quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

DAN JACCOUD MACHADO



Eu tinha vinte e tantos anos quando li no Gênesis que Raquel não dava filhos a Jacó, teve inveja de sua irmã e ainda dizia que ia morrer se o homem não lhe desse filhos.

- Estou eu no lugar de Deus, que te impediu o fruto de teu ventre? - indagou Jacó.

Raquel apresentou a Jacó a serva Bila e pediu que coabitassem, para que a serva tivesse filhos por ela. Barriga de aluguel no começo do mundo. Possuída por Jacó, Bila concebeu e deu um filho.

- Julgou-me Deus, e também ouviu a minha voz, e me deu um filho; por isso chamou-lhe Dan - disse Raquel.

Mais adiante, o Gênesis afirma que Dan julgará o seu povo, como uma das tribos de Israel.

- Dan será serpente junto ao caminho, uma víbora junto à vereda, que morde os calcanhares do cavalo, e faz cair o seu cavaleiro por detrás.

Achei a história interessante, o nome uma potência sonora e prossegui com a leitura até Deuteronômio, quando, antes de morrer, Moisés abençoa os filhos de Israel.

- Dan é cria de leão; que salta de Basã - disse o velho profeta.

Na noite de 17 de janeiro de 1987, quando o moço da foto nasceu, sua carinha realmente já parecia com a de tigre ou leão. Além de sonoro, acho que Dan é denso, charmoso, incomum, fácil e dócil.

Depois aprendi que cada mês do ano judaico tem uma letra do alfabeto hebraico, um signo do zodíaco, uma das doze tribos de Israel, um sentido e um membro controlador do corpo que correspondem a ele.

Os sábios ensinam que aos dez anos de idade uma criança "pula como um cabrito." A natureza lúdica de saltar para cima e para baixo "como um cabrito" reflete um estágio importante no processo de crescimento.

Dan significa "julgar". "A retificação de Dan é seu engajamento na batalha da ira sagrada contra a ira do mal".

Feliz 20 anos, Dan.

24 comentários:

Anônimo disse...

Pai, muito obrigadoo!
Te devo tanto...
Abração!!

Anônimo disse...

Por nada, filho. Então também te devo tanto. Mas na verdade não devemos nada um ao outro. É a vida.

Anônimo disse...

Dan,

Parabéns pelos 20 anos. Você é um cara bacana, cheio de vida e alegria.

A gente se encontra por ai.

Sandro

Anônimo disse...

Caro Dan, não tenho autoridade e conhecimentos suficientes para aconselhar um jovem que tem o pai que você tem. No entanto me reservo o direito de presentea-lo hoje com algumas frases interessantes de Tich Nhat Hahn, monge budista do Vietnã.

Parabéns e vida longa!

"Não adorarei e não me vincularei a nenhuma doutrina, teoria ou ideologia, mesmo o budismo. Considero todo sistema de pensamento um guia ao longo da vida, e não considero nenhum deles como a verdade absoluta.
Não acreditarei que a consciência que atualmente possuo seja a verdade absoluta e imutável. Não terei uma mente estreita, ligada às minha opiniões atuais. Praticarei o não-ligamento às opiniões para permanecer aberto ao ponto de vista dos outros; A verdade se encontra na vida, não nas noções intelectuais; Me manterei sempre disponível a aprender da vida, observando constantemente a realidade em mim mesmo e no mundo.
Não constringirei com nenhum meio outra pessoas, inclusive as crianças, a adotar as minhas opiniões, nem com a autoridade, nem com a ameaça, o dinheiro, a propaganda e muito menos com a educação. Em vez disso, através do diálogo compassivo, ajudarei os outros a abandonar o fanatismo e o fechamento mental.
Não evitarei o contato com o sofrimento, não fecharei os olhos diante da dor. Não perderei nunca a consciência de que o sofrimento é ainda presente no mundo. Procurarei estar próximo a todos aqueles que sofrem, com todo tipo de meios: contatos pessoais, visitas, imagens, sons. Assim acordarei a mim mesmo e os outros à realidade do sofrimento no mundo.
Não acumularei riqueza enquanto milhões de homens sofrem de fome. Não colocarei como objetivo da minha vida a fama, o lucro, as riquezas ou o prazer dos sensos. Viverei de modo simples, compartilhando tempo, energia e recursos materiais com aqueles que estão necessitados.
Não alimentarei raiva e ódio. Apenas raiva e ódio insurjam, praticarei a meditação sobre a compaixão com o objetivo de compreender profundamente a pessoa que os causou. Me exercitarei a olhar os outros seres com os olhos da compaixão.
Não me dispersarei nas distrações e nos múltiplos estímulos externos. Praticarei a meditação para recompor corpo e mente, para desenvolver a consciência, a concentração e a compreensão.
Não pronunciarei palavras que possam criar discórdia e causar fraturas na comunidade. Farei todo o possível para conciliar e resolver conflitos, inclusive o menor deles.
Não direi palavras mentirosas por interesse ou para impressionar os outros. Não pronunciarei palavras que causem divisão e ódio. Não difundirei notícias das quais eu mesmo não tenha a certeza. Não criticarei e não condenarei aquilo de que não sou seguro. Falarei sempre de modo verdadeiro e construtivo. Terei coragem de pronunciar-me abertamente em todos os casos de injustiça, também quando isso possa ameaçar a minha segurança pessoal.
Não usarei a comunidade para vantagem ou proveito pessoal, e não procurarei transformá-la num partido político. Enquanto membro de uma comunidade religiosa, assumirei no entanto uma firme posição contra a opressão e a injustiça, e me esforçarei para mudar a situação sem cair em conflitos partidários.
Não exercitarei uma profissão prejudicial aos homens ou à natureza. Não investirei dinheiro em atividades econômicas que privem outras pessoas de recursos vitais. Escolherei um trabalho em harmonia com a realização do meu ideal de compaixão.
Não matarei e não permitirei que outros matem. Me servirei de todos os meios para proteger a vida e prevenir a guerra.
Não me apropriarei daquilo que por direito pertence a outros. Respeitarei a propriedade alheia, mas lutarei para que ninguém se enriqueça provocando sofrimento aos homens e aos seres viventes.
Não maltratarei o meu corpo mas o tratarei com respeito, sem considerá-lo um simples instrumento. Conservarei as energias vitais (do sexo, da respiração e do espírito) para a realização do Caminho. Me absterei da sexualidade que não comporte amor e empenho recíproco. Considerarei os relacionamentos sexuais consciente do sofrimento que podem provocar. Serei plenamente consciente da responsabilidade de pôr no mundo novas vidas, e meditarei a respeito do mundo no qual pretendo fazer nascer novos seres".

Anônimo disse...

Deus te ilumine e te guie os passos, os seus e os de sua família.
Um beijo da fã.
Leila

Anônimo disse...

Aí, Dan, fica com um pedaço do meu tabaco que teu pai tem aí guardado, de presente. E um abraço.

Anônimo disse...

Parabens Dan que Deus te abençoe muitas felicidades.
beijos!

Anônimo disse...

Olá, Dan. Parabéns! Alegria hoje e para sempre, amém!

Anônimo disse...

Dan, não conheço vc, mas tenho uma filha da sua idade e sei o quando é bom vê-los crescendo - o corpo e a alma. E já que a festa começou aqui, nesse espaço virtual e livre, também te desejo toda a felicidade do mundo. Altino, eu não tinha vinte e tantos anos, apenas dezenove quando a Juliana nasceu. Cresci com ela, um misto de brincadeira e coisa séria que traz muito aprendizado e muita felicidade. O nome, não li em lugar nenhum, apenas alguém invisível me soprou no meu ouvido. Acho que ela mesma quando ainda era sementinha. É tão determinada que escolheu o próprio nome. Parabéns a vc também pelo filho.

Anônimo disse...

(por favor, desconsidere o primeiro comentário, fiz uma salada de me com meu)

Dan, não conheço vc, mas tenho uma filha da sua idade e sei o quando é bom vê-los crescendo - o corpo e a alma. E já que a festa começou aqui, nesse espaço virtual e livre, também te desejo toda a felicidade do mundo. Altino, eu não tinha vinte e tantos anos, apenas dezenove quando a Juliana nasceu. Cresci com ela, um misto de brincadeira e coisa séria que traz muito aprendizado e muita felicidade. O nome, não li em lugar nenhum, apenas alguém invisível soprou no meu ouvido. Acho que ela mesma quando ainda era sementinha. É tão determinada que escolheu o próprio nome. Parabéns a vc também pelo filho.

Anônimo disse...

Parabéns, Dan. Sejas abençoado de Deus! Na tradição dos Jejes, Dan é o grande serpente arco-íris que move o mundo. Vodum da riqueza e do movimento.Nào é legal a coincidência com a Biblia? O meu CD Primogenito termina com um canto dedicado a ele. Chama-se "tradição. "Peça ao Antonio Alves para copiar pra vc. Como presente. Abs nn

Anônimo disse...

Dan, eu só misturo tu com você quando já sou íntima.
Me diz, meu filho, a que horas começa o forró?
Vou colocar meu vestido de chita e uma flor bonita no cabelo. E, com um laço de fita, fico mais bonita!
Outro beijo para vc, para Raquel, Sara e para Jacó, seus pais.

Anônimo disse...

Oi, Dan, que a luz infinita dos seres divinos seja o seu farol-guia, nos caminhos da paz, do amor e das realizações pessoais e profissionais.
Lembra ainda de sua carta do Tarot? (eu não sei) Faz sentido pra você ?
Um grande abraço
Keilah

Anônimo disse...

Happy Birthday, Dan!

Anônimo disse...

Oi, conheço o Dan bem pouquinho, mas ele sempre me tratou com tanta gentileza que me sinto na obrigação de manifestar meus votos de pura harmonia e longevidade a ele!
Um beijo Dan (e Altino)!

Anônimo disse...

Muito obrigado a todos que vieram me parabenizar!
Quero agradecer aos que também nao vieram também!!
Galera, obrigado mesmo!
Não sei nem se eu mereço.
:D

Anônimo disse...

Feliz aniversário. Ser jovem é um privilégio, ser formoso um patrimônio, ser encantador es tua melhor virtude.
Que seu futuro seja marcado por realizações e muita saude!!!
Abraços

Anônimo disse...

Assim que conheci o Altino e a família buscapé achei que Dan era apenas uma parte do nome dele. E eu perguntava: mas é Daniel, Danilo? Bem que podia ser Daniscley (horrível!). Mas em 2002 quando me converti ao Evangelho e passei a ler a Bíblia, logo no início dela vi de onde o Altino tinha tirado esse nome. O Dan é um menino legal, tem mais o jeito do tio Éden do que do pai Altino. O único defeito dele é não ter me ensinado a fazer aquele balão de jornal que a gente põe fogo no rabo e ele sobe. Tentei fazer pra minha filha Gabriela e não acertei. Como temos a idade também próxima já tentamos aprender a tocar violão juntos, não sei se ele aprendeu, mas eu não toco nada. Escapamos de ser uma dupla sertaneja Jan e Dan. Parabéns Dan!

Anônimo disse...

Gean.. tu devia comediante!!
Profissional no violão eu nao vou ser nunca, mas aprendi algumas coisinha.
hehehe
Me lembrei lá em Fortaleza do Abunã, os dias mais engraçados que já viví! " Olha o Cocodilo" kkkkkkkkk
aobrigado meu amigo, abração!!

Anônimo disse...

Gean, nasci lendo a Bíblia, mas nunca me converti ao evangelho. Você é sobrinho de freira e como sei que você sabe que não está salvo apenas por ter se convertido ao evangelho... Abraço.

Anônimo disse...

Olá Dan, gostaria de lher dar os parabéns meio atrasado, mas acredito que o mais importante e a intenção, fiquei feliz ao ler sobre talvez a "inspiração" para o seu nome, mas o fato e que ser parceiro seu é motivo de orgulho, pois você e "um cara" que não tem "tempo ruim" e está sempre disposto a ajudar e comemorar os prazeres da vida. Feliz 20 anos...

Anônimo disse...

parabéns aos dois,são do bem e do amor!!!grande pai,tal filho!parabéns,saúde e muitas alegrias!!

Anônimo disse...

que D´s te abençoe,o sobrenome JACCOUD é o diminuitivo de jacques=JACÓB=YA´`AGOB( que tem o calcanhar,QUI TIEN LE TALON,no caso biblico o calcanhar era o de Esau ,ao qual nasceu agarrado,já lutando pela benção da primogenitura ,prenunciando o cumprimento da profecia ...o maior servira ao menor. ,depois teve o nome mudado para ISRAEL(campeão com D´s,D´u supplante). Kleber Jaccoud.

Anita Figuereiro disse...

Dan,lhe de desejo muitas e muitas felicidades, te conheço muito pouco mais o bastante pra lhe dizer, que a sua beleza exterior é linda, mais a sua beleza interior
é extremamente inesplicável.
Te desejo muita sorte!
Fique com Deus.te adoro.......