domingo, 10 de setembro de 2006

DEDICADO FOSTER BROWN

"Estamos numa seca séria, apesar das chuvas"

Admiro a dedicação do pesquisador americano Irvin Foster Brown, do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre.


Doutor em geoquímica, desenvolve estudos nas áreas de dinâmica do uso da terra e florestas, gerenciamento e educação relacionados a recursos naturais e mudanças globais.

Na semana passada, estávamos todos preocupados com a fumaça, o calor e baixa umidade na região. Na quinta-feira, esse blog publicou o alerta dele sobre incêndios e a previsão de que poderia chover no domingo na região. Choveu.

Foster Brown é um incansável pesquisador, que trabalha nos domingos e feriados em defesa de nossas florestas. Veja o boletim que enviou hoje:

"Caiu chuva durante a madrugada até às 9 horas em Rio Branco. O capitão Batista reportou 20 mm de chuva no pluviômetro da Defesa Civil do Acre até às 6 horas da manhã - o total vai ser mais. Também informou que há noticias de chuva em todo o leste do Acre.

A previsão de tempo para Rio Branco do CPTEC indica possíveis chuvas no próximos dias com nuvens e alta úmidade relativa.

Houve um erro ontem. A cota do Rio Acre no dia 9 de setembro mudou de 2,00 m a 1,98 m e baixou até 1,94 m, à tarde. Hoje pela manhã, a cota esteve a 2,10 m. A cota mínima de 1,94 m já coloca o mês de setembro com a segunda menor cota em 36 anos de observaçoes - a menor foi a de 2005.

Isso signfica que há pouca água no subsolo e estamos numa seca séria, apesar das chuvas.

Quando a cota está tão baixa, a área transversal do rio está muito menor do que em condições normais. Consequentemente, um pouco aumento de vazão produz um aumento consideravel da cota.

O modelo do CPTEC/USP indica altas concentrações (>200 ug/m3) de material particulado (fumaça/humo) em quase toda a área de Pando (Bolívia) e Acre, e partes de Madre de Dios e Ucayali, na Bolívia e no Peru.

Notáveis são as altas concentrações na região de Tarauacá e Feijó, no Acre. Baseado nas setas de vento do modelo, a poluição de fumaça no dia 9 setembro, no leste do Acre, está vindo do oeste e do norte, além de geração local.

Os focos de calor, de 9 a 10 de setembro, até às 7 horas, foram:

Pando...........................................83
Acre...........................................239
(Tarauaca/Feijo/Bujari/Sena Madureira)

Madre de Dios...................................71
Tambopata.......................................44
Tahuamanu.......................................27
(Nota: concentrações perto de Iñapari e Iberia)

Ucayali..........................................?
Puerto Inca.....................................38

Quando tentei combinar os dados, parece que há inconsistências. Porém, há muitos focos perto de Pucallpa.

As fronteiras Iñapari, Assis Brasil, Cobija - Brasiléia, Epitaciolândia, Plácido de Castro, Capixaba - Santa Rosa do Abunã têm altas concentrações de focos de calor.

Notem que Madre de Dios e Ucayali agora estão tendo altas concentrações de focos.

Foster Brown"

Nenhum comentário: