quarta-feira, 20 de dezembro de 2006

OPINIÃO PÚBLICA

Gustavo Faleiros

Para quem anda desanimado com as demonstrações de cidadania do povo brasileiro, um alento: a população não aceita e se cala diante tudo que acontece em Brasília. Uma pesquisa divulgada nesta quarta-feira confirma o que o presidente Lula ainda não aparenta saber: a maioria não engole o discurso que o meio ambiente impede o crescimento do país. De acordo com um levantamento da WWF-Brasil (World Wildlife Fund) encomendado ao Ibope, a maioria dos brasileiros (62%) tem plena convicção de que o que realmente trava o desenvolvimento é corrupção. Também foram mencionados os “entraves” dos juros, da burocracia e em último lugar, estava lá, com apenas 7%, as restrições ambientais.

A pesquisa da WWF ouviu 1001 pessoas em 217 municípios em todas as regiões do país. Os entrevistados foram escolhidos proporcionalmente à composição etária, de renda e de escolaridade do país. O resultado não poderia ter sido mais oportuno no momento em que se acirra o debate sobre crescimento econômico e meio ambiente. A maior parte das pessoas (64%) afirmou ser possível conciliar desenvolvimento com proteção dos recursos naturais. Apenas 10% disseram acreditar que é impossível crescer sem degradar.

Entre os dados que mais animaram os ambientalistas da WWF está a declaração de que 80% dos entrevistados não aceitam conviver com mais degradação ambiental mesmo que isso represente mais emprego e renda. Essa constatação, na opinião do diretor de Políticas Públicas da ONG, Mauro Armelin, indica que na cabeça do brasileiro não existe antagonismo entre desenvolvimento e qualidade ambiental. “Isso mostra que a sociedade quer um crescimento que respeite os recursos naturais, que leve em conta as peculiaridades de cada região”, observou.

Leia a reportagem completa no site O Eco.

Nenhum comentário: