domingo, 8 de janeiro de 2006

RESPOSTA AO TCU

Por Aníbal Diniz (*)

A ponte binacional Brasil-Peru, construída sobre o Rio Acre entre os municípios de Assis Brasil e Iñapari, depende apenas de pequenos detalhes para ser inaugurada entre o final de janeiro e o início de fevereiro, com a presença certa do presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

O governador Jorge Viana, após a conclusão e entrega do Parque do Tucumã em Rio Branco, determinou total mobilização das equipes do Deracre e Secretaria de Obras para que os detalhes pendentes sejam concluídos o quanto antes.

- A ponte em si já está concluída. O que está faltando é apenas o trabalho de jardinagem, a pintura das duas passarelas para pedestres e o pavimento, que devemos concluir na próxima semana - afirmou o engenheiro Zelito Nóbrega.

Quem tiver a oportunidade de ir a Assis Brasil vai poder constatar pessoalmente a imponência e a rara beleza da mais nova ponte construída pela equipe do governador Jorge Viana. Trata-se de um autêntico cartão postal de boas vindas aos visitantes peruanos e bolivianos, com 240 metros de extensão, pista duplicada e passarelas para pedestres nas duas laterais.

Esta obra, fruto também da ousadia e persistência do diretor do Deracre, Sérgio Nakamura, foi construída com tecnologia ultra-avançada, firmada com balanços sucessivos e estais. Esta tecnologia, também é conhecida como “ponte estaiada com balanços sucessivos” ou ainda como “sistema misto extradosed”, foi utilizada pela primeira vez no Brasil na terceira ponte de Rio Branco, que também recebe os toques finais para ser entregue à população até o final de janeiro.

Além dos 240 metros de ponte, o governo está construindo os acessos, tanto do lado brasileiro quanto do lado peruano, e mais a estrutura alfandegária do lado brasileiro, com espaço para a Polícia Federal, Receita Federal, Receita Estadual, galpões e armazéns para a entrada e saída de produtos. Todas essas obras reunidas representam um investimento aproximado de R$ 25 milhões, com recursos do Governo Federal e do Governo do Estado.

Esses recursos foram assegurados com a ajuda dos parlamentares acreanos junto ao Orçamento Geral da União, através de Ministério dos Transportes e Departamento Nacional de Infra-estrutura de Transporte (Dnit). A contrapartida do Estado é fruto do esforço realizado pelo governo visando economizar mais para investir mais e melhor em benefício dos cidadãos acreanos.

Na última sexta-feira, acompanhado pelo diretor geral da TV Acre, Ricardo Mendes Ribeiro, e pelo engenheiro eletrônico José Ricardo Fácio, tive o privilégio de assistir de perto a movimentação dos bravos operários que dão os últimos retoques e passar pela primeira vez sobre a ponte que põe fim ao isolamento secular entre brasileiros e peruanos.

É difícil conter a emoção diante de tamanho monumento, fruto da inventividade e ousadia de pessoas que buscam conjugar de forma permanente os verbos sonhar e realizar. Muitos sonharam, defenderam e até lutaram pela integração do Brasil com os países vizinhos através do Acre.

Mas os que entram para a história como os grandes realizadores deste sonho é o engenheiro florestal Jorge Viana e sua equipe de governo; a atual bancada parlamentar e, por extensão, toda a atual geração do povo do Acre, que não tem medido esforços para apoiar e se solidarizar com esses sonhadores e realizadores que há sete anos cuidam com todo carinho e amor dos destinos do Estado.

(*) Aníbal Diniz é Secretário de Comunicação do Governo do Acre

Nenhum comentário: