segunda-feira, 19 de março de 2007

BEM NA FOTO

Destaque para o comentário da antropóloga Mary Allegretti em relação à foto que ilustra o post "Na luta".

Caro Altino


Muito legal essa foto. Éramos jovens e corajosos e coerentes. Apesar do custo, bastante alto, é legal olhar a foto e se identificar com ela, depois de quase vinte anos. Significa que continuamos os mesmos, mais sábios e mais experientes.

Parabéns pela sua determinação em manter aceso o debate sobre petróleo em terras indígenas e áreas protegidas.

Não me parece que nem o governo do Acre e nem a sociedade acreana vão permitir que uma decisão seja tomada sem medir muito bem as consequências.

Esse não é um debate novo, ao contrário, para nosso benefício, existem muitas experiências nos países vizinhos da bacia amazônica que podem nos inspirar.

Abraço, Mary Allegretti

Leia o blog de Mary Allegretti. Ela, o antropólogo americano Steve Schwartzman e o diretor e produtor inglês de documentários Adrian Cowell foram as pessoas que mais contribuíram para a projeção internacional do líder sindical e ecologista Chico Mendes.

4 comentários:

Anônimo disse...

Caríssimos Altino e Mary,

Ambos estão de parabens por contribuirem com um amplo debate sobre assunto tão importante. Tenho acompanhado a luta do povo Huaorani que vive em território indígena no Parque Nacional Yasuni, no equador onde, além de outras empresas e grupos estrangeiros, atua a nossa Petrobrás. Os índios têm denunciado a destruição ambiental e os prejuizos sociais e culturais pelos quais estão passando. A situação é muito grave e no parque ainda vivem outros três povos: Quíchuas, Tagaeri e Taronani, sendo estes dois últimos isolados espontaneamente.
Há muita dificuldade quando a questão é posta de forma a colocar os ambientalistas e os indígenas e indigenistas como se fossem oposição ao progresso. Quando achamos que um povo de cultura milenar, ou povos, devem ser extintos para dar lugar ao desenvolvimento, de fato assinamos o contrato com a barbárie e nos declaramos contra a humanidade.
O que temos visto, em nome do desenvolvimento, é etnocídio. As pessoas de boa vontade precisam se unir na defesa da humanidade. Temos que "civilizar" os egoístas que defendem o desenvolvimento (de poucos e o deles) a qualquer custo.

Bom trabalho

Lindomar Padilha

Anônimo disse...

Oi Altino,

fico tao triste ao acompanhar as notícias do seu blog. Espero que toda a esperanca que foi plantada no governo do Jorge Vianna, consiga sobreviver sob estes novos tempos. Parabéns a você e todos que lutam e sempre lutaram por um Acre justo.

Anônimo disse...

Mary, saúde e prosperidade nas lutas pela defesa da nossa biodiversidade.

Anônimo disse...

As pessoas só devem criticar algo quando estaõ aptas para faze-lo. Antes de mais nada, gostaria que soubessem que a biblioteca está passando por todo um processo de seleção para que sejam reservados aos pesquizadores livros de boa qualidade,e um atendimento excelente. Tanto para os funcionarios, quanto para o ex governador Jorge Viana não importa o nome que deram a biblioteca, e sim a qualidade de ensino que ela irá oferecer a todos, essa foi a forma que ele encontrou de omenagiar esta MULHER que tanto tem contribuido com o bem estar do povo acreana, e que merece mais que ninguem ser homenageada desta forma.