segunda-feira, 23 de abril de 2007

O GATO E OS RATINHOS

ANP abriu pregão antes do "debate"
sobre prospecção de petróleo no Acre



Conforme indicou o jornalista Caio Junqueira na reportagem publicada na edição de hoje do jornal Valor Econômico (leia aqui), a Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP) chegou a abrir pregão eletrônico para a contratação de "105 quilômetros lineares de dados aerogravimétricos e aeromagnetométricos nas bacias do Acre, Madre Dios e Solimões".


O pregão Nº 12/2007 foi publicado no Diário Oficial da União de 22 de março passado (Seção 3, página 70), dentre os atos do Ministério de Minas e Energia. Conforme estabelecia o pregão, o vencedor seria conhecido a 3 de abril, quando as propostas seriam abertas. A 26 de abril, a ANP fez publicar "Aviso de Adiamento" do pregão, novamente no Diário Oficial (Seção 3, página 70).

Obviamente, os envelopes não foram abertos porque desde o dia 26 de março o pregão havia sido suspenso. O grave é que, enquanto o debate começava a ganhar corpo no Acre, e o senador Tião Viana dizia estar preparando "o debate" no Teatrão, a ANP já fazia o pregão para a prospecção.

Possivelmente devido às críticas à proposta de prospecção, o pregão foi cancelado. Imaginem se três dias após a visita da comitiva do senador a Urucu (AM), e uma semana antes do "debate" em Rio Branco, os ganhadores da primeira etapa da prospecção já fossem conhecidos!

É grave, igualmente, o fato de a ANP ter aberto e adiado o pregão, sem que o senador Tião Viana e a sua imprensa oficial tivessem comunicado à sociedade acreana. Se não fosse Caio Junqueira para alertar sobre esses fatos, o antropólogo Marcelo Piedrafita Iglesias para perguntar-lhe em que dia ele fora adiado, para pesquisar no Diário Oficial da União, e este modesto blog para divulgá-los, a sociedade acreana continuaria agora sem saber de nada.

A proximidade do senador Tião Viana com a ANP, evidenciada novamente pela participação de técnicos da agência no debate, pode ter contribuído para o adiamento. O fato do pregão ter sido aberto é grave em si, e não o fato dos envelopes não terem sido abertos devido ao adiamento.

O rato que ruge, ou os muitos rugidos dos ratos acreanos, podem ter determinado o adiamento. Até quando ninguém sabe. Mas é bom o rato continuar esperto, e rugindo quando coisas como essas se tornam conhecidas.

Espera-se que o gato já tenha decidido aterrar o poço.

Detalhe precioso: as primeiras notícias publicadas na impresa do Acre sobre o projeto de prospecção de petróleo e gás são do dia 8 de fevereiro, um dia depois, portanto, da decisão da diretoria da ANP de abrir o processo licitatório para a prospecção. Para saber mais, leia a ata da 417ª Reunião de Diretoria, realizada em 7 de fevereiro de 2007. Veja especificamente o ítem 12, no qual a diretoria da ANP autoriza a instauração de processo licitatório visando à contratação de serviços técnicos especializados de aquisição e processamento de dados aerogravimétricos e aeromagnetométricos nas bacias do Acre, Madre de Deus e Solimões. A diretoria tomou a decisão fundamentada em parecer relatado por Newton Reis Monteiro, aquele diretor que esteve em Rio Branco durante o "debate", a convite de Tião Viana. Portanto, a omissão de informações à sociedade acreana não foi apenas do senador e da imprensa, mas também desse diretor da ANP. Clique aqui. O desenho no alto (nanquim sobre papel 33 x 40 cm 2007) é de autoria do artista plástico acreano Fernando França.

3 comentários:

Editor disse...

Altino,

A Secretaria Estadual de Educação está me ameaçando de retaliações. Suspeito que seja pelo fato de que recentemente denunciei a precariedade do sistema de transporte escolar da zona rural. Eles não mudam, a velha tática da perseguição volta a funcionar.

Sei bem do que essa turma é capaz, porém, não recuo. Tudo o que disse é verdade.

Editor disse...

"Irresponsabiliade Ambiental"

Prefeitura embarga obra da Petrobras

A Agência de Meio Ambiente de Resende (AMAR) e a Secretaria de Desenvolvimento Urbano, Infra-estrutura e Segurança, embargam na manhã desta quinta-feira, dia 19, a obra de construção de um gasoduto, sob a responsabilidade da Petrobras, que está sendo realizada na Estrada da Limeira.

De acordo com o presidente da AMAR, Luiz Felipe César, a decisão foi tomada nesta quarta-feira, dia 18, após uma vistoria feita no local e que constatou, mais uma vez, que o trabalho vem sendo executado sem o alvará. Há 15 dias, a obra já havia sido embargada pela Prefeitura, mas a empresa não paralisou os serviços, descumprindo a decisão. A vistoria realizada contou com a participação do presidente da AMAR, Luís Felipe César, do secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, Infra-estrutura e Segurança, Ruy Saldanha, além do prefeito Silvio de Carvalho.

- Nós já havíamos embargado esta obra há 15 dias, mas eles descumpriram e continuaram os trabalhos. Na manhã desta quarta-feira retornamos ao local, acompanhados pelo prefeito, e constatamos o descumprimento – explicou o presidente da AMAR, lembrando que a Petrobrás chegou a abrir um processo solicitando o alvará, mas o mesmo ainda não foi concedido pela Prefeitura de Resende.

Fonte: Jornal do Meio Ambiente 23/04/2207

CFagundes disse...

Tem muito isso de ser perseguido por causa de publicações aí no Acre também? Que coisa...
Esse pessoal que persegue não tem noção mesmo. Será que não conhecem a tal da Internet e a tal da hipermídia? Aqui se peida, aqui se cheira. Que se familiarizem logo com os novos tempos, isto aqui é um grande elevador. E quem persegue desce, sempre.