domingo, 10 de dezembro de 2006

JORNALISTAS AMESTRADOS

Vejam como a situação é impressionante: alguém supostamente leu neste blog a reprodução da reportagem da Revista Forbes Brasil com o perfil da ministra Marina Silva, gostou, copiou-a e enviou-a aos quatro diários do Acre. Os jornais A Gazeta e A Tribuna reproduziram precariamente o material. Em ambos aparece a mesma seguinte abertura, inclusive os erros do missivista:

"MARINA SILVA NA FORBES

A trajetória de uma mulher que já sobreviveu a tudo

A última edição da revista Forbes traz uma ampla reportagem sobre a ministra Marina Silva, desde sua vida sofrida nos seringais do Acre, passando pela luta contra poderes e poderosos na Amazônia e, mais recentemente, o bombardeio sofrido por ela e sua equipe quanto aos licenciamentos ambientais, os quais seriam os entraves aos desenvolvimento do país. A entrevista foi concedida a Liliana Lavoratti, que é também como editora do jornal Gazeta Mercantil.

Marina aparece sorridente na capa de Forbes. "Faço parte da família dos anônimos. Sou mulher, negra, pobre e não pertenço a nenhuma família poderosa", disse Marina a Liliana, em tom de brincadeira, apesar, reconhece o texto, de ela saber o que isso significa na própria pele. Veja a matéria completa".

Desse jeito, o "Doidinho" vai voltar à tribuna do Senado para falar da imprensa acreana e do blog.

3 comentários:

Anônimo disse...

É a chamada "tesoura press". eymard

Anônimo disse...

Olá! Li no blog das Márcia Correa um post sobre a ministra Marina, no qual citava seu blog e resolvi passar por aqui também. Reproduzo então meu comentário que lá fiz, aqui também (pelo menos a cópia é original!rs):
"Lendo seu post sobre a ministra Marina Silva lembrei que estava escrevendo ainda essa semana, sobre a enorme diferença entre informação e formação. E ela também, como muitas outras pessoas que fazem a diferença, é "vítima" dessa enxurrada de informação pouco precisas de tudo o que acontece a nossa volta, que muito pouco forma opiniões a respeito dos assuntos trazidos por elas. Digo que ela é um exemplo por ter escutado algum comentário do tipo "Tá bom já de falar de seringueiros...". Isso só mostra a negação da alteridade por parte de nossa tão sonhada sociedade democrática, a qual torce o nariz para a coragem. E não nos excluimos não! Fazemos isso aqui ou alí, num grau ou noutro de destruição (própria) com uma facilidade absurda e o pior, sem dar conta... Precisamos de Marina Silva, precisamos de coragem para querer Marinas e sermos Marinas!"

Anônimo disse...

Altino, boa noite.

O que um bom texto e a falta de criatividade e talento não fazem, não?

beijo