terça-feira, 29 de agosto de 2006

TORDON MATA O ACRE



Tirei a foto acima no dia 24 de julho do ano passado, durante a Feira Agropecuária do Acre. A imagem do balão de propaganda num evento organizado pelo Governo da Floresta serviu para ilustrar a nota sobre o "Tordon", derivado do herbicida que foi utilizado na guerra do Vietnã para eliminar as folhas das florestas e expor os vietnamitas aos ataques do exército norte-americano.

Impressionante que nunca tenha existido autoridade ou organização social preocupada com o problema do uso indiscriminado e criminoso de Tordon há décadas na região. Agora leia o trecho da entrevista do geógrafo Claudemir Mesquita ao jornalista Sílvio Martinello, de A Gazeta, que está reproduzida integralmente neste blog:


A GAZETA: Além do nível dos rios, o que o senhor observou mais que sumiu nesses últimos anos?

Mesquita: Antes, podia-se ver botos, jarus e outros grandes peixes no Rio Acre. Com a carga poluidora dos esgotos e dos agroquímicos ou agrotóxicos, eles sumiram.

A GAZETA: E tem isso também de agrotóxicos?

Mesquita: De 1970 para cá, 80% da carga de agrotóxicos que chegou ao Acre foi para atender a formação de fazendas no Vale do Acre. Hoje, o Estado possui em torno de 2 milhões de cabeças de gado. Por aí, pode-se calcular o quanto de agrotóxicos foi e ainda está sendo absorvido pelo solo, do solo para as nascentes e igarapés e dos igarapés para o rio. É uma quota altísssima.

A GAZETA: Consta inclusive que se usou muito o herbicida Tordon, um derivado do Agente Laranja que os norte-americanos usaram na Guerra do Vietnã.

Mesquita: Sim, o Tordon. Há registros, em Brasiléia e Xapuri de várias mortes por asfixia na aplicação do Tordon.

A GAZETA: Mas parece que agora a fórmula foi modificada.

Mesquita: Foi modificada para pior, para ser mais letal. Para economizar tempo e dinheiro, aplicam uma quantidade maior e aí exterminam tudo, de uma vez. Por isso que os grandes peixes foram embora ou já morreram. Estou fazendo uma cartilha mostrando as belezas e as riquezas que o Rio Acre possuía e o que restou dele agora.

Clique aqui para ler a nota sobre a propaganda de Tordon na Feira Agropecuária do Acre.

Nenhum comentário: