quarta-feira, 6 de setembro de 2006

FOSTER BROWN ALERTA


Foster Brown

A preocupação com incêndios deve aumentar. Os ventos fortes de SE continua em Rio Branco, onde tem fumaça em altas concentrações. A previsão do CPTEC é de ventos SE hoje, com diminuição amanhã, mudando para a direção do Norte. Nos próximos dias parece que vamos ter sol sem nuvens. Pode ser que tenhamos chuva chegando com um vento do SE, no dia 10/09.

Os focos de calor seguem o padrao de ontem:

Acre......................... 144
Pando........................ 125
Madre de Dios........... ......12
Tambopata......................11
Tahuamanu......................01

Pando e Acre estao quase iguais em termos de número de focos, algo raro no passado. Os focos de Madre de Dios parecem que estao concentrados ao lado da estrada.

As grandes concentrações de focos observadas ontem continuam: Sul de Placido de Castro, Capixaba e em Pando, na fronteira de Capixaba. São fontes de muita fumaça.

O Alarico Neto da Coordenadoria de Defesa Civil de Placido de Castro informou hoje que as queimadas em Plácido de Castro estão começando a entrar nas florestas danificadas, o que nao estava acontecendohá algum tempo atrás. Isto é muito preocupante e vai dificultar combate e controle.

As concentrações de matéria particulada, ou seja, fumaca, estimado pelo modelo do CPTEC/USP (foto acima) indicam concentrações ontem acima de 400 ug/m3, muito além do máximo permitido. Creio que o professor Alejandro Duarte, da Universidade Federal do Acre, tem outros dados que podem complementar estes resultados.

Irving Foster Brown é Ph.D. em Geoquímica pela Northwestern University (EUA). Desenvolve estudos nas áreas de Dinâmica do Uso da Terra e Florestas, Gerenciamento e Educação relacionados a Recursos Naturais e Mudanças Globais. É pesquisador do Parque Zoobotânico da Universidade Federal do Acre. Clique aqui para ver como estava Rio Branco ontem ou aqui para ver como estava o Acre no ano passado.

Nenhum comentário: