domingo, 30 de julho de 2006

O CLIMA NA GLOBO

ENQUANTO A VIAGEM À FLORESTA NÃO VEM

Lilian Fernandes

Projac, 9h40m de terça-feira. Cerca de 25 jornalistas estavam lá, para a cobertura do workshop da minissérie "Amazônia - De Galvez a Chico Mendes" (título provisório), mas nem todo o elenco tinha chegado. O grupo foi convidado, então, a degustar um bufê acreano (com bolinhos de guaraná, tapioca, café com leite gelado), ao lado dos atores já presentes, como Irene Ravache. Um dia normal se, entre a chegada e o convite para tomar o café da manhã, um homem seminu, armado, não tivesse entrado na Central de Produção de Rede Globo. Caramba! O homem, soube-se depois, era Ricardo Dualibi, ex-integrante do elenco de apoio de "Cobras & Lagartos", que foi dominado e levado para a delegacia.

Ufa! Eis, então, que todos se concentraram no motivo de sua presença ali: a minissérie.

Juca de Oliveira, Vanessa Giácomo, Christiane Torloni, José de Abreu, Caio Blat e grande parte do elenco de quase cem pessoas participou do evento. O workshop sobre temas como a formação do povo acreano e o cotidiano dos seringueiros começou segunda-feira, com palestras da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, do governador do Acre, Jorge Viana, e de outros três acreanos, cidadãos comuns que falaram de suas vidas.

Na terça-feira, foi a vez de o diretor Marcos Schechtman e a autora Glória Perez abrirem caminho para os jornalistas Armando Nogueira, acreano, e Zuenir Ventura, autor de um livro sobre o líder seringueiro Chico Mendes, que morreu assassinado. Não sem que antes todos os presentes recebessem a bênção do índio Benki Pianko, da tribo Ashaninka. Os filhos de Chico Mendes, Sandino e Elenira, também estavam lá.

- A minissérie é uma chance de retratar bem a vida do meu pai, o que até agora não foi feito - disse Elenira.

"Amazônia" estréia em janeiro. Em 47 capítulos, narrará da formação do Acre, no início do século XX, ao surgimento da consciência ecológica, nos anos 80, através da saga de duas famílias, a de um seringueiro e a de um seringalista. Cássio Gabus Mendes será Chico Mendes:

- Não sou de me emocionar, mas me assustei quando recebi o convite.

Giovanna Antonelli, que fará a filha de um seringueiro, estava ansiosa pela viagem para Manaus e Rio Branco, marcada para o dia 20 de agosto:

- Eu me emocionei com as palestras de pessoas que dão valores às coisas simples. Agora quero ver tudo de perto. E vou ter aulas com um adestrador de botos!

Na hora das perguntas, Letícia Spiller quis saber de dona Martinha, parteira e palestrante do primeiro dia:

- Que plantas se usava para aliviar as dores do parto?

Martinha respondeu, e aproveitou para pedir votos para o marido, candidato a deputado. Gargalhada geral.

Lilian Fernandes é repórter do suplemento Revista da TV, do jornal O Globo. Na verdade a parteira Martinha pediu votos para Raimundo Mendes de Barros, primo de Chico Mendes, candidato a deputado estadual pelo PT. Não são casados. Pedido inoportuno, pois a maioria dos presentes no workshop vota no Rio. Como Raimundão indicou o nome dela para participar do evento...

Nenhum comentário: