terça-feira, 12 de junho de 2007

FÓRUM EMPRESARIAL DO ACRE


Nosso Jorge Viana é famoso internacionalmente como avexadinho na articulação dos negócios da política, mas o site do Fórum Empresarial do Acre, do qual é presidente, não é nada acelerado e por isso ainda não saiu do lugar. Hospedado como subdomínio do site do Governo do Acre, o conteúdo do site do Fórum apresenta notícias, projetos e informações bastante dasatualizadas. Viana, por exemplo, ainda aparece lá como governador do Acre na providencial seção de depoimentos.

É uma gracinha a enquete do site: "O que você acha da existência de um Fórum de Desenvolvimento Sustentável no Estado do Acre?" Publicada há mais de seis meses, até agora apenas nove pessoas votaram nas restritivas opções "excelente" (66.67%), "muito bom" (22.22%) e "bom" (11.11%).

Observem que o nome formal é Fórum de Desenvolvimento Sustentável do Estado do Acre, mas na composição do mesmo figuram velhos adversários de Chico Mendes, aquele que sonhava com uma nova relação entre o homem e a floresta amazônica. Estão lá os presidentes da Federação da Agricultura, da Federação das Indústrias, da Federação do Comércio e da Associação Comercial. Aqueles que até ontem perseguiam e ridicularizavam quem falava em “desenvolvimento sustentável”.

Não existe lá alguém que algum dia, quando Chico Mendes era vivo, tenha defendido usar os recursos naturais com sabedoria e, ao mesmo tempo, cuidar do meio ambiente para que os recursos não venham a faltar no futuro. É por isso que não pode haver espaço para a manifestação dos miseráveis do movimento social acreano nem da tal florestania.

Há dois anos, no blog O Espírito da Coisa, o jornalista Antonio Alves e o engenheiro Gilberto Siqueira, ambos secretários do "governo da floresta", trocaram idéias sobre o Fórum. Toinho escreveu:


- E sustento o que disse: esses patrões que se reúnem no Fórum entendem pouco de desenvolvimento e nada de sustentável (...) Não vou ao Fórum, nos últimos anos já disse tudo o que tinha pra dizer. Bastam as palavras que escrevi em antigos projetos, que ainda são usadas para justificar projetos bem diferentes. Os alertas e as críticas que fiz não mudaram o rumo das coisas. Saí. Acho que assim é melhor para todos. Desejo a você um bom trabalho e continuo torcendo para que metade desses projetos dê certo –ou que todos dêem certo pela metade. (Não sei ser senão sincero.) Fraternalmente.

Leia mais aqui e aqui.

Se eu fosse tão famoso e admirado quanto o Jorge Viana, a exemplo do Zé Dirceu, César Maia, entre outros, já teria criado um blog. Já imaginaram o sucesso que faria o Blog do Jorge? Toinho Alves e Elson Martins, dois jornalistas desacelerados, não poderiam ser redatores do blog.

3 comentários:

Anônimo disse...

12/06/2007 - 20h44

Em sessão tumultuada, Câmara aprova medida provisória que divide o Ibama

GABRIELA GUERREIRO
RENATA GIRALDI
da Folha Online, em Brasília

Em uma sessão tumultuada, a Câmara dos Deputados aprovou hoje, por 250 votos favoráveis, 161 contrários e sete abstenções, a MP (Medida Provisória) 366 que prevê a divisão das atividades do Ibama (Instituto Brasileiro do Meio Ambiente e dos Recursos Naturais Renováveis) com a criação do Instituto Chico Mendes.

Cerca de 100 servidores do Ibama, contrários à divisão do órgão, protestaram nas galerias do plenário contra a ministra Marina Silva (Meio Ambiente) e foram advertidos pelo presidente da Câmara, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
"Manifestação popular é democrático. O que não pode é o desrespeito", criticou Chinaglia.

Aos gritos, os manifestantes pediram a exoneração da ministra -uma vez que consideram Marina responsável pela edição da MP que divide o Ibama.

Os servidores são contrários à mudança por considerarem que o Instituto Chico Mendes evidencia a suposta tentativa do governo de pressionar o órgão a acelerar a concessão de licenças ambientais. Há um embate no Executivo sobre a concessão de licenças para a construção das usinas hidrelétricas do rio Madeira.

Enquanto a ministra Dilma Roussef (Casa Civil) defende a construção das usinas para garantir o fornecimento de energia ao país, Marina defende que as obras tenham início somente se ficar comprovado que não haverá danos ao meio ambiente. Oficialmente, as ministras negam qualquer divergência sobre a construção das hidrelétricas.

Pelo texto da MP, o Instituto Chico Mendes será responsável pela política nacional de unidades de conservação ambientais, enquanto o Ibama vai cuidar especificamente dos licenciamentos ambientais. Com a aprovação na Câmara, a MP segue agora para votação no Senado Federal.

Se houver modificação no texto pelos senadores, a medida provisória terá que passar por nova votação na Câmara. Chinaglia já adiantou que, se houver mais uma votação da MP na Casa, os servidores do Ibama não poderão ingressar nas galerias do plenário para acompanhar a votação.

Anônimo disse...

JV que prestou inestimável serviço ao nosso estado precisa amadurecer com tolerância. Por isso é que sugeri, aqui, que ele deveria ter ido a Harvard, tomar um banho de capitalismo, afastando-se de soluções "chavistas" de murro sobre a mesa e copos em paredes, destempero, etc. Trata-se de defeito que pode ser corrigido com o tempo, mormente se procurar ajuda nos melhores bancos universitários, na filosofia (por que não Voltaire?) e até na medicina formal (vacina do sapo não serve).
JV deve amadurecer com os pés no chão, melhorando seu pontos negativos, ouvindo seus pares com respeito e dignidade. Isso feito certamente voltará a se cercar das melhores cabeças, que, por melhores, pesam independentemente...

Anônimo disse...

Altino, da forma como a sexóloga ministra Marta (ex prefeita de sampa) está falando (sugerindo que o passageiro relaxe e goze ao enfrentar o apagão aéreo), é bom possível que JV venha a ter a chance de pegar um Ministério...