terça-feira, 21 de agosto de 2007

JUIZ CRITICA AÇÃO CONTRA BLOGUEIRO

O juiz de direito Carlos Zamith Jr., do Amazonas, conduz o blog "Diário de um juiz". É dele a opinião publicada aqui ontem, intitulada "Parecer de um juiz", da qual omiti a autoria, a respeito da polêmica decorrente da representação movida contra mim pelo Ministério Público do Acre.

Carlos Zamith Jr. acaba de enviar a seguinte mensagem:

"Caro Altino: Avaliei, avaliei e avaliei a conveniência de abordar o assunto abaixo no blog, exprimindo minha opinião e cheguei a conclusão que vale a pena assumir o risco de mostrar a indignação com a situação que você enfrenta e arcar com as possíveis consequências do meu comentário que, a rigor, pode configurar infração à lei que rege a nós, magistrados.

Mas, como bem disse Aristóteles, se a indignação é uma virtude e constitui um justo meio entre a indiferença e a raiva diante de um ultraje ou injustiça, coloco a (possível) punição em segundo plano.

Fique à vontade para mencioná-lo, se achar conveniente.
Abraços"

Leia o artigo do juiz, que também reproduziu a foto do jovem Maromba Jr.:

JORNALISTA MULTADO POR PUBLICAR FOTO NO BLOG

Carlos Zamith Jr.

Vejam como determinadas medidas partidas de quem representa um Poder, mostram-se incompreensíveis (e com razão) aos olhos do leigo.

O jornalista Altino Machado, nascido e agora radicado no Estado do Acre e que mantém um blog de referência mundial quando o assunto é Amazônia, está sendo acionado pela Justiça Acreana, porque ao denunciar a depredação de um patrimônio público, publicou a foto do adolescente “cavalgador” da estátua sem a tarja preta.

O fato, em tese, configuraria infração ao Estatuto da Criança e do Adolescente (Art. 143), que veda a identificação de criança ou adolescente, seja por nome, apelido, filiação ou fotografia.

Agora anotem as particularidades do caso: 1) a foto foi retirada do site de relacionamentos Okut, cujo acesso somente é permitido a maiores de 18; 2) na página do Orkut, consta a idade de 18 anos; 3) seja pela fisionomia facial, seja pelo tipo físico do “cavaleiro”, ninguem, em sã consciência, presumiria que o retratado fosse um adolescente; 4) o “menor” conta com 17 anos e 9 meses de idade.

Ainda, assim, o procedimento judicial contra o jornalista foi aberto.

A matéria repercutiu no Blog do Noblat e no Blog do Josias, ambos com centenas de milhares de acessos diários. Ou seja, se a finalidade era preservar a imagem do intrépido adolescente, a emenda saiu pior que o soneto.

Leia mais sobre a repercussão do caso em Agência Amazônia e Jornal do Interior.

3 comentários:

Anônimo disse...

Se nós tivéssemos pelo menos um Juiz desse nosso Acre velho era outro.

Parabéns.

Anônimo disse...

Ontem, quando li o primeiro comentário aqui postado, eu tive quase que certeza absoluta de que se tratava do Zamith, um juiz blogueiro de bem com a vida, antenado com os tempos e de uma lucidez incrível, para além de passar longe dos nossos justiceiros, que em sua maioria vivem mesmo é de pose e formalidades. Zamith é o cara. Nada que é humano lhe é estranho. Sou fã do blog dele. E você, Altino, atrai para sua causa um peso pesado e tanto. Como naquela canção, "tudo, tudo vai dar certo".

Anônimo disse...

Altino, acabei de ler no Pará o blog do jornalista Hiroshi Bogéa repercutindo também esse caso da foto. Saiu em sua defesa. Que bom , né. O endereço do link é o seguinte:

http://hiroshibogea.blogspot.com/2007/08/insensatez-no-acre.html

Pela Liberdade dos blogueiros!