente da pior espécie.
Só para finalizar, quer saber de uma coisa? Cruzeiro do Sul é, além da cruz que cintila no céu, a própria capital de Cruzeiro do Sul.
Parabéns aos cruzeirenses.

Leila Jalul


PS. Será que vou receber um convite para a festa?

Anônimo disse...

Não existe gente ruim que nasce em Cruzeiro do Sul. Se existir é que recebeu influência de pessoas piores "lá de baixo".

Anônimo disse...

Duvido quem ganhou mais "pastorinhas" em Cruzeiro que minha avó, que era craque no assunto.

Marcelo Jardim disse...

Ontem fui ao aeroporto "internacional" de Rio Branco duas vezes na esperança de chegar em Cruzeiro do Sul. Na primeira, das 11:00 às 14:00, esperamos na sala de embarque por melhoras nas condições climáticas do aeroporto de lá. Na verdade, esse "climáticas" se referia a baixa visibilidade ocasionada pela fumaça das queimadas daqui, de lá e de outros lugares, presumo.

Sem melhoras, fomos dispensados e convocados a comparecer novamente às 22:30 do mesmo dia (ontem), mas também não houve "condições" de pousou em Cruzeiro e o vôo foi cancelado.

Durante a fila para remarcar as passagens para hoje (quinta) às 23:40 (e não ao meio-dia como seria de se esperar) vi na minha frente a prefeita daquela cidade furar a fila e garantir um das três únicas vagas no vôo do meio-dia. As outras duas ela garantiu, usando do mesmo expediente, para o deputado federal Gladeson Cameli e uma assessora.

Durante esse episódio, as atendentes da Gol, que tudo perceberam, eram só sorriso e gestos de gentileza. Chegada nossa vez, digo, dos mortais, foi só cara feia e respostas quase grosseiras. Quando um outro mortal tentou furar a fila pra remarcar sua passagem, dessa vez ameacei fazer um escândalo e a atendente, a mesma de antes, me olhou com espanto como se nada de anormal acontecesse. Convencida de que eu não compartilhava da mesma opinião, se retirou da sala e foi atendê-lo a alguns metros dalí, com papel e caneta em punho pra depois atualizar no sistema, imagino.

Durante todo o dia, o cansativo dia de ontem, nenhum pedido de desculpa ou qualquer outra forma de compensação pelos transtornos me foi oferecida pela empresa Gol. Ainda estou decidindo se "tento" embarcar hoje ou não.

Marcelo Jardim

Anônimo disse...

Leila, veja este soneto que foi escrito em 1952, por Crhyseo, oferecido ao grande João Mariano:

SONETO A JOÃO MARIANO

Tiveste a mulher, a esposa, a senhora
Em uma só pessoa, em teu "ninho de amor"
Que enlevo divinal, que deslubrante aurora
Gozavas no teu lar, qual num vergel em flôr.


No plácido conúbio, o inebriante olôr
Fruias com afan, estasiado, a hora
Do lazer, num regaço, álacre, encantador
Qual trancedente Eden, onde Cupido mora.

Como tudo é fugaz?...Hoje, triste, fanado
Teu ser envolvo em crepe, esangue o coração
Lamentas o teu "nume", o ente idolatrado

Que bem cedo partiu... O teu viver traduz
Profundo sentimento, atros recordação
Daquela que voou às Regiões da Luz

Chryseo (17/2/1952)

Anônimo disse...

Leila, veja, agora, a resposta do Dr. João Mariano ao soneto anterior:

AGRADECENDO A CHRYSEO

Recebi, caro amigo, teu soneto.
Que tão profundo falou-me ao coração
- Já não posso, porem, num poemeto
Retribuir. Onde a inspiração?

Apenas nesta hora te remeto
Sinceramente a minha gratidão
Outra coisa, é que eu te prometo
Bem guardá-lo na imaginação.

Soubeste bem sentir minha dor
No tênue fio do final da vida
Em que me arrasto para a sepultura

- Não blasfemo, no entanto, ao dissabor
De perder minha espôsa querida
- Pois só a Deus pertence a criatura!...

Anônimo disse...

Dr. Arquilau, veja esta pérola, em saudando os 31 anos de "O REBATE":

Tivesse de Mercúrio a eloquência,
De Ruy, eu possuisse a erudição,
Caliope, me desse inspiração,
João Milton, o eufemismo, Euler, ciência

Eu poderia, então, com sapiência,
Fazer, com éstro, a minha saudação
Ao "O REBATE" a quem de coração
Desejo-lhe, em Evo de existência

Este impoluto Arauto do Civismo
Sublimado Fanal do idealismo
Faz, hoje, mais um ano de Labôr...

- Prossegue em rua faina promissora!
És do progresso a fonte emanadora!
Espalha em toda parte teu fulgor!...

Chryseo

Anônimo disse...

Rapaz, estou roxa!!!!!!!Pensei que só eu fosse doida. Bobagem minha pobre Leila, que inventou a Pietra Carreras como sua protetora e guardiã. João Mariano, além de saber das coisas de Luís de Camões, se deu um alter lindo. Cryseo, minha gente, é o próprio Mariano, nos momentos de lucidez.
Socorro, quero tomar uma drágea de Neosaldina. Crysalda, plante uma flor para mim! Please!
Pensei que só eu fazia festa de natal para mim mesma.
Arquilau, vamos estudar João Mariano? Quero mais convite não!
Leila Jalul

Anônimo disse...

O Binho não me deu a passagem, infelizmente. Se tivesse me dado levaria toda a obra do Chriseo.
Binho não gosta da cultura do Juruá...

Anônimo disse...

Senhor Editor

O conteúdo da mensagem do Sr. Jardim, acima, não vai merecer nenhum comentário ou ação do Blog? Sugiro a divulgação da atitude da maior autoridade de Cruzeiro do Sul, que teve um paralelo,em Campinas (SP), quando um Ministro militar deu uma carteirada. Creio, também, ser importante solicitar um posicionamento da GOL, que não pode desrespeitar os clientes dessa forma.
Faz parte do importante papel da imprensa divulgar atitudes negativas como essas. As autoridades devem respeitar o direito de todos. As empresas precisam ter o mesmo respeito ao cidadão.