quinta-feira, 6 de setembro de 2007

FUSO HORÁRIO EM DEBATE

Leila Jalul

O professor Evandro Ferreira sabe, como estudioso que é, que o nosso relógio biológico se acostuma com tudo. Os jogadores de futebol e outros desportistas sentem, na própria pele, o que é disfunção orgânica causada por mudanças bruscas de fuso horário e de altitude.

O Acre ficando com uma hora a menos e não duas em relação à Brasilia, numa semana, no máximo em duas, todos estaríamos acostumados a almoçar às 13h30, ao invés das 12h30 atuais. Estaríamos risonhos em acordar às 4h30, ao invés das 5h30, para estarmos no trabalho às 7 horas.

Uma hora a mais, uma hora a menos, não nos faria grande diferença depois de acostumarmos o organismo. E comeríamos direitinho, pois, segundo os antigos, o relógio da barriga é a fome.

Agora, mudar as coordenadas e as paralelas geográficas apenas em função do mercado financeiro e da programação das TVs abertas, isso, no meu jeito caboclo de pensar, é um absurdo.

Sem uma consulta popular, é mais absurdo ainda. Sem um estudo mais aprofundado sobre as desvantagen econômicas para o Zé Povim, aí, meu amigo, é tragédia.

Não é brincadeira, mas, às vezes no silêncio do meu quarto, fico pensando que uma nuvem de moralidade vinda lá não sei de qual doutrina religiosa, deixou cegos os nossos políticos.

Olhe só: as TVs a cabo, as bertas e as paranóicas parabólicas querem lá saber quem descobriu o Brasil! Querem lá pensar que a prostituição infantil e juvenil têm a ver com suas programações. Pagou, trepou, e fim.

Você está alertando e pedindo atenção para coisas mais sérias, como para a morte rápida do Rio Acre que abastece a população. Isso é muito, muito, muito mais importante e difícil que produzir mudanças de horários nas grades das grandes emissoras abertas.

Espero que seu pedido ao senador Tião Viana seja considerado.

Leila Jalul é cronista acreana

20 comentários:

Anônimo disse...

Acordar às 4:30, é de lascar o cano e depos vamos perder o charme do quarto fuso.Sou contra.

Anônimo disse...

A mudança de fuso horário é uma proposta que impõe a necessidade de respostas, em especial, científicas. No plano da política uma mudança dessa ordem exige no mínimo um plebiscito depois de esgotadas todas as argumentações a favor ou contra. Afinal é uma mudança que afetará a vida de todos os moradores do Acre
Quanto ao debate que se instalou neste blog o que é mais evidente é a perca do foco e em especial, de postura, por parte de um deputado que deveria, antes de qualquer coisa louvar a liberdade de expressão e a pluralidade de idéias. A democracia se constitui em práticas que requerem, por sua vez, um mínimo de cultura histórica. Se um deputado salta qual um cão de guarda sobre um cientista acreano, com uma brilhante folha de serviços no campo da botânica, como o Evandro, o que podemos pensar da nossa casa legislativa? Um artigo eivado de ironia e prepotência, como a exigir que o cientista cale a boca.. Que é isso? Digo eu, onde nós estamos? O próprio Tião Viana jamais escreveria um artigo desse tipo, desrespeitando a opinião e o sentimento de um cidadão.
De todo modo, a virulência do artigo do deputado contra o Evandro, nos dá a entender que essa mudança já é um fato consumado e que estão tentando nos empurrar de goela abaixo, negando à população acreana o direito de manifestar sua opinião e sentimentos.

Anônimo disse...

Pessoal o Acre ta precisando e projetos de Saneamento Básico, Pavimentação, e muitos outros...Agora mudar fuso horario...

Anônimo disse...

Fátima,
É virulência ter opinião própria e não se esconder no anonimato? Quer dizer que eu não posso pensar? Quer dizer que os políticos podem ser agredidos (como se todo mundo fosse um Renan)? Eu poderia ficar calado! Não ficarei!
Você também será convidada a opinar no debate!
Pare com essa estória de vítima, onde os políticos são os vilões! Eu também sou professor!
Eu também sei pensar...

Anônimo disse...

Ao que eu saiba, fazer una crítica não é o mesmo que se sentir vítima. Quanto ao convite melhor convidar a toda a população do Acre, e não a alguns privilegiados.

Anônimo disse...

Uai... me aponte um político santo e eu te pago um almoço... por favor... defender a "moral" dos políticos no Brasil de hoje é pedir demais... já era... todos os brasileiros estão órfãos e reféns da corja (como um todo) que está instalada no legislativo e executivo... corja pois ou são bandidos, ou imorais ou incompetentes. O Acre têm centenas de problemas que mereciam atenção... a aí?... O rio Acre está secando e perdendo profundidade com o desmatamento, Rio Branco joga esgoto cru no mesmo rio. Cadê a coleta seletiva de lixo. Cadê a reciclagem. Ora pois...

Anônimo disse...

Sabe, professora Fátima, isso é mesmo deslocar a atenção das pessoas dos temas mais importantes das nossas vida. E a prepotência está até nas declarações do tipo "eu sou professor"! Tóquio, Frankfurt, Nova Yorque, São Paulo são importantes centros dos negócios. Entre eles são efetuados os maiores e mais importantes negócios da atualidade e nem por isso apareceu algum gênio alinhando os horários. Exatamente porque isso não é necessário. Nenhum negócio deixará de ser realizado por isso. A parte do argumento do deputado que fala em viagens de pobres em busca de tratamento, essa não entendi bem como diferenças no fuso horário impediria o tráfego aéreo. Por que, então, essa mudança no Acre? Puro diversionismo.

Anônimo disse...

O Moisés Diniz é, no fundo, apenas mais um proxeneta do vianismo. Essa historia é igual àquela dos indicadores que só não prestam quando o governo se sai mal. Mude-se o fuso. Mude-se o indicador. Mude-se qualquer coisa... desde que fiquem os mesmos...

Anônimo disse...

Pensar, pensar professor pensar...o que ela quer saber o senhor não sabe pensar, o seu instinto de defesa belicoso não permite. O plebiscito é uma consulta popular que nesse caso deve ser embasada em orientações científicas e políticas de boa convivência. A perda dos valores humanos básicos é que nos faz comunistas de guerra e não de idéias e ideais democráticos.Pense.

Anônimo disse...

O Deputado Diniz, pode até não se sentir um vilão, mas querer que a professora PARE de se sentir vítima é mais uma forma do deputado mostrar sua virulência. A professora é vítima e não está só nesta situação,milhares de brasileiros e acreanos em especial estão compartilhando com a professora Fátima o gosto amargo dos nossos poderes legislativos.Deputado,se olhe no espelho e pense,pense se olhando no próprio olho.

Anônimo disse...

O professor é bom no grito. Viram as exclamações na mensagem que ele direcionou a professora Fátima? Pois é. Também é chegado a praticar o pensamento científico, segundo suas críticas ao professor Evandro. Mas não consegui entender bem a estório dos trabalhadores poderem, depois do alinhamento dos horários, voltarem para suas casas antes do zênite. Sei não, viu? Quem trabalha de 8 ou mais horas diárias não teria essa oportunidade, viu deputado. Esses voltarão depois, muito depois, as vezes, já depois do por do sol.

Anônimo disse...

O anúncio por políticos iluminados de panacéias e redenções que beneficiarão a todo o povo acreano, a falta de debate ou consulta prévios, achincalhes, acusações e inverdades contra pessoas que ousem pensar diferente e externalizar suas posições, a promessa de debates públicos (que na verdade tratam de assuntos que interessam apenas à elite). Vixe! Já vi esse filme antes por aqui, e não foi faz muito tempo. Não custa nada começam a aparecer os textos da assessoria de imprensa nos gloriosos jornais, acusando os "ambientalistas do quarto fuso" de tramar contra o desenvolvimento do Acre e o bem estar dos acreanos.

Anônimo disse...

Viva os ambietalistas do 4º fuso, não se muda a hora do sol nascer, nem por decreto Senador.

Anônimo disse...

A Leila não tá nem aí prá quarto fuso, desde que não acordem às 4:30 prá ir a lugar algum.

Anônimo disse...

A situação para realização de um debate, de fato, fica prejudicada porque impera um tipo de agressividade nos escritos que parece querer eliminar o opositor na primeira exposição de suas idéias ou na primeira réplica.
Por exemplo, não ví muita substância na replica do Moisés ao texto do Evandro, mas, de repente, o debate é atravessado pelo anônimo que chama o Moisés de proxeneta do vianismo, ai vira brincadeira. Digo isso porque muito antes dos irmãos Viana entrarem na política o Moisés já era professor, sindicalista e político com uma história cheia de atos corajosos e comprometidos com as parcelas mais pobres da população, principalmente da cidade de Tarauacá, isso é fato, o cara tem uma raíz política fincada na terra, no meio do povo, da luta sindical, não dá pra em duas linhas jogá-lo na escuridão, na vala comum. Não estou dizendo, contudo, que isso lhe dá credencial para ser propositor de qualquer coisa que lhe venha à cabeça, que ele não possa vir a mudar, afinal somos todos humanos, mas até agora não ví nada que desabone sua conduta como político. E essa fúria contra a política e os políticos a que(m) serve? Isso é uma defesa de autogestão da sociedade? De eliminação do Estado? Se for temos ai assunto para muito dabate, desde que não seja para buscar a destruição do outro.

Anônimo disse...

Politicos sao importantes. Quem os coloca lá é o povo...que precisa aprender a usar o poder que tem.
Apesar dos projetos que alguns têm, como aquele que queria construir um canal para levar o mar até Belo Horizonte...
Já imaginaram se Los Angeles tivesse o mesmo horário de Nova York? E o que dizer da diferença de horário entre os dois extremos da Russia?

Anônimo disse...

Essa estória de político com um passado brilhante, de luta sindical, luta pelas causas sociais, etc..e tal eu já vi, não querendo comparar o deputado a José’s Dirceu’s da vida mas, no mínimo é compreensivo que o deputado entenda a falta de credito de todos os políticos, admiro muito Tião Viana pela forma como trata qualquer um cidadão que lhe faça uma crítica, não custa nada o deputado fazer o mesmo, agora com certeza é algo que requer muuuuito debate, ao que vejo a idéia do fuso a primeira vista e de maneira leiga, e não totalmente formada, me parece boa, o horário de verão não vem justamente para economizar-se energia? Realmente ao que penso e preferia ter dados os picos de energia são no inicio da noite, me digam quem não chega em casa ao anoitecer ascendendo boa parte das luzes, TV’s, computadores e etc..? É normal, chega-se em casa, busca-se o mínimo de informação em jornais, internet, blogs ou até mesmo diversão, e entretenimento como um bom filme. Concordo com Sávio Maia à questão da agressividade dos debates. Mas estes sem dúvida, vão ser fundamentais para tal medida.

Anônimo disse...

O Acre é o único estado da federação, onde pesquisadores e cientistas são desconsiderados e atacados por políticos. Onde o pensamento racional e o método científico são destroçados por aqueles que querem reinventar a roda (florestanistas) ou aqueles que terão seus interesses prejudicados (a antiga direta mafiosa do estado).
Deus do céu... que lugar estranho é o Acre

Anônimo disse...

É impressionante a ignorância (ausência de conhecimento) na ligação entre "progresso"(?) e a programação de TV (aberta ou paga), funcionamento bancário, além de horário de concurso público. Talvez não se entendeu o recado do texto do Evandro.

Primeiro, qual a noção que temos de progresso? Seria econômico, social, ambiental, cultural? A sociedade acreana vai "progredir" mudando o horário da sessão da tarde, das novelas ou do Big Brother Brasil? Ou então, o Acre seria muito mais "evoluído" se tivéssemos alterado o horário bancário há décadas? Ou melhor, como temos a pretensão de exportar produtos (especialmente, madeira e seus derivados, além de carne bovina, via estrada para o Pacífico) para os mercados da Ásia, não seria melhor já adequar o fuso horário do Acre aos existentes nos mercados asiáticos?

Ademais, o produtor rural acreano está realmente preocupado com o impacto da mudança do fuso horário na sua produção e comercialização de seus produtos? Aliás, o produtor rural sabe que existe diferença de fuso horário?

Talvez o nobre deputado Moisés Diniz, que respondeu ao texto do Evandro, possa encaminhar essas e outras perguntas em seu seminário sobre o tema em questão.

Anônimo disse...

Pessoal, sou acreana, mais estou morando em Cascavel PR, e fiquei feliz em saber que nosso fuso vai mudar. Fico feliz sim, pois assim não vou mais ter que acordar as 4 e 30 da madsrugada para fazer concurso. Pois o ultimo que fiz do TRE de Rio Branco eu tive que acordar as 4 e 30, sendo que em Brasilia seria 7 e 30, "assim não dar", abraços.