domingo, 10 de setembro de 2006

MODERADAMENTE OTIMISTA

Antonio Alves

Sim, Aníbal e Altino, será maravilhoso ter o Binho Marques (PT) eleito governador no primeiro turno. Mas permitam-me dizer que os números das pesquisas, por enquanto, nos autorizam apenas um otimismo moderado e nos induzem a um cuidado redobrado.


Já perdemos eleições com números mais favoráveis. Lembro de uma, particularmente dolorosa: no início de setembro de 1996, nosso candidato, Marcos Afonso, tinha 17 pontos de vantagem sobre Mauri Sérgio, do PMDB.

Foi quando o jornalista Antonio Stélio publicou uma nota no jornal Página 20 contendo duas dúzias de impropérios contra o candidato do PMDB, inclusive a famosa expressão "pederasta arrependido", que propiciou ao ofendido candidato uma intensa campanha de vitimização.

Chegamos à véspera da eleição com apenas 7 pontos de vantagem e o esquema "azulão" garantiu a virada no dia.

É certo que as circunstâncias são bem diferentes (incluindo o alívio de ter agora o Stélio na campanha adversária), mas este episódio e muitos outros me ensinaram que pesquisa é algo para consumo interno, análise de detalhes e correção de rumos na campanha, mas não serve para fazer previsão de resultados.

Estou otimista quanto à vitória do Binho porque é o que vejo nas ruas, nos ônibus, nos mercados, na conversa com as pessoas.

Moderadamente otimista, repito.

O jornalista Antonio Alves é dono do blog O Espírito da Coisa. O texto acima foi enviado como comentário ao artigo "Binho vence no 1º turno", de autoria do jornalista Aníbal Diniz, publicado ontem nesse blog.

2 comentários:

Anônimo disse...

O Toinho tá certo, eleição só acaba no último voto.

Anônimo disse...

Tai, Antonio. Gostei de ver. Eleiçao livre é com voto secreto, que a gente so' conhece depois da ultima conta. Sonhar alto mas baixar a bola! nn