quarta-feira, 9 de maio de 2007

POVOS DA FLORESTA

Prefeito de Xapuri é barrado ao tentar visitar a Fundação Chico Mendes e a filha do líder sindical e ecologista se retrata publicamente

A presidente da Fundação Chico Mendes, Elenira Mendes, filha do líder sindical e ecologista, divulgou hoje uma nota na qual se retrata pelo fato de o prefeito Vanderley Viana (PMDB) ter sido impedido na tarde de ontem de visitar a sede da entidade em Xapuri. O prefeito, barrado pela funcionária Deusamar Mendes, casada com Zuza Mendes, irmão de Chico Mendes, ameaça mover uma ação judicial contra a entidade por "constrangimento ilegal, calúnia, injúria e difamação".

"Conversei com a funcionária, que é minha tia, mas ela acabou se exaltando e pediu demissão. Embora meu pai tenha deixado uma carta na qual acusa Wanderley Viana de envolvimento na trama que culminou com o seu assassinado, é prefeito da cidade e a fundação um local público. Ele não poderia ter sido barrado", afirmou Elenira Mendes.

Viana chegou a enviar uma nota de repúdio à Elenira Mendes na qual relata que estava acompanhado de uma autoridade de outro município quando se dirigiu ao prédio da instituição, mas foram impedidos de entrar. Viana relatou, ainda, que foi destratado e agredido verbalmente na presença de várias testemunhas.

A nota assinada pelo prefeito condena a atitude da funcionária da fundação e afirma que o episódio macula a memória de Chico Mendes, responsável pela "heróica luta pela nivelação da igualdade social do povo xapuriense", alerta para a "inversão de valores e de posturas que levam à opressão, ao desrespeito, à falta de compreensão e à agressividade barata que tem origem nas diferenças políticas do município".

Elenira Mendes assinala na nota de retratação que "a Fundação Chico Mendes é uma entidade que preza pela qualidade no atendimento, observância dos direitos e deveres dos cidadãos, sem qualquer distinção de ideologia, credo ou raça".

"A coordenação desta instituição não permitirá nunca que atos isolados de funcionários, qualquer que seja o posto ou colocação, venham desabonar o trabalho desenvolvido nesta gestão, que prima pela qualidade dos serviços oferecidos, bem como resguarda a memória de Chico Mendes, baseando-se nos seus princípios e ideais de uma sociedade democratica, justa e fraterna".

"Lamentamos que o fato tenha acontecido e envolvido funcionária da mais alta estima e de competência reconhecida e que em todos os anos de serviços dedicados à esta instituição sempre primou pelo bom relacionamento e profissionalismo. Asseguramos que comportamentos dessa natureza não mais serão entraves à visitação do senhor prefeito", conclui a nota assinada por Elenira Mendes.

Para saber mais a respeito de Vanderley Viana, leia a reportagem "Traficante, invasor e, agora, prefeito", do jornal o Estado de S. Paulo. Clique aqui.

Um comentário:

Leila Ferreira disse...

Essa e a Elenira que conheço sempre agindo com inteligência e humildade.
Desculpas mais já vir o prefeito de Xapuri fazer bem pior.
Parabéns Elenira.