terça-feira, 14 de agosto de 2007

VANDALISMO



O tampo de mármore da mesa do poeta Juvenal Antunes, no Calçadão da Gameleira, na porta de entrada da Fundação de Cultur do Acre, foi quebrado e surrupiado o livro de cobre que havia lá.

A promotora Kátia Rejane de Araújo Rodrigues, da Infância e Juventude, move na justiça uma ação administrativa contra este blog por ter reproduzido a foto que um jovem da classe média alta acreana publicou no Orkut para quase 67 milhões de usuários.

Embora o Orkut seja restrito a maiores de idade, a promotoria partiu em defesa do infrator, que aparecia na foto montado na estátua, tendo até bebida alcoólica sobre mesa. Na página da comunidade de relacionamentos,o jovem dizia ter 18 anos.

A promotoria pede ao juizado a retirada "incontinenti" do blog de quaisquer referências, nomes ou fotos que façam alusão à familiares ou aos pais ou responsável do adolescente, possibilitando, assim, o seu reconhecimento através dessas menções.


A promotoria pede, ainda, que eu seja condenado a pagar uma multa no seu valor máximo, em parcelas mensais e sucessivas.

Como dá mais trabalho combater narcotráfico, corrupção e violência, os jornais destacam hoje a "operação de guerra" do Ministério Público e da Secretaria de Segurança contra os vendedores ambulantes de produtos piratas.

Vamos ver o que as "otoridades" vão fazer desta vez para preservar o patrimônio público. Que façam algo antes de atribuirem o vandalismo aos miseráveis da periferia.

18 comentários:

Anônimo disse...

Mas Altino.....você é fogo né! Lá vai mecher com esse povo de novo, você não sabe que eles se sentem os donos da cidade? Muito cuidado e controle os ímpetos da veia jornalísticas (hehehehe).

Anônimo disse...

sem comentários. VOCÊ - JUSTIÇA - QUER QUE A GENTE DIGA O QUE?

Cartunista Braga disse...

Com o incentivo da tia, esse garoto vai longe. Espero que quando vier para o Rio de Janeiro, o vandalismo em estátuas não se transforme em espancamento de empregadas domésticas, incêndio de índios adormecidos em pontos de ônibus ou arremesso de ovos do alto da sua arrogância em qualquer outro tipo tacanho de gente.

Anônimo disse...

A promotoria da infância tem esse caso como de honra. Trata-se de defender a honra de quem mesmo? Da tia? da namorada da tia? da mãe da namorada da tia da tia? do Marombabaca?
Eu, hein?
E assim vai.
Tem um monte de menor fazendo prostituição infantil e juvenil. Tem MP pra ver isso?

Anônimo disse...

É o caso então de lembrarmos o poeta e magistrado Raimundo Correia, nos versos dedicados "Ao Poder Público":

Tu que és da direção das massas investido,
Tu que vingas o crime que o Povo defendes,
E executas a lei penal, e do bandido
No topo de uma forca o cadáver suspendes;

Tu que tens o canhão, a tropa, a artilharia,
Tu mesmo és quem fuzila a inerme populaça;
Incurso estás no Código, e devia pra ti também se erguer uma forca na praça!

Anônimo disse...

Eu não conheço o menor, não conheço a promotora, só conheço o caso. E preocupo-me se vamos mudar a tônica e a direção do discurso a cada vez que a coisa nos afeta ou, pra usar um termo chulo, "a água bate na nossa bunda". Perdão, Altino, mas publicar fotos de menores de idade não é só ilegal, é uma coisa para o qual todo jornalista devia estar atento e respeitar, independente de ser o menor filho, afilhado ou sobrinho de fulano, beltrano, de ninguém, mas simplesmente por ser menor e ser esse um direito que todos que acreditam em Direitos Humanos e na defesa da infância, tanto lutaram para criar. Se formos discutir conceito de menor, infância e publicidade, a coisa vai longe.Mas do mesmo jeito que devemos rejeitar o preconceito contra crianças pobres, carentes, não podemos criar um "às avessas", do tipo: o rapaz é filho de papai e fez besteira, então tasca a foto dele ai no blog". Não há sensatez nisso, muito mesmo razão.

ALTINO MACHADO disse...

Concordo. A foto só foi publicada, sem tarja, porque na pagina dele no Orkut o mesmo dizia que tinha 18 anos.

Anônimo disse...

A promotoria deveria está atuando bem mais ja que que defender quem mesmo? Deveria olha a prostituição em area de Fronteira e bem visivel só as autoridades não vem.

Anônimo disse...

O Juvenal Antunes, que se cuide pois acho que vai ficar também sem o copo, acho que êle levanta e corre atrás.Cadê a segurança dos pr´dios públicos? Pois para quebrar deu um trabalhão e segurança que é bom, necas! concurso público para vigias, já.

Anônimo disse...

ahh pow...algum anônimo coloca o endereço de novo ai, eu não vi o inocente q não sabe distinguir o q é certo é errado....

Saramar disse...

Altino, este é, para mim, um grave caso de inversão do espírito do ECA.
Ele não foi criado para proteger infratores.
É intolerável ver que você, ao denunciar a depedração de patrimônio público, seja punido, enquanto o culpado (conforme devem demonstrar as fotos que mostrou) está impune.
Eu acredito que a utilização do ECA por autoridades míopes, para proteger quem viola a lei é que está provocando a rejeição deste estatuto por parte da sociedade.
Como sou a favor da justiça, muito mais que do mero cumprimento da lei e como sei da sua seriedade, estou do seu lado.

beijos

. disse...

Quem foi esse anecefalo? que anda destruindo nosso patriomonio acreano

Marcelo Jardim disse...

Acho hipocrisia gastar dinheiro com uma estátua de bronze, fazer o maior auê com uma global e depois cobrar civilidade de um geração que foi (des)educada pela mesma emissora da global famosa e culturalmente instruida pela pela secretaria cuja estátua está em frente.

Quando foi q a última vez que o gov fez uma reedição de clássicos da literatura/historiografia acreana? Onde se encontra o livro A Represa para comprar ou mesmo só ler? Quantos anos tem o presidente da FEM? E quantos livros publicou antes de estar lá? E o conteúdo das novelas, no q acrescentam de positivo? O q fez mesmo de significativo a tal promotora antes de perder seu tempo e sua dignidade com um caso insignificante desde, frente ao q todo mundo já sabe q acontece na periferia?

Enfim, é só um desabafo.

Cartunista Braga disse...

Marcelo, a sua geração não é inocente porra nenhuma! Quando um abestado resolve montar em um patrimônio público, num gesto dominante, como se aquele negócio que um governador "tacanho" colocou na via pública, com o intuito de embelezar e alegrar a bosta que era aquela via pública, fosse de propriedade exclusiva dele, desse "garoto" escroto que tem uma tia boçal, que mora na porcaria do Rio de Janeiro. Se liga, mané!

Cartunista Braga disse...

Bem, completando o meu comentário anterior:
Quando um energúmeno de qualquer idade (após a segunda infância, óbvio), classe social, raça, credo, opção sexual, cidade, estado ou país, salvo não ter problemas mentais, nem for pagamento de promessa comete atos como o que o rapaz da foto que o Altino publicou (retirada de página no Orkut, onde ele dizia ter 18 anos), cometeu e ainda aparecem pessoas acusando, atacando e processando o cara que abriu o debate para a sociedade brasileira e toda gente decente no mundo, e mais outras que entram no debate e aproveitam pra atirar pra tudo que é lado, feito bandido em cima do morro, eu fico puto. Enfim, é só um desabafo.

Anônimo disse...

O bicho ta pegando, e eu to mais por fora que bunda de indio, mas já vi que o papo é mais sério que cachorro andando de canoa... alguém esclarece, peguei o bonde andando... O tal maromba tinha foto no orkut fazendo oq com o pobre do juvenal?

Anônimo disse...

Saramar, o ECA não cria conceitos de vagabundos, delinquentes, marginais, Cara. O Eca considera que todo menor de 18 anos deve ser considerado, por sua idade, de forma distinta dos maiores. E ponto. Esse seu argumento é o mesmo que usam os defensores da diminuição da maioridade penal e acusam os "delinquentes, marginais", todos, em grande maioria, pobres, negros e maginalizados. Cuidado, o argumento de ida pode nos atropelar na volta. Digo de novo, publicar fotos de menor não é ético. Se o Altino diz que desconhecia a idade dele, acredito nisso porque sei da seriedade dele e do blog. Mas não vamos alimentar sentimentos desse tipo de justificativa, porque isso é negativo. Imagina o argumento da Glória Peres na outra reportagem falando de "lição para o rapaz". Já pensou se a moda pega? cada um da sociedade pode arrumar o seu jeito de dar "uma lição" em quem desobedecer normas. Como se chama isso mesmo???????? Pensemos!!!

Marcelo Jardim disse...

DIREITO DE RESPOSTA

Braga, estou com o Altino nessa, e concordo com todas as várias opiniões pejorativas q vc elencou, com exceção da q me chamou de mané o que eu acho no mínimo ´´escroto``.

Mas voltando ao caso, tenho acompanhado por aqui bastante revoltado com a postura do MP, e não sei onde vc leu que minha geração é ingênua, não acho isso, acho q talvez sejam menos hipocrita s q a sua, que é a mesma que botou esse gov ridículo e ainda trabalha pra ele, como é seu caso.


Enfim, nem desabafar mais se pode no Acre que alguém já parte pra baixaria...

Marcelo