sábado, 9 de junho de 2007

A COPA PODE SER AQUI


Aníbal Diniz


Alguém comentou há poucos dias que o Acre não estaria preparado para sediar jogos da copa do mundo de 2014, que, tudo indica, será realizada no Brasil. Calma! Uma coisa a cada vez. No presente momento, nenhuma das cidades brasileiras que concorre à vaga de sede está em condição, e feliz daquela que for escolhida como sede, porque vai receber grandes investimentos para se adequar às exigências do maior evento esportivo do planeta. Além de ter a economia fortalecida e grande impulso no comércio e no turismo, essas localidades serão beneficiadas com toda estrutura material construída. Esses espaços permanentes poderão ser convertidos em escolas, centros de convenções, arte e lazer, conjuntos habitacionais, hotéis, restaurantes e muito mais.

O governador Binho Marques, em sintonia com o prefeito Raimundo Angelim e demais poderes constituídos do Estado, demonstrou ousadia e visão de futuro ao elaborar um projeto consistente e apresentar nossa capital, Rio Branco, como candidata oficial à sede da copa 2014. Tanto que, para as dez ou doze localidades que serão escolhidas como sede, apenas 22 cidades, sendo quatro de São Paulo, se apresentaram como candidatas. As demais nem se habilitaram a entrar no páreo, algumas por opção e outras por não conseguirem produzir em tempo hábil a proposta técnica exigida pelo caderno de encargos da Federação Internacional de Futebol – FIFA.

Só o fato de Rio Branco fazer parte deste seleto grupo de cidades candidatas à sede já é motivo de orgulho, porque, de uma forma ou de outra, sempre que este assunto estiver em debate, dentro e fora do Brasil, o Acre obrigatoriamente terá que ser considerado.

Toda caminhada, por mais longa que seja, sempre começa pelo primeiro passo. Podemos afirmar com convicção que a cidade de Rio Branco, fruto do esforço conjugado do prefeito Raimundo Angelim e do governador Binho Marques, iniciou da melhor maneira possível sua trajetória rumo à condição de sede da copa 2014, apresentando uma proposta técnica da melhor qualidade à CBF e à comissão encarregada pela elaboração da proposta que o Brasil apresentará à FIFA até o próximo 31 de julho.

Rio Branco está entre as capitais brasileiras que receberam a visita e o incentivo do presidente da CBF, Ricardo Teixeira, para que apresentassem suas candidaturas. Num programa do canal Sport TV, com a presença de Armando Nogueira e vários outros renomados jornalistas esportivos brasileiros, Ricardo Teixeira não poupou elogios ao Acre, dizendo que estava impressionado com tudo o que havia visto em nosso Estado e revelando que o primeiro governador a lhe procurar pessoalmente para manifestar interesse em sediar a copa 2014 foi justamente Binho Marques.

Assim que terminou o prazo para a apresentação das propostas, em 31 de maio, o portal da Globo na Internet publicou extensa reportagem com as potencialidades e deficiências de cada uma das 22 candidatas. Todas reúnem fortalezas e fragilidades, e caberá ao comitê executivo da FIFA, auxiliado pelo comitê local comandado pela CBF, a decisão final sobre quem ficará dentro e quem ficará fora do seleto grupo de dez ou doze cidades sede. O fato mais relevante para nós acreanos é que Rio Branco é tão candidata quanto qualquer outra cidade que tenha apresentado sua proposta e tem grande potencial para estar entre as escolhidas.

Primeiro, porque Rio Branco é bonita, agradável, acolhedora, capital de um estado amazônico que mantém 90% de sua cobertura florestal, o que se constitui num ativo ambiental invejável no momento histórico crucial para a vida no planeta com toda ameaça que o aquecimento global representa; segundo, porque o Acre localiza-se em posição geográfica estratégica para a concretização da tão sonhada integração Brasil, Peru e Bolívia; terceiro, pela experiência madura de um governo local atento aos grandes desafios da humanidade, que é a melhoria da qualidade de vida para a atual e as futuras gerações. Um governo que nos últimos oito anos vem transformando profundamente a realidade do Estado e apresenta todas as garantias de que as exigências da FIFA serão cumpridas integralmente, conforme compromisso firmado, tanto pelo governador e o prefeito, quanto pelos presidentes da Assembléia Legislativa e do Tribunal de Justiça.

Sem falar na Arena da Floresta, projetada com todas as dimensões recomendadas pela FIFA, que além de boa localização dispõe de espaço no seu entorno para ser transformado num dos melhores estádios do Brasil, o que certamente terá algum peso na hora da decisão.

Quanto a nós, cidadãos acreanos, formadores de opinião e autoridades, de que forma podemos ajudar para que este projeto dê certo? Antes de tudo, respeitando-o como um projeto sério. Não se trata de uma aventura desvairada e nem de mera jogada de marketing. Trata-se de um projeto concebido e desenvolvido para ser vencedor, que faz parte de um esforço que exige a participação de todos.

Além do mais, o Acre e o povo acreano merecem maior reconhecimento por sua história, pelo passado e presente de lutas, e pelo seu projeto de desenvolvimento sustentável pautado na florestania, que se constitui em paradigma tanto para a Amazônia, quanto para o Brasil e o mundo, que estará ainda mais atento às questões ambientais em 2014.

Se algum profeta de fatos consumados achar que o Acre está fora, é bom lembrar que a história acontece graças aos que vêem o impossível mais adiante. Se não há sonho, não há grandes realizações. É preciso inverter a lógica de Tomé, que só acredita depois de ver o milagre. Temos que crer, sonhar com as coisas impossíveis, para que elas se tornem possíveis e aconteçam.

Se depender do desejo e da disposição de luta dos homens e mulheres do Acre, com o esforço já demonstrado por nossas autoridades, a Copa 2014 também acontecerá no Acre.

Aníbal Diniz é jornalista, formado em história pela Universidade Federal do Acre.

10 comentários:

Saramar disse...

Altino, fiquei até emocionada com a beleza deste aritgo.
Aníbal tem razão: a inclusão de Rio Branco entre as concorrentes já é, por si só, uma vitória.
Gosto de visionários. Graças a eles, o mundo anda, vai em frente.
Desde já, estou no time do Acre para sediar a copa.
Aliás, que belo nome: Arena da Floresta. Lindo!

beijos

Fora disse...

Isso me cheira a copa de 70, mais ou menos, porque não vivia naquela época, e não sei qual era o odor (sem metáfora), mas com metáfora, o cheiro é quase o mesmo, o governo se aproveitando do esporte \o/, "Vamos, povo do Acre, trazer essa copa para cá, nos modernizaremos com o dinheiro de outros estados, já que o do nosso estado já foi bem desviado, olhem, não haverá nem necessidade de superfaturamento, irru \o/"

Altino, trate de publicar hein ¬¬


Arison Jardim

Editor disse...

A proposta, Sr. Anibal, não passa de mais um golpe, entre tantos que os senhores já cometeram aos olhos da opinião pública.

Agora que sabem que o projeto da Frente Popular passou do meio para o fim, tentam renovar o passaporte para a permanência no poder vendendo ilusões. Aliás, infantis ilusões.

O interessante é que ainda aparece gente séria no Acre dando crédito a tais idiotices.

Sr Anibal, não bringue com o imaginário popular e com a boa fé das pessoas de bem do Acre.

Não esqueça: a quantidade de idiotas na população não é equivalente à quantidade de "cabeças pensantes" das hostes governistas. Pare de brincar com imaginário popular.

Edinei Muniz

Anônimo disse...

Devagar com o andor. O Acre tem história e somos um povo maravilhoso, mas não vamos nos deixar levar pela "política" do Sr. Ricardo Teixeira, que precisa mostrar serviço.
Sediar copa do mundo independe somente de investimentos publicos. Há, principalmente os privados, financiados, é claro. Porém, para ficar num exemplo, o que fazer com a rede hoteleira no pós copa???? Todos conhecemos nossa rede hoteleira...

Anônimo disse...

Acho engraçado é esse salamaleque todo do canibal. porque não diz logo que é o jornalista Luis Carlos Moreira Jorge que vem sustentando a inviabilidade desse projeto islusório? Mais um, aliás. Lembram da saúde de primeiro mundo? Da revolução na educação? Da volta dos seringueiros para a floresta? Dos 40.000 empregos em quatro anos? Pois é... Sobre as cinzas destes, nasceram outros. Tem o da Copa, e tem o de que o Acre será o melhor lugar para se viver na Amazônia em quatro anos. Só não dizem quem vai medir (deve ser eles mesmos), qual o indicador (deve ser o índice de puxasaquismo dos vianas - IPV), nem diz o ponto de partida (em que lugar estamos na satisfação com o lugar em que se vive?). Tudo enganação.
Por falar nisso... cad~e o Crica? vai engolir caladinho essa de "profeta de fatos consumados"? Aquela grana que sai daquele gabinete no Senado apaga tudo, é?

Anônimo disse...

A seleção dispõe de grandes estádios no Sul, Centro-Oeste, Nordeste e alguns na Região Norte. E Rio Branco tem tudo para encantar a CBF e a
torcida brasileira, demonstrando sua ousadia e pujança administrativas. Jogando no Acre a seleção estará no aconchego do lar. Não vai sobrar um metro quadrado vazio nesse estádio, com certeza. A menos de sete anos para o sonho se transformar em realidade, pode-se antever o esforço que farão para dotar a cidade da infra-estrutura exigida para essa competição. A Arena da Floresta é algo muito arrojado, pelo que descreve este blog e a imprensa acreana. É preciso mesmo que o Acre divulgue suas qualificações para enfrentar mais esse desafio. A exemplo da campanha "Vote no Cristo", lancem outra: "Vote no Acre". Ajudem Armando Nogueira e a outras pessoas dedicadas a "vender" bem o peixe.
Ao professor Diniz: pode não ser lógica alguma de Tomé. É que milagre igual ao da Ressurreição de Jesus, para aqueles que nele crêem embaraça a cabeça de qualquer ser humano. Na época, poucos acreditaram no que viram. Tomé ficou com a fama, tal qual o jogador Gerson, sempre lembrado quando se fala em "levar vantagem em tudo".

Anônimo disse...

Eu testemunhei a passagem de dois governadores - Romildo e Orleir - antes da ascensão do Governo da Floresta ao Poder. Bom, a saúde de primeiro mundo eu não vi, os anvanços da educação, existiram sim, não ficou a excelência que se buscou, mas, melhorou e muito. Sobre essa "ilusão" da copa 2014, eu prefiro esse tipo de "ilusão" à ilusão que não tivemos na dobradinha Romildo-Orleir. Nunca escequecerei do dia em que o Romildo foi à tv dizer que não sabia como pagaria o salario do funcionalismo publico.
Sobre os 40.000 empregos, que achou que seriam na rede pública, sinto muito, mas se auditassem quantos empregos foram gerados nos projetos criados nos oitos anos de JV daria muito mais de 40.000.
Se o binho conseguirá que o Acre seja o melhor lugar pra morar na Amazonia, só o tempo dirá. Espero que ele consiga ou seu governo termina tentando.
O Acre viveu 8 anos de JV o que nunca tinha visto antes, espero que isso continiu por mais 4.
Para quem está pessimista com esse "povo da floresta", acho que gostavam mais quando os salarios eram atrasados, os prédios públicos sucateados, vide o Palacios das Sec que chegou a ser interditado pelos Bombeiros.
Alguem já imaginou quantos empregos foram criados na reforma destes bens públicos.
Espero que o Acre seja sub-sede, já pensaram se a torcida da Suécia vier para cá.

Anônimo disse...

Ora que mal há em querer e lutar para ser uma das sedes da Copa do Mundo, até o presente momento, não existe registro de algum país ou de alguma cidade que tenha recusado a uma real possibilidade. Pelo que se percebe Rio Branco não construiu nada especificamente para se tornar candidata, apenas antecipadamente se apresentou como possível e apta a receber tal oportunidade, pelas potencialidades já descritas na matéria.
Pelo que nos consta uma vez premiada com a escolha, as cidades sedes terão sete anos para atender aos pré-requisitos da FIFA, o que sem dúvidas desencadeará uma corrida dos investidores PRIVADOS nacionais e internacionais em busca de oportunidades junto às cidades vencedoras e nesta hora é que a organização política vai contar para valer, onde os projetos que deixarão legado positivo deverão ser identificados e incentivados.
Quem acompanhou alguma Copa anterior prestando atenção nas características das cidades anfitriã, poderá agora perceber que não existe nenhum devaneio em pleitear uma vaga para Rio Branco, já foram sedes as cidades mais importantes de cada país, também as de interior com menos de 100 mil habitantes, estádios novos com investimentos de centenas de milhões de dólares e reformas com algumas dezenas de milhões de dólares. As cidades que serão escolhidas deverão atender a uma infinita gama de requisitos para atrair o interesse dos turistas de todo o Mundo, ou alguém pensa que os mais de três milhões de ingressos, com preços não populares, serão vendidos somente para fanáticos torcedores de futebol, não é difícil imaginar que os organizadores do evento vão procurar o que há de mais interessante em termos de infra-estrutura esportiva, infra-estrutura cidades e opções turísticas em cada região do Brasil, procurando ofertar a maior variedade possível de opções dentro das mínimas qualidades recomendadas. Penso que não precisa ser Acreano para reconhecer as atratividades singulares desta região e deste povo. Muita sorte RIO BRANCO!

Anônimo disse...

Não posso acreditar que tem acreano que ainda não torce para que o Acre seja umas das sedes da Copa, será um orgulho muito grande para todos nos acreano ver este estado recebendo milhares de turistas jogadores.
Que venha a copa no Acre

Anônimo disse...

Que nosso Acre seja uma das sedes que venha a Copa de 2010.
Temos ainda tempo para nós preparar e poder fala com muito orgulho “Sejam Bem Vindos ao Acre” e ai quem está criticando achando que o Acre não tem capacidade para tanto vai fazer de tudo para ir até o estádio.