terça-feira, 18 de abril de 2006

A BLOGOSFERA

Após um ano e meio, o blog já recebeu mais de 80 mil visitantes únicos. Tenho dedicado alguns minutos nos últimos dias a conferir a origem desses leitores. Quando clico no número de visitantes, lá embaixo, acesso um sumário com a média de visitas por dia, da última hora, da semana etc.

Posso visualizar detalhes, como o domínio de origem do acesso, a página que o visitante estava lendo quando decidiu acessar o blog, a página de saída, os posts que leu, o tempo que demorou e até quantas vezes o acessou durante o dia.

Dá pra saber se o visitante usava um computador na USP, na Rede Globo, no UOL, na Gillete, na Universidade da Flórida, o nome da cidade, e, em alguns casos, até o nome do bairro.

É divertido bisbilhotar e tentar entender essa multidão anônima. Ela chega mansamente e a maioria vai embora sem fazer comentário sobre o que leu, sem dizer se achou o blog uma droga ou não. São leitores de todos os lugares que se possa imaginar: América do Sul, Europa, EUA, Ásia, África, Austrália, Acre...


Uma coisa que me fascina é ler o que as pessoas escrevem nas ferramentas de busca e que as trazem ao blog. Ontem, por exemplo, alguem acessou o blog após digitar, no Google: "amazonia questões de limite acre me ajuda google por favor". O Google, que é comparável a um oráculo, se torna divinal e ajuda mesmo.

Dois ou duas visitantes, da Rússia e do Brasil, sempre acessam o Google e digitam "putanic". Existem apenas 10 páginas na Web com essa palavra, segundo o Google. Um gaiato viu a foto e a nota que escrevi sobre o nosso Putanic, confundiu Acre com Amapá e escreveu no site do jornal A Tribuna, de Rondonópolis (MT):

- Essa é ótima. No Amapá, tem um barco que virou "inferninho" e aí colocaram o nome dele de Putanic.

Algumas pessoas também procuram no Google por "reportagem que fale da chuva ácida no Acre", uma infeliz matéria publicada pelo jornal Página 20 no ano passado. Também, claro, procuram muito por Raimundo Angelim, Plácido de Castro, Jorge Viana, Glória Perez e até por "foto do Toinho Alves na janela".

Enquanto isso, segue a briga entre o Google e o governo americano, que exige que a gigante da Web forneça dados de buscas feitas por usuários sob a alegação de que tais informações ajudariam em investigações contra criminosos.

O Google tem se negado contra essa prática por entender que a entrega de tais dados fere as normas de privacidade oferecidas aos usuários do site. Mas a empresa fez concessões à censura do governo chinês.

12 comentários:

Anônimo disse...

Esta lista é enganosa, não acrescenta nada, Altino. Mas este seu ultimo post me lembrou o Alexandre Soares Silva. Que, na minha opinião, vai ser um dos maiores escritores putanicos do Brasil!

Anônimo disse...

Caio, realmente... retirei a lista. Um abraço pra você e outro pra Plínia. Ela sumiu por que?

Anônimo disse...

Oi Altino, há algum tempo freqüento seu blog, mas nunca havia deixado um comentário. Contudo, identifiquei-me demais com o que li, mais do que de costume, visto que acesso seu blog dos computadores da USP algumas vezes ao dia. Estive no Acre por 4 meses em 2005 e ainda estou apaixonada. Você é uma via pra eu me sentir mais próxima. Conheci-o virtualmente através do "espírito" e, segundo o Toinho, fui "batizada pela umidade emocional do Acre..." Sabe que ainda não consegui encontrar a "foto do Toinho Alves na janela". Uma vez a vi em seu blog, mas depois a perdi de vista, então procurei, procurei... Ele é mais uma paixão que deixei no Acre... platônica certamente, porque nem mesmo o conheço pessoalmente.

Anônimo disse...

Eu, hem!!
Estava sendo sondado o tempo todo e não sabia!
Bem, pelo menos eu não sou do tipo que "chega mansamente e vai embora sem fazer comentário sobre o que leu, sem dizer se achou o blog uma droga ou não".
O blog é ótimo, leitura freqüente.
Parabéns e continue mantendo-nos informados.

Anônimo disse...

Maria Carolina, volte sempre. Clica aqui para que seu olhos possam ver a sua beleza platônica. Salve a imagem, faça muitas cópias e guarde-as em lugar seguro porque tem muita gente procurando o espírito da coisa.

Anônimo disse...

Eu sabia que essa foto ainda ia render. Não devia ter desistido da vingança contra o Altino. Agora é tarde, o cara é sucesso nacional e internacional. Merece, o blog tá bom pra cacete. Maria Carolina, também sou platônico. Mande-me uma foto à janela (não precisa ser nos mesmo trajes, é claro).

Anônimo disse...

Toinho, suspeito que a Maria Carolina seja de Piracicaba. Deve ser gente boa do Instituto de Pesquisas e Estudos Florestais.

Anônimo disse...

Adoro seu estilo,
você deveria incluir os links de seus melhores posts no http://www.linkk.com.br para dar maior visibilidade a seu ponto de vista.

Anônimo disse...

Olá Altino! Acertou em cheio. Sou sim de Piracicaba, eng. florestal da Esalq/USP e fiz alguns trabalhos no IPEF. Tenho essa cidade no coração, mas também morro de paixão pelo Acre, assim como por pessoas como você e o Toinho. Parabéns pelo trabalho!! Em breve voltarei para me encantar ainda mais com o povo e com essa "terra que se apossa da gente e não quer largar, cuja rudeza esconde uma indisfarçável ternura que é, afinal, o que levamos para sempre e para toda parte".
Toinho, finalmente consegui gravar e imprimir minha tão esperada foto. Há em você algo de lindo, não posso explicar...

Anônimo disse...

Bem... se vocês forem suficientemente malucos, se aproximarem e decidirem se casar, o jeito é ser maluco e meio: serei padrinho. Isso já virou site de relacionamento, tipo "encontre seu par". Abraços.

Anônimo disse...

Super interessante esse serviço em seu blog. Me ensina aí quais os procedimentos necessários para instalá-lo no meu.

Abraços.

Anônimo disse...

Cadastre-se no http://www.sitemeter.com e aplique em seu blog.