quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

A CULPA É DE VOCÊS

Walmir de Lima Lopes

Leila, a culpa é de vocês! Estou meio triste porque quebrei uma promessa. Não seria escravo de micros. E tendo ampliado o raio da promessa até os limites da pequena bodega que tento administrar com esmerado zelo, restringi o uso da ferramenta exclusivamente aos ossos do ofício. Nada de acesso a joguinho, MSN, Orkut, blog e outros besteiróis da vida. E assim era. Até ontem.

Ao chegar à empresa, vazia em hora de almoço, descobri furioso que o édito havia sido infringido. Um funcionário descuidado (ou não), havia saído para o repasto e largado a estação de trabalho acintosamente conectada ao "Blog da Autora", da Glória Perez, num gesto aparentemente casual, mas que a mim, imperador da bodega, aparecia como preocupante tentativa de cunho libertário. Um Bolívar da comunicação agindo em meu reino?

Vendo minha autoridade real ameaçada pelo infame, sento-me na frente da máquina à cata de uma prova que justificasse uma punição exemplar por tamanho ato de rebeldia. Pra desencanto do meu orgulho e encanto do meu espírito, vejo aqui uma foto do padre José, ali um pedaço do meu Quixadá, mais além os imponentes barrancos do meu Rio Acre. A emoção me trai, desequilibro, tropeço num link e escorrego até o blog do Altino Machado.

Quando creio a emoção no fim, eis que surge você, toda legítimo orgulho, a homenagear sua heroína. A comparação é inevitável. Em termos de orgulho e heroína, estamos no mesmo batente. Minha heroína também é de 23, também era acreana das machas e também meu orgulho. Viajou aos 76.

Certamente mora hoje no pedaço de céu reservado aos acreanos de bom caráter, ouvindo as estórias engraçadas do seu irmão, padre José, enquanto cofia carinhosamente os cabelos de minha avó Benvinda (só por castigo, pois detestava catar a cabeça da mãe).

Ah, ia esquecendo. Liberei geral a internet na bodega. O pequeno Bolívar já recebeu o décimo com 20% a mais como bônus pelo desacato. Meu sócio chiou. Eu disse a ele que cobrasse da Leila Jalul, da Glória Perez e do Altino Machado. Nada mais justo, considerando que a culpa pelo prejuízo foi de vocês.

Blog: A ferramenta mais democrática para a construção social do conhecimento. Achei interessante esta definição de blog. Não é de minha autoria e desconheço o autor. Ouvi numa conversa de botequim, enquanto...

Walmir de Lima Lopes deixou o comentário acima sem revelar onde vive ou se é mais um daqueles da freguesia da Leila Jalul. Este blog vai esperar por mais informações do distinto emissário, que, todos vêem, escreve muito bem e já pode se considerar sócio desta outra bodega.

2 comentários:

Anônimo disse...

Altino, tenho que agradecê-lo por propiciar-me uma boa leitura todo final de noite, uma fonte de boas matérias no meio de tantas porcarias na internet onde um jovem como eu tem a possibilidade de ler coisas que serão úteis à formação de seu ser. Leio seu blog quase que diariamente ( comento raramente ) e queria parabenizá-lo pelo bom trabalho que tem feito.

Anônimo disse...

Hugo, desde sempre gostei de ouvir os mais velhos. Tive muitas conversas com Marinho Gallo, bem como, antes, com o pai do Fernando e do Júnior Gallo... Foram pessoas assim que me fizeram conhecer, compreender e amar mais ao Acre. É animador saber que você gosta. Sou aqui apenas o "editor", pois a diversidade de colaboradores é o que vale realmente a pena. Um abraço fraternal.