segunda-feira, 1 de maio de 2006

SÉRGIO AREAL SOUTO



"Grande Altino!

Conversando ontem com a Ivone Belém [jornalista, mulher de João Donato], ela contou da bela cobertura que fizestes da inauguração da Usina de Artes João Donato e, claro, fui assistir no teu blog.

Fiquei encantado com a festa. Tudo muito lindo! Justíssima homenagem ao nosso querido "João Donato, do mato, do Acre, do mundo".

Aproveitei também para dar uma passeada no blog só pra matar as saudades. Assim que eu souber mexer nessa jeringonça chamada computador, vou fazer uso do espaço para comentário.

Estou escrevendo uma poesia gigantesca sobre Rio Branco, ainda sem título, mas muito bonita. Estou na 96ª quadra e minha intenção é chegar à 100ª.

Estou compondo muito, tanto letra quanto música. Acabei de fazer um choro. Veja a letra:


"TIN-TIN POR TIN-TIN"

Ah meu amor!
Eu sei que você gosta de mim
Tal qual a orca, o pinguim
Como os "milicos" adoravam o Pasquim
O Ziraldo, o Jaguar, o Henfil, o Millôr, o Aldir.

Ah meu amor !
Eu sei que você gosta de mim
Como o Tio Sam ama o Sadam e o Bin
Como erudito é louco por tamborim
Reco-reco, agogô, o ganzá, o tambor, o caxixi.

Como um chorinho que não tem bandolim
Um comandante sem o seu zepelin
Feito um bebum distante do botequim
Longe de ti meu amor
Me sinto perto do fim.

Branca de Neve sem anões num jardim
Feito floresta sem nenhum passarin
Maracatu tocado só de flautim
Longe de ti meu amor
Me sinto perto do fim.

Você me quer picadin
Talvez num baião de dois
Batata frita, farofa, com molho madeira
Polenta e arroz.

Qual pato no tucupi
Quem sabe até num xinxin
Ou num feijão tropeiro, com muito tempero
Tin-tin por tin-tin.


É isso meu irmão. Dê-me suas impressões, mesmo que sejam digitais.

Um abraço

Sérgio Souto
Rio de Janeiro


NOTA: Caro Sérgio Souto, me poupe de manifestar impressões a respeito de sua poesia ou música. A Ivone também me contou que telefonou hoje insistentemente para você, pois João Donato e Paulo Moura estavam fazendo arranjos de sopro para o "Hino Acreano" e queriam a sua ajuda. Ambos terão outra sessão e contam com a sua participação. Aliás, os dois necessitam da partitura original do Hino Acreano. Algum leitor desse blog a possui? Paulo Moura quer colocar três clarinetas em si bemol, uma clarineta em mi bemol (requinta) e um clarone. Eles estão atendendo o pedido do Wendel, do "Quinteto de Clarinetes", daqui de Rio Branco. Só o Acre mesmo, com seu hino de nação, para mobilizar dois gênios da música. O João nem bem chegou ao Rio, já anda doido para voltar ao Acre. Quer vir na companhia do Paulo, com o novo disco deles - "Dois panos para manga". Quanto a você, Sérgio, prefiro registrar que é acreano dos pés rachados, parceiro de Aldir Blanc, Paulo César Pinheiro, Sérgio Natureza, Moacyr Luz, Amaral Maia, Toinho Alves e tantos outros. O que dizer de mais uma letra de canção de quem já compôs "Lembrando de você" e "Minha aldeia"? Aliás, aproveito para mostrar um trecho de "Minha aldeia", interpretada por um trio de primeira da música brasileira originária da Amazônia: Sérgio Souto, Sebastião Tapajós e Nilson Chaves. A apresentação aconteceu em novembro do ano passado, durante a XI Feira dos Produtos da Floresta (Flora), no Horto Florestal de Rio Branco. Assista o vídeo (abaixo), que ficou curtinho por falta de memória na câmera.

Um comentário:

Anônimo disse...

Altino, boa noite.

Vejo que seus fãs são a nata, excetuando algums fãs meio bobinhas (eu, por exemplo). Mas, como eu sempre digo, você merece, claro.

Quanto à letra do Sérgio Souto, é uma coisinha mais lindinha e muito divertida.

Beijos