quarta-feira, 14 de fevereiro de 2007

PETRÓLEO E GÁS NO ACRE

Do jornalista Antonio Alves, assessor especial do governador Binho Marques (PT), a respeito da emenda de R$ 75 milhões ao Orçamento Geral da União, de autoria do senador Tião Viana (PT), para que a Agência Nacional do Petróleo desenvolva estudos de prospecção de gás e petróleo na fronteira com a Bolívia e Peru:

- Como cidadão é meu dever calar caso encontrasse petróleo em minha terra. A exploração de minério e petróleo, que enriquece as corporações, tem deixado apenas um rastro de destruição social e ambiental no planeta.

Impressionante que a Fundação SOS Amazônia, dirigida por Miguel Scarcello, não tenha ainda se manifestado sobre a questão, pois a organização tem atuado em defesa da conservação do Parque Nacional da Serra do Divisor, na fronteira Brasil-Peru, onde pode existir o petróleo do Acre.

O antropólogo Marcelo Piedrafita em carta a este blog já advertiu sobre os riscos a que estão expostos povos e a natureza com a exploração de petróleo do lado peruano. Leia aqui.

Um comentário:

Anônimo disse...

Essa tal prospecção de 75 milhões é a maior contradição do Governo da Floresta.Será que é por isso que o governador já quer ir para o rio do Breu?Marcelo,Antônio, Miguel, vocês precisam de canais mais potentes pra exporem suas opinões a respeito do assunto. Quais? Os movimentos indígenas,as organizações ambientais internacionais. Esqueçam o Senador de vocês, ele pirou de vez.A Marina ainda não falou nada sobre o assunto.O mundo preocupado com o aquecimento do planeta,e aqui na floresta uma prospecção para piorar a situação.SOS!