quarta-feira, 9 de agosto de 2006

BINHO MARQUES EM DEBATE



Binho Marques (PT) participou ontem à noite da série de debates promovida pelo Sindicato dos Jornalistas do Acre com os candidatos a governador do Estado.

O auditório da Secretaria de Fazenda ficou lotado de gente interessada em ver e ouvir aquele que foi um dos assessores mais influentes e discretos das gestões de Jorge Viana como prefeito de Rio Branco e governador do Acre.

Binho deixou evidente que terá uma relação bem diferente da que teve Jorge Viana com a imprensa em oito anos de governo.


Ele disse que não lhe agrada ver nos jornais, por exemplo, a reprodução integral dos press-releases distribuídos pela Secretaria de Comunicação.

Citou uma reportagem do jornal A Tribuna, que forjou foto para ilustrar reportagem falsa sobre estrago de merenda escolar, como exemplo de mau jornalismo.

Diferente de alguns petistas, reagiu com elegância quando uma estudante de jornalimo perguntou se ele seria um fantoche de Jorge Viana no governo.


A diretoria do sindicato tentou convencer o candidato a assinar uma carta-compromisso que incluia, entre outros pontos, exigência para a realização de concurso público para a contratação de jornalistas na Secretaria de Comunicação.

Binho Marques disse que não assinaria a carta naquele momento, mas se dispôs a continuar o debate com a categoria até a definição de um compromisso que pode ser mais amplo do que consta na carta.


Eis algumas opiniões de Binho Marques:

Fantoche do Jorge Viana
É a primeira vez que ouço isso, embora procure saber como está o andamento da imagem a meu respeito. As pessoas me conhecem, sabem que eu sempre tive idéias próprias. Tenho uma diferença muito grande de personalidade em relação ao Jorge Viana, como todos nós somos diferentes uns dos outros. Por esse motivo o Jorge me convidou para ser o seu vice, pois o Jorge também não gosta de fantoche. Ele sempre gostou de gente que dialogasse, que debatesse com ele de modo franco e direto. É a primeira vez que vejo alguém na minha vida achar que sou fantoche. Devo dizer que todo mundo comete erro e quando isso acontece é importante não ter em volta pessoas subservientes. O bajulador não ajuda em nada. Bajuladores e fantoches são pessoas que não quero de maneira nenhuma no meu governo. Quero pessoas de caráter, com autoridade, para dizer o que pensam. A pergunta é interessante porque é muito importante que o eleitor não queira um candidato fantoche. Algumas pessoas não entendem o que é discrição. Um vice-governador não pode querer ser mais que o governador. Fui secretário de educação do Jorge Viana, na prefeitura e no Estado, durante 12 anos. Em nenhum momento eu quis aparecer mais que o governador. O meu papel é ser discreto e quase invisível. As pessoas são testemunhas de que cumpro bem esse papel. Isso não significa que sou fantoche.

Continuar a mudança
O paradoxo é continuar a mudança. O governo Jorge Viana mudou o Acre completamente e nós vamos continua a mudança. O próximo governo vai ser muito diferente do atual governo. Vai ser muito diferente porque não vai ser o governo do Jorge Viana. Ele recebeu o Estado numa situação lastimável. Nós vamos receber o Estado do Jorge Viana e vamos poder fazer muito mais. O que vai permanecer é a essência de que o governo deve trabalhar para todos, especialemente para aqueles que não votaram ou não vão votar na gente. Quando falamos em inclusão social não estamos descartando ninguém. Tudo o que nós fizemos até aqui tem uma coerência com o que vai ser feito nos próximos quatro ou oito anos.

Universidade estadual
Não está nos meus planos. Isso seria um grande erro. A nossa proposta é dar acesso ao ensino superior. Não faz sentido criar uma universidade estadual no momento em que a Universidade Federal do Acre tem menos alunos do que comporta a sua capacidade. Quando assumimos o governo, a Ufac tinha 3,5 mil alunos e nós colocamos lá mais 4,5 mil alunos. E ela tem condições de absorver muito mais. O que a nossa universidade pública precisa é de apoio financeiro, pois tem uma estrutura imensa que está ociosa. Nós não vamos criar um prédio, um elefante-branco, para instalar um reitor que seja amigo do governador, isto é, um cabide de emprego, pois sabemos que essa é uma tendência. Sugerir a criação de uma universidade estadual no momento em que a federal necessita de mais alunos e de recursos, é muito grave. O que queremos fazer é apoiar a Universidade Federal do Acre para que ela recebe mais alunos e para isso vamos criar centros universitários em todos os municípios, em parceria com a Universidade de Brasília, que vai trazer capacidade para a nossa universidade trabalhar com educação à distância.

Liberdade de imprensa
A TV Rio Branco, do empresário Narciso Mendes, tem divulgação e financiamento do governo, como todos os órgãos, e vocês sabem como a emissora nos trata. Nós temos uma trajetória que nos permite avançar muito mais na área de comunicação. Podemos conversar mais, antes e depois do próximo governo, no sentido de democratizar mais a comunicação. Eu não dou a menor importância do que falaram e falam na imprensa a respeito do meu trabalho. Diziam que íamos acabar o segundo grau, mas o que fizemos foi ampliar como nunca o acesso ao segundo grau. Jamais liguei para um jornal para dizer o contrário. O que faz a diferença é o resultado do trabalho. A verdade, ela surge de um jeito ou de outro. Não tenho a menor preocupação com o que está saindo ou deixando de sair na imprensa. Para mim, quantos mais veículos de comunicação existirem, melhor. Ruim é quando há unanimidade. E eu não gosto de bajulação. O que nós precisamos criar é mais jornais de bairro, de escolas, sem ficar preso aos veículos tradicionais. A sociedade mudou e nós precisamos usar mais outros meios, outras formas de comunicação. O mais importante é que todas as manifestações venham à tona, pois tudo vai se depurando. Às vezes a gente recebe uma crítica tão descabida, mas mesmo essa crítica descabida serve para a gente avaliar se está agindo certo.

Adversários políticos
Hoje (ontem) estive na TV Rio Branco, do empresário Narciso Mendes, que ficou tentando soprar algumas perguntas para o entrevistador. Quando a entrevista terminou, fui lá cumprimentá-lo. Eu não tenho o menor rancor contra ninguém, nem mesmo contra o Narciso, que vive batendo no governo. Pode parecer demagogia, mas a verdade é que eu tenho amor até pelo Narciso. Não assisto a TV Rio Branco porque tem uma estética e uma linguagem que não me atraem. Não sou apaixonado, mas gosto do Narciso. Amo todas as pessoas. Até os inimigos. Não adianta a gente achar que está combatendo o mal, pois o mal está dentro da gente também. Essa história a gente tem que levar por outro caminho porque uma dia a verdade prevalecerá.

11 comentários:

Anônimo disse...

Alguém cujo nome não deu pra identificar, deixou o seguinte comentário:

Altino, não é de ver que eu gostei desse Binho aí. Claro que ele não precisava "amar" o Narciso. Se ainda fosse o mito...Mas não sei se ele ou o seu texto têm essa clareza. Achei ele um cara bem decente. Pelo que está escrito das palavras dele, claro.

Anônimo disse...

Pôxa o cara mandou bem... Gostei das posições e da atitude cordial e aberta. Acho que não precisa exagerar... esse negócio de amar os inimigos... aparentemente pega bem mas também pode ser a gota que faltava pra entornar o caldo. Quer dizeresmola demais o santo desconfia...

Anônimo disse...

Altino, obrigado pela visita no blog. Há tempos acompanho seu diário para ficar atualizado com os assuntos acreanos. Como outros inúmeros brasileiros, vim para cá aproveitar as oportunidades que seu estado oferece em minha área de trabalho. Diferente do meu Pará, e apesar dos percalços, o Acre é mais claro e tranquilo quando a questão é florestal.

Pelo pouco tempo que estou por aqui não tenho a pretensão de julgar os candidatos acreanos. Entretanto, já percebi a intensa raiva doentia da oposição ao governo petista. Pena que a raiva não venha com planos concretos para administrar bem o estado.

Vou esperar pelos debates.

Grande abraço.

Anônimo disse...

podemos perceber a simplicidade acompanhada de um alto nível cultural nas palavras de Binho Marques, isso mostra o quanto estamos evoluídos no quesito candidato ao governo, ele é um jovem bem preparado para tal e acredito que irá superar o Jorge Viana em muitos aspectos administrativos e de relação institucional, pelo carater que possui. ele é o Cara.

Anônimo disse...

Nào tenho a menor dúvida de que o Acre será melhor governador pelo Binho do que pelo Jorge Viana. Ele não gosta mesmo de bajuladores nem de ficar aparecendo todo dia na imprensa. Isso vai ser uma grande diferença. O Binho não gosta de puxa-saco e não existe no governo alguém que seja honesto como ele é. Em 12 anos de vida pública nunca foi acusado de nada desabonador. Vou de Binho.

Anônimo disse...

Puxa Vida, O Binho falando desse jeito dá vontade de votar umas mil vezes nele, sem medo de errar. P.S.: Mag , amar os inimigos não é esmola grande... é um método diferente de lidar com o mundo.

Anônimo disse...

E ai Altino, tudo binho ?
Li a entrevista e gostei muito. Coerência, transparência e evidentes
sinais de que o acre vai continuar :
Esse Binho nunca me enganou...
Por isso "eu vou Binho obrigado"

Anônimo disse...

rapaz, eu acreditava que esse cara era uma pessoa de poucas palavras e realmente estou certo. Afinal, o que ele pretende para o seu governo são atitudes e não palavras soltas sem sentido.

Se esse cara continuar calado, discreto, honesto e trabalhador o estado do Acre vai avançar muito. E na verdade o que todos nós esperamos é isso, seja você de oposição ou situação estamos todos no mesmo barco.

Um fato que estou achando muito interessante no candidato Binho é o silencio e a seneridade que ele transmite, isso está incomodando muita gente oposição.

Anônimo disse...

Altino, primeiro parabéns pelo blog. Show! Quando quero matar saudade e saber notícia do Acre é o seu blog minha referência.
Olha, se meu título eleitoral fosse desta terra maravilhosa eu votaria no Binho. Sem pre ouvi boas referências sobre o Binho, mas pela primeira vez tive oportunidade de conhecer (ler) suas idéias. Ele é inteligente, coerente, tem equilíbrio e parece muito trabalhador. O Acre está bem mesmo.

Um abraçao

Anônimo disse...

Valeu Altino pela transcrição das palavras serenas e honestas do Binho. É isto mesmo, agora é TURBINHAR mais o Acre com esta forma inovadora de fazer política dos últimos anos.

Anônimo disse...

muito sensata a opinião do Binho quanto ao tema Universidade. Nada mais razoável do que garantir o ensino superior público e gratuito através do fortalecimento da Universidade Federal já montada e em funcionamento.