sexta-feira, 12 de janeiro de 2007

DE PLÁCIDO E UIRAPURU



Altino querido, acabo de saber que nosso Plácido de Castro vai ser homenageado em Brasília, no Panteão dos Heróis Nacionais, no próximo dia 24 de janeiro! 100 anos depois, que seja, mas ele começa a ter a visibilidade e o reconhecimento que merece!

Beijos orgulhosos

Gloria Perez

Glória querida, por aqui o governador Binho Marques se sensibilizou com a sugestão feita por Dalgas Frish para que designe como nossa ave símbolo o uirapuru verdadeiro, que só existe nas florestas do Acre. Menciono isso ao saber hoje que o senador Arthur Virgílio (PSDB-AM) quer que o cupuaçu seja a fruta nacional. O projeto dele aguarda exame da Câmara. O cupuaçu, que é uma fruta nativa da Amazônia, pertencente à família do cacau, é usado na fabricação de doces, sorvetes e chocolates. "Ao declarar o cupuaçu fruta nacional, pretende-se destacar um componente da biodiversidade nacional ainda desconhecido por grande parte da população brasileira, atentar para os benefícios gerados pela exploração sustentável dos recursos biológicos do país e cristalizar a idéia de que só se consegue proteger o que se conhece", argumenta o senador. Bem, quando, a partir da minissérie "Amazônia", todo o Brasil ouvir o canto do uirapuru verdadeiro, em registro sonoro feito por Dalgas, no Seringal Bagaço, em Rio Branco, em 1962, tenho certeza que todos ficaremos encantados.


Gloria Perez
- Recebi o mail do Dalgas e concordo com ele sobre o uirapuru! Estou nessa campanha junto com vocês. Ah, o canto do uirapuru verdadeiro será mostrado com destaque numa cena marcante entre Bento e nossa Ritinha (Brenda Haddad)!

Alceu Ranzi - Em 1973, o centenário de nascimento de Plácido de Castro (09/12/1873) foi comemorado no Acre. Ente outras atividades, o Prefeito de S. Gabriel (RS) esteve em Rio Branco e foi lançado um selo comemorativo pelos correios. No próximo ano, a morte de Plácido, completará um centenário(09/08/1908). A data merece ser lembrada. Seria a hora de realizar o julgamento dos acusados do assassinato. O julgamento, por júri popular, é um projeto do desembargador Arquilau de Castro Melo. A foto que ilustra este post é de autoria do Cel. Fawcett, durante estada na sede do Catapará em 1907.

5 comentários:

Anônimo disse...

Em 1973, o centenário de nascimento de Plácido de Castro (09/12/1873) foi comemorado no Acre. Ente outras atividades, o Prefeito de S. Gabriel (RS) esteve em Rio Branco e foi lançado um selo comemorativo pelos correios.
No próximo ano, a morte de Plácido,completará um centenário(09/08/1908). A data merece ser lembrada. Seria a hora de realizar o julgamento dos acusados do assassinato. O julgamento, por júri popular, é um projeto do Desembargador Arquilau de Castro Melo.
A foto que ilustra este Post é de autoria do Cel. Fawcett, durante estada na sede do Catapará em 1907.

Anônimo disse...

Recebi o mail do Dalgas e concordo com ele sobre o uirapuru! estou nessa campanha junto com vocês.
Ah, o canto do uirapuru verdadeiro será mostrado com destaque numa cena marcante entre Bento e nossa Ritinha (Brenda Haddad)!

Anônimo disse...

Onde será que pode-se encontrar fotos antigas de pessoas da época da revolucao? Gostaria de encontrar fotos de meu bisavô.

Anônimo disse...

Muito legal essa campanha. Eu dou meu voto a favor e vou procurar mobilizar mais gente. Apesar de ser mineiro e não conhecer o Acre gostei muito da iniciativa. Se precisarem tenho alguns Uirapurus desenhados. Sou publicitário e a pouco tempo fiz uma série de ilustrações do Uirapuru. Acharia muito bom poder participar se possível. Parabéns a todos pela atitude de tornar um pássaro tão raro e pouco visto em o pássaro símbolo do Acre.

Uirá Hans.

Anônimo disse...

Caro Altino,

Grande idéia esta de do Dalgas Frish de designar po uirapuru ave síbolo do Acre. Meu pai tinha o long-play com os cantos das aves do Brasil do Dalgas e entre ela o canto belíssimo do uirapuru. Perdi o disco nas andanças da vida. A nossa Fundação Elias Mansour poderia reeditá-lo. Que tal abrimos uma manifestação dos acreanos de Brasília no dia 24 com um abaixo-assinado de apoio a esta idéia. Me disponho a ajudar.

Um abraço,
Tancredo