sexta-feira, 31 de março de 2006

PORTO ACRE

A Usina de Comunicação e Arte João Donato (foto) será inaugurada no dia 24 de abril, com a presença de Gilberto Gil e do próprio acreano João Donato.

E a pequena Porto Acre servirá como cidade cenográfica da próxima minissérie da Globo sobre a história do Acre, onde nasceu a autora Glória Perez.

As gravações da minissérie, cujo título provisório é "Amazônia - de Galvez a Chico Mendes", começam em setembro. A estréia está prevista para janeiro de 2007.

Recentemente, a novelista disse ao jornal Folha de S. Paulo que a série narrará "a conquista do Acre, que é a história de como não perdemos a floresta amazônica já naquele final do século 19". "É uma história tão importante quanto desconhecida no Brasil."

Serão três os heróis da série. O primeiro é Luis Galvez. Financiado pelo governo do Amazonas, ele tirou o Acre do domínio boliviano em 1899, declarou a independência e foi escolhido como seu primeiro presidente.

Em 1900, a Bolívia recuperou o Acre. Na seqüência, surge o segundo herói a ser apresentado pela minissérie da Globo, Plácido de Castro, que declarou o território como brasileiro em 1903. Dessa revolução, participou o avô da autora, amigo de Castro.

Por fim, Perez narra a saga de Chico Mendes, líder do movimento sindical de seringueiros, que lutou contra o desmatamento e foi assassinado no dia 22 de dezembro de 1988.

Os governos do Acre e do Amazonas, onde também serão gravadas algumas cenas, estão apoiando Glória Perez. A direção será de Marcos Schechtman, parceiro de Perez na novela "América".

Nenhum comentário: