sexta-feira, 2 de junho de 2006

ACERTO DA HORA

Imperdível a entrevista que o repórter Cleber Borges, do Notícias da Hora, fez com o jornalista Antonio Alves, editor do blog O Espírito da Coisa e assessor do governador Jorge Viana, apresentado como "o ser que pensa e faz acontecer na Terra de Galvez".

Tenho criticado tanto o Notícias da Hora, a quem apelidei de Erros da Hora, mas é preciso reconhecer que dessa vez presta um serviço ao debate de idéias, algo do qual a imprensa acreana foge o tempo todo supondo com isso agradar aos governos. Cléber Borges lembrou da afirmação feita por Toinho Alves, em 1999, segundo a qual a imprensa acreana é uma bosta.

- Essa foi uma avaliação que fiz há algum tempo. De lá pra cá, a imprensa do Acre piorou muito - respondeu Toinho.


Leia alguns trechos da entrevista.

Estilo
Não sou despojado não. Só faço o que preciso. Eu uso o que é necessário. Compro sapatos porque preciso andar calçado, compro roupa porque preciso andar vestido. Agora, para andar normalmente na rua, para ir para a colônia eu uso a roupa adequada. Se eu vou para uma festa, tento usar uma roupa um pouco mais elegante, né? As pessoas têm que andar de acordo com sua comodidade e de acordo com o ambiente.

Marina
Acho que a Marina é uma das poucas pessoas realmente cristãs que eu conheço. Ela encarna um espírito de sacrifício e ao mesmo tempo de serviço, de dedicação. Ela não pensa em si mesma e é uma pessoa que reza até pelos seus adversários, por seus inimigos. É uma pessoa com uma ética irrepreensível, essa é uma lição que ela dá ao Acre, ao Brasil e ao mundo. Marina Silva levou essa ética para a política, para o Senado e para o Ministério do Meio Ambiente. O Brasil não tinha um Ministério do Meio Ambiente, tinha uma Ong incrustada no Governo.

Aliados
Acho que aliar-se com políticos corruptos é sempre pior que perder eleições. Mas, acho que existe uma corrupção tão generalizada na política hoje que fica difícil não ter em seu palanque nenhum corrupto. Se nós tivermos no palanque somente os completamente puros, os que nunca estiveram envolvidos com nenhum tipo de corrupção, nós vamos ter um palanque muito pequeno.

Xiita
Nego xiitamente que eu seja do grupo xiita. Sempre fui, dentro do PT, considerado da ala à direita, daqueles que, desde o começo, queriam fazer com que o partido ampliasse seu arco de alianças e esquecesse seu ranço sectário de esquerda. Desde o início fui um dos articuladores de candidatos como Jorge Viana, Tião Viana, Angelim e outros, ao contrário das alas esquerdas que sempre queriam que os candidatos fossem históricos fundadores do partido. Então, eu sou muito mais radical que os radicais da esquerda porque sou radicalmente democrático.

Bonapartista
É. Não estou nem à direita, nem à esquerda. Estou acima. Então não posso dizer se o PT segue as ordens do governador porque não estou dentro do partido. Sei que existem muitos petistas que têm cargos comissionados no Governo e seguem as orientações não apenas do governador, mas de outras lideranças que fazem parte do governo.

Pajé
Olha, as pessoas que têm o poder é que poderiam responder isso. Eu ajudei muita gente a tomar o poder. Pelo menos o poder político, o poder do Estado. Mas, eu mesmo não tenho poder. Na sociedade primitiva existem dois tipos básicos de lideranças: o cacique e o pajé. Eu preferi, desde o início, ser pajé. Então eu posso falar de um tipo específico de poder que é o poder da influência.

Corrupção
Acho que o grau de corrupção no Estado diminuiu muito, diminuiu consideravelmente. Eu não vou dizer que tenha acabado porque a corrupção é uma doença de toda a sociedade. Há alguns anos atrás, quando o professor Elias Mansour era chefe do gabinete civil do Governo Joaquim Macedo, havia uma gritaria muito grande da oposição com relação a escândalos de corrupção em alguns setores do governo. Eu vi um jornalista perguntar sobre isso na rampa do palácio e o Elias respondeu: “o governo não é corrupto; a sociedade inteira é corrupta. Eu sou corrupto, você é corrupto, todo mundo é corrupto”. Eu pensei que fosse uma balela do Elias para se desviar do assunto, mas depois eu vi que nós temos uma sociedade em que todo mundo procura enganar no troco, procura tirar vantagem do seu colega, procura furar a fila.

Binho Marques
O Binho não é apenas a continuidade do Governo Jorge Viana, ele é uma continuidade mais avançada. Ele pega de onde o Jorge largou e vai mais adiante. Ele não vai apenas manter o que o Jorge construiu. Ele vai aperfeiçoar. A própria personalidade do Binho e o seu perfil de educador mostram que o seu governo pode ser focado no conhecimento, no desenvolvimento da Educação e da Cultura e, portanto, na preparação de bases sociais para o futuro e não apenas de bases econômicas e de obras de infra-estrutura.

Clique aqui para ler a entrevista.

4 comentários:

Anônimo disse...

Altino, boa noite, bom dia.
Gosto de gente assim, jovem e com essas idéias modernas.
Espero sinceramente, como já disse em um comentário anterior, que as autoridades do Acre a serem eleitas, pensem na conjuntura internacional e na expectativas em relação ao Acre e que cuidem desse nosso pedaço que estou conhecendo por intermédio do seu blog.
Obrigada.

Beijos

Anônimo disse...

Quase impecável. O quase fica por conta da resposta sobre a corrupçào. Nào acredito nisso. A sociedade é corrupta? Isso soa como diluição do problema. Pra que? Mitigar responsabilidades,talvez. Nas outras repostas é o brilhante Antônio Alves de sempre.

Anônimo disse...

De acordo, Mag. A impunidade é que alimenta a descrença que põe tudo no mesmo balaio. De resto, um abraço para o Toinho.

Anônimo disse...

Li a entrevista sem ler os comentarios e vim aqui para dizer o que Mag disse e que concordo. A entrevista é muito boa, as respostas sao precisas, claras e eficientes, mas com uma visao sobre a corrupçao errada, diria até reacionaria, no sentido mais alto de complacente. Algo talvez de retorico em se sentir pajé (ah! as frases de efeito...) e com uma visao ainda rancorosa com relaçao ao partido (alias bonapartismo, na expressao cunhada por Marx no 18 brumario, é outra coisa). Mas o nivel é muito bom e espero, de coraçao, que se, Deus quiser, o Binho ganhar, antonio de uma contribuiçao apaixonada ao seu governo. Eu diria mesmo...de cama e mesa. nn pax et bonum