segunda-feira, 17 de abril de 2006

DEU NO GLOBO

O colunista Luiz Antônio Gravatá, do jornal O Globo, faz uma referência a este modesto blog na edição de hoje:

De Galvez a
Chico Mendes


"De Rio Branco, o jornalista Altino Machado usa o seu blog para divulgar a cultura e as notícias da região. Saiba, por exemplo, que na próxima segunda-feira ali será inaugurada a Usina de Comunicação e Arte João Donato. Com a presença de Gilberto Gil e do próprio João Donato, acreano da gema. Também que a pequena Porto Acre, terra onde nasceu a internauta-escritora Glória Perez, servirá de cidade cenográfica da minissérie que ela escreve para a TV Globo sobre a história do Acre. As gravações da minissérie, cujo título provisório é “Amazônia – de Galvez a Chico Mendes” começam em setembro, com estréria prevista para janeiro de 2007. O “Blog do Altino” é um dos melhores e mais bem informados blogs da Amazônia".

Nota: Grato, Gravatá. Mas uma correção é necessária: Rio Branco, a capital do Acre, é a terra da novelista Glória Perez. Na verdade a mãe dela viajou para o Rio para dar à luz e logo voltou com a filha. Glória me contou em entrevista o seguinte:

- Eu vim nascer no Rio de Janeiro, porque quando nasci ainda não tínhamos maternidade no Acre. Minha mãe teve medo, primeiro filho, essas coisas. Voltei pra Rio Branco com 20 dias e só fui embora com 15 anos. Quer dizer, sou acreana. De direito e de coração.

Detalhes na saudosa revista outraspalavras. E clique aqui para ler o blog do Luiz Gravatá.


Comentário da jornalista Ivone Belém:

- Grande Altino! Você é mesmo um difusor do estado do Acre. Não é por acaso que fico sabendo das novidades relativas às idas e vindas do João Donato ao seu estado natal, em primeira mão, pelo blog. Como você sabe, sou jornalista e trabalhei mais de 15 anos em Brasília, 10 em assessoria de imprensa. É por isso que sinto falta de ver o Acre figurando com mais freqüência no noticiário nacional. O seu blog tem esse papel, de mostrar para o MUNDO o que acontece no Acre, a qualquer hora do dia e da noite. Casada com um acreano, adotei o Acre no meu coração. Estive no Acre em 2003 e pude ver um exuberante estado em franco progresso. Boas notícias que precisam ser espalhadas. E o blog cumpre esse papel. Vida longa para o blog do Altino!

7 comentários:

Anônimo disse...

Vim aqui exatamente para parabenizá-lo pela nota, pois acabo de ler O Globo de hoje. Beijos estratégicos...

Anônimo disse...

Parabéns Altino! Parece q o Acre ganha mais e mais visibilidade.

Anônimo disse...

Graças ao Globo de hoje 17/04 (Gravatá)chegamos ao seu blog.Em decorrência, abalançamo-nos dizer-lhe - se achar conveniente, claro - da possibilidade de sugerir a Glória Perez avaliar incluir na projetada minissérie Amazônia, que ela parece já estar elaborando, alguma referência abrangendo a extraodinária missão comandada em 1905 por Euclides da Cunha, que escreveu páginas extraordinárias sobre a região, dentre as quais avulta notavelmente " Judas Ashverus". Partindu de um jornalista entrevistador da novelista, e acreano, é bem viável possa ela avaliar tal possibilidade. Se soubessemos o e-mail de GP, a quem tivemos o privilégio de conhecer quando da feitura de Desejo (1989/90), mandaríamos daqui de Cabo Frio/RJ tal alvitre.Seria um outro bom serviço por ela prestado ao Acre e àquele escritor.Parabéns pelo blog.Saudações.Joel Bicalho Tostes.

Anônimo disse...

Grande Altino! Você é mesmo um difusor do estado do Acre. Não é por acaso que fico sabendo das novidades relativas às idas e vindas do João Donato ao seu estado natal, em primeira mão, pelo blog. Como você sabe, sou jornalista e trabalhei mais de 15 anos em Brasília, 10 em assessoria de imprensa. É por isso que sinto falta de ver o Acre figurando com mais freqüência no noticiário nacional. O seu blog tem esse papel, de mostrar para o MUNDO o que acontece no Acre, a qualquer hora do dia e da noite. Casada com um acreano, adotei o Acre no meu coração. Estive no Acre em 2003 e pude ver um exuberante estado em franco progresso. Boas notícias que precisam ser espalhadas. E o blog cumpre esse papel. Vida longa para o blog do Altino!

Anônimo disse...

Altino, boa noite.
Vi a nota do Gravatá e voltei. Já havia passado por aqui nessas andanças sem rumo pela blogosfera e agora reencontro seu excelente blog.
Meus parabéns! Este blog, para usar uma expressão batida, é uma verdadeira porta para quem está longe do Acre e tem curiosidade de conhecer a cultura e os costumes desse maravilhoso Estado.
Você já está na lista dos meus favoritos e voltarei sempre para aprender e ficar sabendo das novidades.
Obrigada.

Beijos e excelente semana para você.

Anônimo disse...

Prezado Joel Bicalho Tostes, favor escrever para mim: altinoma@uol.com.br. Tenho uma boa noticia para o senhor. Abraço

Anônimo disse...

Olá Altino, como vai?
Passando para deixar o meu registro e meus votos de sucesso para você, talentosíssimo! Parabéns pelo destaque! Beijinhos...