terça-feira, 20 de março de 2007

RADIOBRÁS NO DEBATE

Cimi teme danos ambientais e sociais com exploração de petróleo e gás na Amazônia

Thayara Martins

O coordenador do Conselho Indigenista Missionário (Cimi) na Amazônia Ocidental, Charles Falcão, disse hoje ser contrário aos estudos que a Petrobras pretende realizar para identificar petróleo e gás natural no Acre. A empresa, explicou, deverá pesquisar a área que vai de Juruá a Alto Purus, onde estão concentradas terras indígenas, na fronteira com o Peru.

Falcão explicou que podem ocorrer, com essa exploração, impactos ambientais e sociais na vida das comunidades ribeirinhas e dos povos indígenas. E citou a degradação das nascentes dos rios e as migrações "que poderiam causar grandes danos sociais".

Segundo o coordenador, a Câmara dos Deputados aprovou verba para novos estudos a partir da iniciativa do senador Tião Viana (PT-AC), que considera o momento econômico favorável para a exploração do petróleo. O recurso aguarda liberação da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP).

O presidente da Federação das Indústrias do Acre, Francisco Salomão, disse ser favorável à exploração de petróleo e gás natural, porque "os beneficios para o estado são inumeros, principalmente a geração de emprego". Ele acrescentou que "só a perspectiva de ter petróleo no estado gera um movimento grande, um investimento da ordem de R$ 27 milhões".

Para Salomão, os danos ambientais serão pequenos porque a exploração do petróleo é concentrada. Em relação aos povos indígenas, o presidente da Federação disse acreditar que, como proprietários, eles receberão uma parte do que for retirado de suas terras.

A Constituição Federal não permite a sondagem para verificar a existência de petróleo em área indígena, mas existem no Congresso Nacional propostas para regulamentar as atividades nessas terras.

Thayara Martins é repórter da Rádio Nacional da Amazônia. O residente da Fieac fala algumas abobrinhas. Imensos lucros, pequenos prejuízos, pois "concentrados". Mas concentrados onde? Na floresta e na terra de gente que mora ali. É bom fazer o bolo crescer para depois distribuir, como diz o velho Delfim Neto. O problema é que os ingredientes desse bolo são recursos naturais e formas de vida de povos que habitam na floresta, em terras a eles asseguradas pelo governo federal. Índios como "proprietários" de suas terras? As terras dos índios são patrimônio da União. Não há hoje legislação que contemple essas atividades em terras indígenas e a realização dessas atividades em unidades de conservação integral é expressasmente proibida pelo SNUC. O senador Tião Viana considera o momento econômico favorável para a exploração do petróleo? Por que? Será por que está em gestação no governo federal o projeto de lei que pretende abrir as terras indígenas à exploração mineral? É com base nessa legislação que pretende-se construir consensos no Acre, para viabilizar a abertura das terras indígenas à prospecção e exploração de petróleo? Ou pretende-se construir os consensos, às pressas mesmo, para que as condições para essas atividades nas terras indígenas do Acre estejam dadas assim que legislação for aprovada? Leia mais na Agência Brasil.

Nenhum comentário: