quarta-feira, 19 de setembro de 2007

DEU HOJE

Na coluna Bom Dia, do jornal A Tribuna:

"O Estado do Acre foi notícia oficial e jornalística na revista Ecológico que o Jornal do Brasil publica como encarte especial de sua edição domingueira. Foram duas páginas de publicidade estatal, pregando a preservação, e mais duas páginas de notícias sobre o Fórum de Desenvolvimento Sustentável, com direito a foto de Jorge Viana, entre outros".

No Informe JB:

"O PT não perde tempo. Convencido de que o procurador-geral da República, Antonio Fernando de Souza, denunciará o ministro das Relações Institucionais, Walfrido Mares Guia, por suposta participação no esquema de arrecadação de verbas montado em 1998 para a campanha à reeleição do então governador de Minas Gerais, senador Eduardo Azeredo (PSDB), o partido já trabalha nos bastidores para tentar retomar o controle da articulação política com o Congresso.

O cargo é considerado estratégico pelo fato de o titular da pasta ter a palavra final sobre a liberação das emendas parlamentares e nomeações de políticos para primeiro e segundo escalões e até estatais.

Na segunda-feira, a coluna conversou, em separado, com dois petistas influentes na bancada. Um deputado e um senador. Ambos revelaram sem titubear: um dos nomes que acalentam os sonhos do PT para assumir a Coordenação Política é o do ex-governador do Acre Jorge Viana, alçado recentemente à presidência do conselho de administração da Helibras, a maior fabricante de helicópteros da América Latina.

Sobre essa possibilidade, vejam o que falou ontem o indigitado, em entrevista exclusiva ao Informe JB, e tirem suas conclusões.

Alguma chance de rever os planos para um retorno à política neste momento ?

- Assumi dia 5 a presidência do conselho de administração da Helibras. A política faz parte da minha vida, mas agora estou em outra.

E se houvesse um convite do governo ?
- O governo já tem gente demais. E tem muita gente brigando para entrar no governo. Não é o meu caso. Estou fora do circuito.

Nem se o partido pedisse ?

- Não está posta a hipótese. No PT, temos que trabalhar para resolver a questão da direção do partido. No governo, embora ainda haja muito interino, o ministério já está praticamente formado. Estou tocando a minha vida. Não preciso de cargo para ajudar o PT e o governo. Posso ajudá-los mesmo sem cargo. E é isso que venho fazendo.


Mas o presidente já avaliou a hipótese de levá-lo para a articulação política em outras ocasiões. Um pedido do presidente não poderia mudar seus planos ?

- Não existe esse desejo. Se há alguém fazendo isso, eu não sei. Sempre meu nome surge quando falam nesse cargo. Não sei por que gostam tanto de mim. Mas não existe essa possibilidade. Nem de longe.


O seu nome surgiu porque o Walfrido pode estar em apuros se for denunciado pelo chefe do MP.

- Esse cargo diz respeito à figura do próprio presidente Lula. É um cargo de articulação política. Tenho perfil executivo. Gosto do Executivo. Não trabalho com essa hipótese. Vou ajudando sem ter cargo. Política só lá na frente".

7 comentários:

Anônimo disse...

É isso, Jorge! Juízo é pra quem tem!
Vai entrar em barafunda e deixar de ganhar um salário de multinacional para entrar naquele covil? Nem pensar. Fique onde está e espere o tempo de voltar à política. O Acre tem paciência de esperar sua volta triunfante.
Uma fã

Anônimo disse...

Servidora do Senado trabalha para tesouraria do PT

Folha de S. Paulo (19/09/2007)

Apesar de ter seu salário pago desde fevereiro deste ano pelo Senado Federal, Silvania Gomes Temóteo, que é servidora do gabinete do 1ª vice-presidente da Casa, Tião Viana (PT-AC), trabalha de fato na sede nacional do PT, em Brasília, onde é assessora do tesoureiro do partido, Paulo Ferreira. Sua nomeação para o cargo de assessora parlamentar-1 (AP-1) aconteceu no dia 13 de fevereiro, alguns dias depois da eleição da Mesa Diretora do Senado que elegeu Renan Calheiros (PMDB-AL) para a presidência e Tião Viana para a 1ª vice-presidência. Desde então, ela recebe R$ 6.773,41 mensais, além de um auxílio alimentação de cerca de R$ 560. Tião Viana não vê "desvio ético" em contratar uma assessora pelo gabinete enquanto ela trabalha para o PT. Segundo o senador, Silvania atendia ao seu mandato atuando na máquina partidária. "Não conheço um partido -do PMN ao PSOL, passando pelo PSDB e outros- que não use esse expediente", afirmou o petista.

Anônimo disse...

Antes, a "ética na política", para o PT, era ser "diferente de tudo que está aí". Agora, o PT se orgulha de ser igualzinho a tudo que esta aí. Que beleza, hein.

Anônimo disse...

O Jorge virou mineiro? Sim, por que a entrevista com o Jorge é uma obra de despistamento. Desde quando o cargo de presidente da Helibras que o Jorge hoje ocupa na “iniciativa privada” deve-se aos méritos administrativos dele como homem público, por maiores que sejam (e nem são tantos assim), e não ao fato de que é figurinha carimbada da nova corja que está aí, com livre acesso aos intestinos do poder? Ou, quem sabe, o Jorge é mesmo um esperto em helicópteros, para além de passageiro, e eu nem sabia. Gostaria muito de ver o Jorge na articulação política do governo federal e na linha de frente do palanque petista nacional. Algo me diz, e até gostaria de estar enganado, de que não há petista-renanzista nestepaiz capaz de resistir incólume a algumas horas de exposição à luz do sol, se é que me entendem.

Anônimo disse...

Jorge nunca foi PT. Jorge está PT.
Que ninguém se esqueça disso. Jorge é oligarquia do Acre. Como Jorge, Tião nunca foi PT, Tião está PT. Uma pena.
Agora, falando sério, Flaviano sempre foi PTB e depois MDB, e depois PMDB. Só que Flaviano, tanto quanto Renam, não presta. É a salada de fruta podre da política nacional.
E agora brincando, nós comemos esta salada estragada com jeito de quem come manjar. Fazendo de conta que não vai dar indigestão nem infecção intestinal.
Brava gente acreana. Não tem opção.
Brava gente brasileira, não tem como salvar as exceções.

Marcelo Jardim disse...

Não esquecendo q além de salário de multinacional, Jorge, como todos os outros ´´bravos`` governadores deste miserável estado, continua ganhando salário de governador (chamam de pensão vitalícia, ou algo assim) e ainda insiste (juro, só eu vi mais de duas vezes) q ajuda o Acre e o PT de forma voluntária.

Hipocrisia barata e medíocre. Duas semanas na poder nacional e descobririam tantos, tantos, mais tantos escândalos na gestão dele que até Renan seria fichinha.

Tenho certeza!

Anônimo disse...

Que trabalho seria esse da assessora do gabinete do Tião na tesouraria do PT, tesouraria que já esteve um dia sob administração do inolvidável Delúbio? O próprio Tião parece não ter achado a coisa assim tão fácil de explicar. Tanto que já ordenou que a tal assessora retorne para o gabinete dele no Senado.