quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

UMA GLÓRIA ACREANA

Fernando Mello

Grande e querido amigo, Altino.

Esperava encontrá-lo no show "Uma Glória acreana", da Casa do Acre, em homenagem à Glória Perez, no Teatro do Sesi, aqui no Rio. Lá estivemos eu e César, e foi revelador, no mínimo, encontrar meu povo, o povo do Acre, moreno, mestiço, caboclo, índio, e belo.

Revi alguns velhos amigos de infância, amigos que fizeram parte da história dessa época da minha vida, e por isso senti a sua falta. Julguei que fosse uma boa chance para revê-lo também, e, por um momento, achei que você pudesse vir.

Já que não veio, arvoro-me a contar um pouco do show, como outros já devem ter feito. Pois bem, o evento começou com um coquetel no saguão do teatro, com direito a refrigerantes muito bem vindos, pois o calor estava forte, e com a presença e o brilho da homenageada, que distribuía gentilezas, sorrisos e atendia com prestreza a todos os que queriam guardar uma foto, uma palavra, enfim, uma lembrança qualquer de tão ilustre conterrânea.

Presenças ilustres também se viam pelo referido saguão, como as da atriz Eva Todor, o presidente da casa do Acre, Afonso D'Anzicourt, e o ator da Rede Globo, Alexandre Borges, que acabou por ser o mestre de cerimônias no final do evento.

No show, alguns problemas com a equipe de som não impediram a grata surpresa de ter o contato mais direto com o trabalho de Sérgio Souto, que, visivelmente, preparou um roteiro mais temático, com belas canções de motivos mais acreanos, e com a genialidade e o talento universal de João Donato, que desperta na cabeça, toma o corpo todo e chega às pontas dos dedos na forma de suingue, bossa-jazz, e de temas geniais.

Levei um material, pois tinha a intenção de, humildemente, mostrar-lhe um pouco de minhas composições, e sempre relutei porque um fã na presença de seu ídolo, muitas vezes silencia, e comigo não foi diferente.

Depois de ouvir aquele desfile de coisas belas e imortais como "A rã", "Bananeira", "A Paz" (que contou com uma participação do Sérgio na interpretação), "Nasci para bailar" e outras pérolas do João, só restou recolher-me à minha insignificância, colocar meus CD's na mochila e ir pra casa feliz, assobiando "Lugar Comum", depois, obviamente, de um chope com nosso amigo César no "Amarelinho" da Cinelândia.

Sentimos a sua falta, para que pudessemos compartilhar das belas canções e do trabalho revelador de Sérgio Souto, do brilho incontestável de Glória Perez, e também do gigantismo e do talento de João Donato, esse acreano universal.

Um grande abraço e que você possa estar aqui em breve.

Fernando Mello é cantor e compositor acreano radicado no Rio de Janeiro. Quem quiser saber mais sobre o movimento da comunidade acreana no Rio deve visitar o site da Casa do Acre.

Um comentário:

Anônimo disse...

Grande Fernando,
legal o teu comentário. Fico feliz em saber que você gostou do nosso pequeno
grande show. Estou esperando o teu discão.
Abraço

Sergio souto