sexta-feira, 2 de março de 2007

A HORA DO CIDADÃO

Registre agora reclamação contra a Brasil Telecom


O Ministério Público do Acre, por meio da Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor, abriu hoje procedimento investigatório administrativo contra a Brasil Telecom, que é a única prestadora do serviço de acesso à internet por banda larga no Estado.

A deputada Perpétua Almeida (PC do B) apresentou ao procurador-geral do Ministério Público, Edmar Monteiro, um relato sobre a precariedade dos serviçõs telefônicos. A mobilização é para que a Brasil Telecom seja responsabilizada pelas constantes interrupções de seus serviços.

A empresa costuma alegar que a queda do serviço de banda larga decorre do rompimento do cabo de fibra ótica, sobrecarga de sistema, incapacidade operacional e intempéries metereológicas. Milhares de usuários estão descontentes com a falta de qualidade do serviço pago, além da ausência de informaçõoes e atendimento adequado.

O Acre presencia um momento favorável ao seu desenvolvimento, onde as condições beneficiam a instalação de vários empreendimentos comerciais e industriais, pois o Estado é a única via de acesso brasileiro ao Oceano Pacífico.

A deputada assinalou que a sociedade discute amplamente opções de inclusão digital, desenhando um futuro onde a comunicação via internet possa fazer parte do cotidiano, garantindo segurança de transações financeiras, incentivo à pesquisa, ampliação dos conhecimentos culturais.

- Quando observamos os serviçõs da Brasil Telecom, parece-nos que a empresa não tem essa compreensão. Se a banda larga tem estes problemas, ao ampliarmos nosso olhar para a telefonia fixa e celular, de uma camada social mais ampla, detectamos o total desrespeito da prestadora de serviços para com o povo acreano - afirma Perpétua Almeida.

A deputada já havia protocolado junto à Comissão de Fiscalização Financeira e Controle da Câmara solicitação para que a empresa tenha seus contratos minuciosamente avaliados, inclusive pelo Tribunal de Contas da União. Ela está agendando audiência com a direção da Agência Nacional de Telecomunicações, onde fará a mesma solicitação.

Uma representante do Procon revelou durante a reunião que até hoje apenas um usuário no Acre fez reclamação no órgão contra a Brasil Telecom por causa da precariedade do serviço de banda larga. O cliente exigiu da empresa a devolução do pagamento de três meses que ficou sem acesso a internet.

ATENÇÃO
A Promotoria de Justiça de Defesa do Consumidor vai começar a coletar as queixas de todos os usuários, o que poderá resultar numa ação civil pública e na quebra do monopólio da operadora. Mas para isso é importante que os usuários se manifestem.

O Ministério Público está disponibilizando o disque-denúncia 0800-970-2078. As reclamações também podem ser feitas via web no site da Promotoria Especializada de Defesa do Consumidor. Os usuários devem se identificar, indicando telefone, endereço e e-mail para contato.

- Nós vamos orientar a todos individualmente - garantiu a promotora Alessandra Marques.

Seja cidadão! Relate seus transtornos e prejuízos agora ao Ministério Público.

9 comentários:

Alexandre Viana disse...

Eu já fiz a minha denúncia online, vamos ver se funciona, e se esse movimento vai pra frente. Chega de monopólio, preços altos e má qualidade. Quando "cabo quebr" o Acre fica no escuro... isso nao pode acontecer.

Anônimo disse...

Parabéns pro blog do Altino. Tá provando que a melhor coisa é o jornalismo servir aos cidadãos. Ele é um dos poucos que tem criticado a operadora. Também já fiz minha reclamação. Importante que mais gente fçaa o mesmo.

Anônimo disse...

Está de parabéns Altino pelo esforço em melhorar a vida de todos. apesar que faz bastante tempo que não tenho problemas com a BRTelecom, tenho de justo com a operadora pelo menos desde a instauração do serviço adsl (na qual utilizo o serviço) só mesmo quando o velho cabo de fibra ótica quebra embaixo de rio.. ou de uma rocha onde demora 2 dias para achar o cabo e mais 2 para consertar.

Anônimo disse...

Caro Altino,
O espanto me tomou neste dia quando recebi o meu carnê do IPVA.
Em 2006 paguei o IPVA do meu carro, um pálio 2002, algo em torno de R$ 200,00, incluindo licenciamento e seguro obrigatório. Pra minha surpresa, este ano o valor total do IPVA, com Licenciamento e Seguro Obrigatório, veio exatos R$ 404,00.
Como pode isso, o carro ficou um ano mais velho e o Imposto 100% mais caro?
O que mais me intriga é o fato de não ver justificativas para o escandaloso aumento.
A grande maioria das ruas continua sem qualquer sinalização e com condições de trafegabilidade precárias. Existem em Rio Branco dezenas de cruzamentos perigosos, como o que ocasionou o acidente que vitimou um casal de irmãos no início desse ano na rua Silvestre Coelho, onde no local não existia qualquer sinalização, como placa de PARE ou os famosos “olhos-de-gato”. Faixas nas ruas é artigo de luxo encontrado apenas nas principais avenidas e obras inauguradas pelo Governo da Floresta, mesmo assim são feitas de forma inadequada, já que durante a noite ou chuva são imperceptíveis aos olhos humanos.
Os buracos, quando consertados, são tapados na grande maioria com barro, o que provoca enormes transtornos já que quando chove vira “lamaçal” e quando faz sol vira “pueiral”, causando problemas, inclusive de saúde, nos que vivem por perto.
Eu gostaria de ver alguma matéria sua levantando o que foi realmente feito com o dinheiro dos IPVA’s arrecadados pelo Governo, já que eu como cidadão não vou ver isso feito jamais por qualquer veículo de comunicação impresso do nosso Estado, pelo menos não nesse Governo.
Se isso ocorresse em qualquer País da Europa ou nos EUA com certeza o povo iria pra rua manifestar seus interesses, aqui tudo isso acontece e a gente na fica sentado na frente da televisão assistindo a novela.

Anônimo disse...

Seu blog é diferente dos demais pelo dinamismo. Manda outra que essa já li.A foto também não é bonita prá gente ficar toda hora se deparando com as pernas da doutora.

Anônimo disse...

Ah! seu anônimo, porque tanta maldade? Até que as pernas da doutora não são
tão feias. Fale da barriga do doutor ou da fat dona
deputada Perpétua tambem.

Anônimo disse...

na pressa acabei 'engolindo' algumas palavras..

onde se lê:
"tenho de justo com a" na terceira linha do meu comentário
leia-se: "tenho de ser justo com a"

PS: acho tão feio esses Anônimos que morrem de medo de dar as caras com seus comentários rídiculos e de pessoas baixas, devem ser miss e mister's universo :)

Anônimo disse...

O que não é bonito é a foto, quanto as pernas, barrigas e bustos,dependendo do ângulo pode até ficar interessante.Assim como o Marcel acha feio esses anônimos, nós anônimos já não concordamos,as vezes somos até um primor.Para tranquilizar os que têm nome e sobrenome, lhes digo que sou a terceira estátua da esquerda prá direita de quem vem do Mercado Velho.Agora que já somos conhecidos,um abraço do amigo.

Francisco de Assis Morais da Costa disse...

Oi Altino.
Sou amigo do Zé Murilo jr, trabalho em Brasília no MMA com o tema da Universidade da Floresta e com a Comunicação Ambiental. Gostaria que você desse uma olhada no blog que estou iniciando, e se possível fizesse seus comentários: www.radioverde.blogspot.com

um abraço

Francisco