sexta-feira, 10 de novembro de 2006

ACRE NA PAUTA

O Acre estava na pauta da reunião do presidente Luiz Inácio Lula da Silva com o presidente peruano Alan García, ocorrida ontem, em Brasília, para assinatura de acordos ampliando a cooperação bilateral nas áreas social, energética, educacional, de biotecnologia, transportes, saúde e defesa.

Mas assunto relevante não interessa à imprensa acreana. O Página 20, por exemplo, vai acabar ficando em má situação com o governador eleito, Binho Marques, que avisou durante a campanha eleitoral que não gosta de bajuladores.

"Encontro entre Lula, Jorge e Binho se transforma no grande acontecimento político da semana em Brasília", é o destaque na primeira página da edição de hoje. Os três são bons companheiros, claro, mas nenhum deles e muito menos os leitores merecem uma manchete de jornal tão forçada.

Vamos ao que interessa, mas não mereceu registro por parte de nossa grandiosa imprensa: três destaques relacionados aos sonhos do povo acreano, resultantes do encontro de Lula com Alan García, que foram prestigiados por Binho Marques e pelo governador Jorge Viana durante o almoço.


1)Ressaltaram a alta prioridade atribuída por seus Governos ao processo de integração da infra-estrutura física, com ênfase no fortalecimento da aproximação das regiões vizinhas dos dois países. Nessa linha, concordaram em apoiar a conclusão das obras da Estrada Interoceânica, que interconectará o Acre aos portos do sul do Peru; da Rodovia Bioceânica, obra integrante do complexo multi-modal que ligará o norte peruano ao Estado do Amazonas; e o acesso rodoviário entre as cidades de Cruzeiro do Sul e Pucallpa.

2) Decidiram dar impulso ao desenvolvimento e à integração das áreas de fronteira nas quais existe maior interação entre as populações de ambos os países e instruíram as Chancelarias para que intensifiquem esforços intersetoriais que permitam dispor, no curto prazo, de planos e projetos conjuntos e complementares para o desenvolvimento sustentável nas bacias do rio Javarí (Benjamin Constant-Brasil e Islândia-Peru), do rio Purus (Santa Rosa-Brasil e Puerto Esperanza-Peru) e do rio Acre (Assis Brasil-Brasil e Iñapari-Peru).

3) Os dois presidentes renovaram seu apoio às atividades no âmbito do Tratado de Cooperação Amazônica e reafirmaram a responsabilidade soberana dos países amazônicos na promoção do desenvolvimento sustentável, na melhoria da qualidade de vida de suas populações e na defesa do imenso e rico patrimônio natural da Amazônia. Nesse sentido, reafirmaram sua decisão de seguir intensificando, juntamente com os demais países amazônicos, o diálogo político e cooperação nas áreas de defesa e segurança integral da Amazônia, proteção da biodiversidade e propriedade intelectual, recursos hídricos, comércio, integração física e navegação, educação, saúde, cultura, turismo, e promoção dos direitos das populações indígenas.

Um comentário:

Anônimo disse...

É por conta desse encontro que eu jogaria 500 milhões na BR364! Pra que construir uma estrada que vai à Cruzeiro do Sul, se esta não apresenta nada pra exportar e "quer" importar tudo?! Minha cidade tem que merecer ganhar essa estrada e seu povo já tem que começar a produzir pra tornar viável essa BR... Vai ser bom quando em 13 horas conseguir chegar à Lima e em 8 chegar a RBR. Torço pra que der certo essa cooperação com o Peru!