segunda-feira, 29 de janeiro de 2007

HAJA LEXOTAN!

O governador Binho Marques (PT) pode anunciar na sexta-feira os nomes do novo secretariado. Os secretários terão fevereiro para compor suas respectivas equipes e dar resposta à demanda reprimida desde que Jorge Viana deixou o governo.

A expectativa é grande entre quase 6 mil pessoas que ocupavam cargos comissionados, exerciam funções gratificadas ou atuavam em grupos de trabalho. A totalidade não será mais readmitida.


Ainda parece distante o sonho de o Acre suplantar o extrativismo dos cargos na máquina pública pelo extrativismo sustentado da floresta.

Mais de R$ 5 milhões deixaram de circular no Acre neste mês em decorrência do "cavalo-de-pau" que o governador Binho Marques decidiu aplicar na máquina administrativa para reduzir o inchaço com gasto de pessoal.

- Nunca vi um janeiro tão sem movimento quanto esse - disse ao blog o proprietário do motel mais chique e frequentado de Rio Branco.

Uma amiga comentou que isso até pode implicar em queda na taxa de natalidade e de gente traída, mas não livra os acreanos da forca.

O repórter César Negreiros, do jornal O Rio Branco, revelou neste final de semana que pelo menos 70% dos servidores públicos estão endividados no sistema de empréstimo consignado com desconto em folha.

E o Carnaval? Promete ser o Carnaval da Saudade, tendo o ex-governador Jorge Viana como o grande homenageado da festa.

Governo do Acre pra valer só a partir das águas de março. Haja Lexotan, sobretudo para os proprietários dos veículos de comunicação.

Binho Marques já deixou claro que não suporta ser bajulado, mas a imprensa acreana não sabe fazer outra coisa quando se trata de um governador.

Não acredito que tenhamos que conviver nos próximos quatro anos com o esquema da "matéria paga", embora seja tradição acreana usar jornais e jornalistas em sórdidas reportagens institucionais.

É quase certa a extinção da Secretaria de Comunicação, criada para concentrar uma multidão de profissionais à disposição do governador. Já era assim quando era Assessoria de Imprensa.

Todos os veículos de comunicação do Acre foram criados e são alimentados com verba pública. A corrupção chegou ao ponto de pagar rotativa de jornal com empenho da Secretaria da Fazenda.

Existe até o caso do governador que comprou uma impressora na Alemanha em nome de um "laranja". Ao ser assassinado, a viúva fracassou ao tentar reaver o patrimônio que o marido havia adquirido com verba do esquema PC Farias.

A farra com verba pública da mídia tem servido basicamente para financiar o mau gosto e a extravagância das famílias dos sócios das empresas de comunicação.

Alguns diretores já perceberam que a relação de suas empresas com o governo estadual vai mudar na gestão de Binho Marques. Um dirigente de emissora de TV aconselhou sua equipe a buscar (algo inédito no Acre) o patrocínio da iniciativa privada.

Outros veículos também já começam a refazer metas. Quem sonhava expandir terá que reduzir. As empresas podem alegar que prestam algum serviço, mas o governador já sinalizou que não será nada paternal.

Haja Lexotan!


Assistam ao vídeo no qual o jornalista Antonio Alves faz uma análise na medida da imprensa acreana.

6 comentários:

Anônimo disse...

Altino querido!Que saudade! Adorei o visual do blog. Acho, porem, complicado participar pois não consigo enviar a mensagem. Sou analfa no assunto lembra? Mas este post do lexotan está divertidíssimo. O vídeo do Toinho esparrama pra todo mundo, inclusive a bancada do Acre. Hahaha, gente mais corajosa! Atrevidos, senhores de si, igual aos conquistadores dessa terra. Deus Proteja!Bjo.Estou de volta.Mara Moreira.

ALTINO MACHADO disse...

Mara,

você nem é tão anta assim, viu? Seu comentário chegou. Mas aproveito a oportunidade para dizer 'as demais antas: para enviar comentário, escolha a opção OUTRO, escreva o nome e a mensagem; e clique em "publicar comentário". Bem, se eu tivesse medo, nao teria escolhido o Acre para nascer. Um beijo e um abraço pra voce e Mag.

Anônimo disse...

Toinho, Altino,
Não precisam ir pra Bolívia não.
Passem pela Inglattera- graças à IMPRENSA de vez em quando cortam a
cabeça de um aqui - que sejam poderosos, amigos influentes do
Governo, ligações com a corrupção é que nem aquele provérbio popular:
"Mentira tem pernas curtas". Sai tudo na IMPRENSA, gostem ou
não...Acho formidável esse diálogo na terrinha. Assim quem sabe vai
abrir a chance aos jornalistas independentes? Mas gente, a LIBERDADE
de imprensa não é só estar do "contra" ou "derrubar"... Ajuda a
construir e a reflechir- diferentes opiniões, ponto de vista. Viva a
Liberdade de expressão , sim! Contem comigo. Posso até servir como
uma "Laranja" do bem, se for o caso, se minha posição "geográfica"
for viável. Blog é atualidade- melhor um jornal ONLINE! Mas acho que
Altino está indo nesse rumo com o website Aquiry... desejo sucesso
para vcs na jornada.

Bjs

Anônimo disse...

Caro Altino,

Isso se chama sanear a máquina pública. Lembremos que a comunicação governamental pode ser a grande vilã em um governo, cegando a população para os defeitos de um governante e de sua equipe. Vide o estado do Pará, onde o governo do PSDB gastava mais em propaganda do que o estado de São Paulo! Além disso, lá um grande grupo de comunicação recebeu durante 12 anos mais de R$ 30 milhões para usar as antenas da TV estatal. A procuradoria geral do estado acaba de suspender o “convênio” indecente.

Binho está certo em expurgar os parasitas da máquina pública. Empresário bom é aquele que anda com as próprias pernas e ainda dá uma força para o governo. O contrário sempre tende para a usurpação de quem merece mais, que é a população carente. A população com certeza vai agradecer quando a saúde, educação e segurança receberem maior atenção do que os grupos de mídia local.

De que adianta existirem milhares de funcionários comissionados, gratificados e em grupos de trabalho se os resultados em algumas áreas estratégicas não são dos melhores? Daí a idéia de Binho em realizar os concursos para as mais diversas áreas e também criar novos cargos para a gestão pública. Isso foi o primeiro passo. O segundo, acredito eu, vai ser preparar esses funcionários para realizar de forma eficiente e produtiva suas tarefas.

Entretanto, queremos agora um comércio lucrando alto ou uma rede de hospitais humanizados, bem aparelhados e com excelentes médicos? Ou ainda, queremos agora um “carnaval das arábias” ou escolas com professores formados e bem capacitados? Queremos agora boas delegacias e policiais treinados, educados ou continuarmos a ver a high society acreana, aquela sustentada pelos contratos com o governo de férias em paraísos turísticos?

Obrigado por ter publicado meu comentário sobre a transição. É irônico, mas precisamos lembrar que o Acre fica na Amazônia. Por isso, grande parte do planejamento regional deve ser feito levando-se em consideração o período chuvoso. A transição que vai até março está atrapalhando a execução e o planejamento em alguns setores do governo, pois atividades que deveriam ser realizadas no período seco terão de ser feitas no chuvoso.

Seria muito, após a eleição de Binho, reunir os secretários e pedir que nos dois últimos meses do ano passado cada um fizesse um relatório de transição? Com certeza isso evitaria muitos problemas que agora teremos que enfrentar daqui alguns meses. Entretanto, Jorge Viana sugou seus secretários no final do governo para poder inaugurar suas obras de despedida.

Abraços.

Anônimo disse...

Altino. Gostei muito do novo visual do Blog, mas confesso que senti saudades da tua fotografia. Ai, ai, o caso é sério.To com saudades da foto do acreano. Como queria dizer o Antonio, a liberdade é coisa séria. felicidades nn na paz e no bem

ALTINO MACHADO disse...

Caro NN: o blogger estava a exigir uma atualização. E quando a fiz o template anterior perdeu alguns comandos. O jeito foi remover e instalar esse oferecido pelo blogger. Bem, eu gosto do template anterior, sobretudo por causa daquela foto na qual estou parecendo gente. Vou esperar meu amigo José Murilo ter tempo para providenciar um novo "leiaute". Como a coisa é séria, fique tranquilo, pois a sua (minha) foto será providenciada. Que bom que voce deixou Janjao de lado e passou por aqui. Forte abraço