segunda-feira, 11 de setembro de 2006

CIDADÃ LIVRE

Fátima Almeida

A candidata a deputada federal Antônia Lucia, da coligação Frente Popular, disse numa reunião no bairro Sobral, no dia 7 de setembro, que vai lutar para impedir casamento entre gays e, pior, que gays e lésbicas sejam professores, para que não possam dar mau exemplo aos alunos.

Quero alertar a todos sobre esse fundamentalismo em plena Semana da Diversidade, patrocinada pelo governo e, ainda, lembrar que o programa "Não à homofobia", do Governo Lula, foi lançado aqui no Acre, no ano passado.

Gostaria de sugerir ao Elson Martins, que escreveu longo artigo no blog, que leia o livro "Cidade Febril", de Sidney Challoub.

Quanto à questão do nome do Acre, digo o seguinte: existe um lugar chamado Acre, próximo ao Mar da Galiléia. Na verdade, é São João do Acre.

Acredito que o nome "Acre" tenha a ver com essa cidade do Oriente Médio e nada a ver com o nome indígena Aquiry. Para os nordestinos, "os índios estavam logo abaixo dos pretos e pouco acima dos macacos".

A cidade de Boca do Acre (AM), por exemplo, tem como nome original Nossa Senhora da Boca do Acre e um vereador, em 1948, eliminou o Nossa Senhora, deixando só Boca do Acre.

Antes que me quesqueça: passei o sábado em função da visita de Heloísa Heléna à nossa capital, participei da carreata, caminhada pelas calçadas e debate à tarde.

Foi o dia mais importante da minha vida de cidadã desde os tempos do movimento estudantil na universidade. Há 30 anos não me sentia tão livre e realizada como cidadã.

Fátima Almeida é historiadora, professora, crítica e cidadã acreana, a quem consultei sobre a origem do nome Acre. Ela aproveitou a oportunidade para responder com algumas provocações e autorizou a reprodução de sua mensagem neste blog. Na sexta-feira, às 19 horas, no auditório do Departamento de Ações Básicas de Saúde, como parte da Semana da Diversidade, Fátima Almeida debaterá o filme "Má educação", de Pedro Almodóvar.

2 comentários:

Anônimo disse...

Sem comentários a respeito dessa senhora Antônia Lúcia! a "Antônia filha da terra"...

Anônimo disse...

Concordo com a Antonia Lúcia em gênero, número e grau...