segunda-feira, 19 de março de 2007

É LINDA!


O Ministério Público do Acre deveria exigir e o governo do Acre deveria explicar o fato de a Biblioteca da Floresta Ministra Marina Silva permanecer fechada desde que foi inaugurada com pompa, em dezembro, pelo então governador Jorge Viana.

Localizada no Parque da Maternidade, foi anunciada como um dos maiores complexos para estudos e pesquisas sobre a sustentabilidade, com mais de 1,8 mil metros quadrados de área construída e capacidade para mais de 40 mil livros e materiais didáticos.

Possui auditório, museu e centro de estudos, mas foi inaugurada com computadores da Uninorte, uma faculdade particular, que se viu obrigada a fechar sua biblioteca por mais de uma semana para atender ao improviso governamental.

Um trabalhador informou que os equipamentos já foram devolvidos e que a conclusão da obra deverá demorar pelo menos mais um mês.


O prédio de três andares utiliza acabamento em madeira. Como tudo no Acre é pretensamente referência, disseram que a biblioteca será referência na pesquisa científica em sustentabilidade na Amazônia.

Para ser isso - o que seria muito importante - precisa ter junto um grupo de pesquisadores, um projeto com recursos para que isso aconteça. Não é o que se vê com a biblioteca fechada.


Jorge Viana bem que poderia ter deixado o sucessor Binho Marques inaugurar a biblioteca quando estivesse realmente concluída. Até porque Binho Marques sempre foi o maior amigo de Marina Silva na política. Mas no final de sua gestão havia solenidade de inaguração dia e noite.

Alguém pode dizer que isso não vem ao caso, mas a observação se faz pertinente porque Jorge Viana optou por ignorar todas as leis que proíbem a utilização do nome de pessoas vivas em obras públicas. Além de Marina Silva, foram homenageados João Donato, Glória Perez, Armando Nogueira...


Não adianta nada eu ou quem quer seja ver problema nessas coisas, honestamente, pois Jorge Viana realmente queria fazer coisas correndo antes de deixar o governo.

O problema agora é saber qual o projeto técnico que existe junto com o belo monumento. E isso deveria estar sendo cobrado pela sociedade para funcionar desde a inauguração da obra.

Leia mais no Congresso em Foco.

6 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns Altino, vc expressou o que muitos acreanos estão com vontade e não sabem como. Primeiro, é um absurdo inaugurar algo que não está pronto, e esse foi o retrado do último mês do Jorge Viana no governo. Outro grande absurdo, que para mim, o maior de todos,é a maneira como são usados os critério para dar nomes a espaços, logradouros públicos. Pois, quando queremos colocar nomes em áreas de lazer/esporte, ou em ruas de pessoas que contribuiram de forma significativa com alguma comunidade, como forma de reconhecimento de sua dedicação para aquela comunidade não é permitido,nos obrigando a colocar nome de pessoas que já faleceram, mas que nem sempre tiveram realmente alguma contribuição. Mas quando os nossos representantes se acham no direito de colocar o nome de seus amiguinhos, esses critérios passam a não mais existir.

Anônimo disse...

Essa biblioteca com o nome de Ministra Marina Silva, da forma que está é uma homenagem que não condiz com a grandeza da homenageada. Acho também que esse "Ministra" é demais.Marina Silva, simplesmente,mas funcionado.

Anônimo disse...

Altino sem dúvida nenhuma a Biblioteca ficou muito bonita. Bem o prédio está praticamente pronto vem agora o mais dificil para o Binho (e secretários): adquirir acervo (livros, periódicos, jornais, revistas, enfim publicações diversas) em diversas linguas, treinar pessoas e comprar equipamento. Além disso será necessário um programa de computador específico para que as pessoas possam consultar o acervo e até mesmo reservar publicações e renovar emprestimos. Olha camarada sem considerarmos pesquisadores de outros países e estados no Acre temos gente demais já para utilizar a biblioteca: estudante de primeiro e segundo grau, estudantes da UFAC da graduação e da pós(o acervo da biblioteca da UFAC é vergonhoso, assim como o acesso ao mesmo), estudantes das universidades e institutos particulares e estudantes da escola da floresta (espero não ter esquecido ninguem...). Ah tem os pesquisadores da Embrapa, técnicos de diversas ongs e de orgãos públicos com interesse na área!!! Apesar da beleza a construção do prédio foi um desafio "menor" perto do que é coloca-la funcionando com todo o potencial que ela tem. O Binho "é o cara" da Educação, vamos ver como ele se sai?

Anônimo disse...

Concordo com quem critica o nome da Biblioteca (biblioteca da floresta já é bonito). Modo antigo de fazer politica (como inaugurar sem estar pronto para ser entregue ao público). A Marina Silva, que merece tanto, não merecia isso. E' só ir na Bahia, no Maranhão, em todo o Nordeste, e ver os nomes do parentes, do filhos, dos amigos. Coisa de ACM, Sarney e outros. Mais feio ainda colocar o cargo, que é transitório. Pessoal do governo da floresta: está em tempo ainda de acabar com esse mau gosto politico. NN na paz no bem

Anônimo disse...

Venham ver então o Hospital (em inglês e só pra inglês ver) Regional do Alto Juruá. Dia 25 de setembro foi inaugurado o elefante branco de um "ex?"-senador-prefeito etc... Ainda um elefante branco e sem alma! Depois mando a foto pra Altino publicar! Quem for inglês... q veja com os próprios "óleos"!

Anônimo disse...

As pessoas só devem criticar algo quando estaõ aptas para faze-lo. Antes de mais nada, gostaria que soubessem que a biblioteca está passando por todo um processo de seleção para que sejam reservados aos pesquizadores livros de boa qualidade,e um atendimento excelente. Tanto para os funcionarios, quanto para o ex governador Jorge Viana não importa o nome que deram a biblioteca, e sim a qualidade de ensino que ela irá oferecer a todos, essa foi a forma que ele encontrou de omenagiar esta MULHER que tanto tem contribuido com o bem estar do povo acreana, e que merece mais que ninguem ser homenageada desta forma.