quinta-feira, 24 de maio de 2007

MERCADÃO FLORESTA

Durante dez dias, serão vendidos produtos de diversas regiões. Chefs vão dar aulas e testar ingredientes

Lucinéia Nunes

Os produtos ao lado são uma pequena amostra do que o consumidor encontrará, a partir de amanhã, no Mercadão Floresta, evento organizado pela ONG Amigos da Terra - Amazônia Brasileira, que segue até o dia 3 de junho, no Mercado Municipal de São Paulo, das 8 às 17 horas. O objetivo do evento, além de promover e vender produtos dos diferentes biomas brasileiros, como Amazônia, Mata Atlântica, Cerrado, Caatinga e Pampa, é testar o mercado de varejo. 'Vamos observar a aceitação das pessoas e o quanto elas incluiriam esses alimentos no seu dia-a-dia', explica Roberto Smeraldi, diretor da entidade. 'A partir dessa análise, a Prefeitura de São Paulo deve criar um modelo de entreposto para comercializar esses produtos na cidade, de forma permanente.'

O creme e o azeite de castanha-do-Pará, feitos no Mato Grosso, o mel de abelhas indígenas sem ferrão, da Amazônia, o café Ghini Certificado, de Itu (SP), e a farinha de mandioca, do Acre, estarão ao lado de tantos outros produtos, como baru, vinagre de mel, pirarucu, tambaqui, feijão azuki, cagaita, pequi, farinha de mandioca, geléias, polpas e sorvetes de frutos nativos como cupuaçu, taperebá e muruci. A feira, instalada no Salão de Eventos, terá ainda artigos de mobiliário, cosmética e artesanato.

Chefs de cozinham também marcam presença no Mercadão. Batizados de 'alquimistas da floresta', eles vão realizar aulas, palestras e degustações com os ingredientes, no Espaço Gourmet, no mezanino. O chef José Barattino, do Emiliano, por exemplo, vai mostrar a versatilidade do queijo Serra da Canastra, em uma entrada que leva sorvete, musse e tortinha quente à base do queijo. A aula, com vagas limitadas, será segunda-feira, das 15 às 17 horas. A chef Lucia Sequerra, do Santa Madalena, usará derivados de castanha-do-Pará, frutas como cajá e cupuaçu, mel de engenho e queijo de coalho, durante sua apresentação, na quarta, das 10 às 12 horas. A programação inclui ainda nomes como os chefs Mara Salles, Paulo Martins e Fabrice Lenud, entre outros. Confira a agenda completa e receitas no portal do Estadão. Outras informações pelo tel. 3887-9369.

Lucinéia Nunes é do jornal O Estado de S. Paulo. Clique aqui para ver receitas.

Nenhum comentário: