quinta-feira, 9 de novembro de 2006

A POSE DO JUVENAL ANTUNES



"Já postei no blog e mando para você essa foto do Juvenal Antunes, presente da sobrinha neta dele, a escritora Lúcia Helena Pereira! Olha a pose do nosso poeta!"

Beijo

Glória Perez

No Blog da Autora, a novelista acreana conta: "Juvenal veio do Rio Grande do Norte como promotor de Justiça, mas era, antes de tudo, um boêmio inveterado. O terno nunca foi seu uniforme: passava os dias metido num robe, na porta do hotel Madrid, onde vivia em Rio Branco, bebendo, fazendo versos e proclamando seu amor a Laura, mulher casada que lhe inspirou os mais belos sonetos. Sair dali? nem para receber o ordenado, que lhe chegava por exercícios findos!" Clique aqui para ler os poemas "Elogio à preguiça" e "Laura". Ou aqui, para mais referências do poeta. Juvenal Antunes é o guru do jornalista Antonio Alves, do blog O Espírito da Coisa. É o meu também, mas não costumo admitir publicamente. Aliás, Toinho já conversou com Binho Marques, o governador eleito, a quem pediu um cargo com as seguintes condições de trabalho: "Basta uma rede, na sombra, com uma mesinha ao lado e, sobre ela, uma jarra com água de côco bem geladinha. Pra mim, é o suficiente". Duvidam? Leiam o blog dele. Parece que somos todos doidos nessa terra. Segue o poema "Bacanal romana no Madrid", de 1940, de autoria do Océlio Medeiros, advogado e poeta acreano de 93 anos, em homenagem ao Juvenal Antunes.

"Também participei da bacanal boêmia,
com a nata cultural da sociedade airada.

No fim do rega-bofe, a tíade Noêmia,
ao impulso das tuas taras, nua foi deitada
sobre a toalha...E tu, sardento desdentado,
aos risos, sobre a Vênus, vinho derramaste.

-Oh! sátiro caprípede do Acre liberado! –

E da cabeça aos pés, a ninfa babujaste...
Mas não foi isto o fim da orgíaca noitada...

Um naco do rosbife semi-cru enfiaste
entre as coxas da mênade, ainda menstruada,
e metendo a tua língua, o naco retiraste!..."

3 comentários:

Anônimo disse...

>>>Juvenal Antunes é o guru do jornalista Antonio Alves, do blog O Espírito da Coisa. É o meu também, mas não costumo admitir publicamente.

Adorei essa, Altino! :-)

Beijão.

Anônimo disse...

Gente, a Giovana tem tudo a ver com essas descobertas da Glória Perez. E tem um blog meio doidinho que vale a pena conferir. É o Verbo e Devaneio. Ah Gio, quero ver quando voce vai cair publicamente nos braços do Juvenal.

Anônimo disse...

Altino, não achei o blog da Gio meio doidinho não. Achei bem profundo e revelador. Gostei. acho que é uma ótima dica. Parabéns Gio.