sexta-feira, 29 de dezembro de 2006

MEMORIAL IRINEU SERRA

A restauração do Memorial Raimundo Irineu Serra (1892-1971), do Centro de Iluminação Cristã Luz Universal (Ciclu - Alto Santo), foi inaugurada ontem com a presença do governador Jorge Viana, do prefeito Raimundo Angelim e de Peregrina Gomes Serra, viúva do fundador da doutrina do Daime. O memorial é a casa de madeira construída entre 1942 e 1945 por Mestre Irineu, na localidade batizada por ele de Alto da Santa Cruz, mais conhecida mundialmente como Alto Santo, situada a 8 quilômetros do centro de Rio Branco. No memorial existe um farto acerco de fotos, livros, documentos e objetos que pertenceram ao fundador da doutrina e seus discípulos.

O jornalista Antonio Alves, orador do Ciclu - Alto Santo, fez um depoimento da experiência ao chegar pela primeira vez à casa onde viveu Irineu Serra. Ele agradeceu ao governador Jorge Viana em nome da dignitária Peregrina Serra e da irmandade.

- Agradeço e desejo que esses oitos anos, somados aos quatro anos como prefeito, sejam seguidos por todos os governantes do Acre como um exemplo. Que nunca mais o povo do Acre esqueça o quanto deve ao mestre Raimundo Irineu Serra, que é um dos construtores do Acre, que nao se esqueçca o quanto deve ao seu passado, à sua história, que nunca mais o povo esqueça que renasceu das cinzas e se apresenta ao Brasil como um estado digno de ser brasileiro. Que este Governo da Floresta, que ajudou o povo acreano a se erguer e a se firmar perante o mundo, seja um governo simples, forte e perene como esta casa. Esse local existe desde sempre e existirá até sempre. Para nós é o centro do universo. Para quem segue os ensinamentos do mestre Irineu, esse local é uma morada eterna.

Visivelmente emocionado, o governador Jorge Viana contou que frequenta o Alto Santo desde criança e que a primeira imagem que guardou de Irineu Serra é a de um governador se curvando diante da mão do mestre.

- Ali já existia para mim a mensagem da humildade. Se curvar diante de quem? Diante do Acre, diante de nossa floresta, de um homem simples carregado de sabedoria. Nunca compreendi direito por que só gravei esta imagem: a do governador Jorge Kalume se curvando diante do mestre Irineu.

Recomendo aos leitores que ouçam os depoimentos históricos de Antonio Alves e Jorge Viana.


2 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns ao Governo do Acre.
tudo muito emocionante.
abraço
Jussara

Anônimo disse...

Feliz ano novo a todos. Muito emocionante e importante este reencontro entre o Antonio Alves e o Jorge Viana. Assim seja. Fiquei contente.nn