sábado, 11 de novembro de 2006

EM DEFESA DOS GEOGLIFOS

Aproveitei o pedido que a Glória Perez fez -escrever no Blog da Autora sobre os geoglifos-, para apelar em defesa dos nossos sítios arqueológicos.

"Espero que haja espaço na minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes" para ser mostrado ao povo brasileiro os geoglifos do Acre - as figuras que se tornaram visíveis na terra após o corte raso e a queima da floresta para a formação de pastagens. Trata-se de uma das descobertas mais fantásticas da arqueologia amazônica ou sul-americana dos últimos tempos.

Valas e fragmentos dos geoglifos já formam os maiores monumentos arqueológicos do país e podem contar uma nova história sobre os povos que viveram na América antes da chegada dos europeus. A minissérie poderá contribuir para chamar a atenção e impedir a destruição de um legado que data do século XIII, mais de 200 anos antes de Pedro Álvares Cabral desembarcar no Brasil".

Clique aqui para ler o artigo completo.

Exerça a cidadania ou florestania, como preferem alguns: exija do Ministério Público do Acre e do Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional que colaborem com a defesa dos geoglifos. Para enviar mensagem, clique em MPE e Iphan.

3 comentários:

Anônimo disse...

Altino, boa tarde.
Eu mesma nunca havia ouvido falar neles, até aprender aqui no seu blog.
São realmente fantásticos e devem ser preservados.
Você está de parabéns por sua luta por esses geoglifos. Espero que a Gloria se sensibilize e mostre mesmo na minissérie.

beijos

Anônimo disse...

Altino,

Gostaria que você organizasse, para o início do período parlamentar de 2007, uma sessão especial para tratar dos GEOGLIFOS. Nesse final de ano, não teria o destaque que merece. Além do Dr. Alceu Ranzi, você veria as personalidades e instituiçoes a serem convidadas. Peço isso a você, devido o seu empenho. Peça desculpas ao Dr. Alceu por mim, por não ter tratado disso antes. Um abraço. Dep. Moisés Diniz

Anônimo disse...

Altino,
Realmente trata-se da descoberta mais fantástica da arqueologia brasileira e acontece aquí no Acre, é lamentável que o IPHAN ainda não incorporou a sua real dimensão. Os geoglifos existentes no Chile, Bolivia e no Peru recebem um tratamento completamente oposto ao nosso, eis a diferença com as sociedades andinas, onde a sua preservação é amparada. São sítios arqueológicos que integram uma verdadeira trilha turística e cultural,extremamente procurada.